[Resenha] A Mais Pura Verdade - Editora @Novo_Conceito

postado dia 30 março 2015

Título Original: The Honest Truth
Autor: Dan Gemeinhart
Editora: Novo Conceito
Ano: 2015
Gênero: Ficção, Drama
Páginas: 224
Comprar: Submarino, Fnac, Americanas
Sinopse: A Mais Pura Verdade - Em todos os sentidos que interessam, Mark é uma criança normal. Ele tem um cachorro chamado Beau e uma grande amiga, Jessie. Ele gosta de fotografar e de escrever haicais em seu caderno. Seu sonho é um dia escalar uma montanha. Mas, em certo sentido um sentido muito importante , Mark não tem nada a ver com as outras crianças. Mark está doente. O tipo de doença que tem a ver com hospital. Tratamento. O tipo de doença da qual algumas pessoas nunca melhoram. Então, Mark foge. Ele sai de casa com sua máquina fotográfica, seu caderno, seu cachorro e um plano. Um plano para alcançar o topo do Monte Rainier.Nem que seja a última coisa que ele faça. A Mais Pura Verdade é uma história preciosa e surpreendente sobre grandes questões, pequenos momentos e uma jornada inacreditável. (SKOOB)

Desde que eu li a prévia do livro ' A Mais Pura Verdade', que a Editora Novo Conceito enviou, que eu venho me perguntando o que terá acontecido a Mark e Beau? Será que eles conseguiram subir a montanha? Será que ambos saíram dessa aventura sãos e salvos? Será que Jessie contou o segredo de Mark pra alguém? Será que Mark conseguirá vencer o câncer no final da história? Será? Será?

Mas pra você que chegou aqui agora eu vou explicar do que se trata o livro.


Mark é apenas um garoto de 12 anos que depois de ter passado quase que sua infância inteira lutando contra um câncer, acaba de descobrir que ele está de volta. Magoado e disposto a não ser totalmente derrotado, Mark decide que se irá morrer será do seu jeito, realizando um dos seus maiores sonhos, escalando o monte Rainer. O único problema é que ele decide fazer isso da sua maneira, fugindo de casa apenas na companhia de seu cachorro (e fiel companheiro) Beau.


Jessie é a sua melhor amiga desde a infância, Mark não contou pra ela sobre seus planos, mas Jessie conhece Mark tão bem, que basta um bilhete com um versinho feito pelo amigo, para que a garota entenda que todas as pistas que ele deixou do seu paradeiro são totalmente falsas. Jessie sabe onde Mark está, e sabe o porque o amigo decidiu partir, mas infelizmente não sabe qual é a coisa certa a fazer. Qualquer informação que Jessie passe aos pais de Mark ou até mesmo de forma anonima para a policia, será como trair a confiança de seu melhor amigo, e decepcionar Mark é algo que Jessie nunca fez e nem está disposta a fazer. Porém, guardar esse segredo é realmente a maneira certa de ajuda-lo? E se Mark na verdade estiver correndo perigo, e se realmente estiver precisando de ajuda, precisando que alguém diga onde ele está?


Narrado de uma forma bem dinâmica ao ponto de vista desses dois personagens, 'A Mais Pura Verdade' é uma emocionante história de superação, coragem e principalmente amizade. Mark nos ensina o quão longe podemos chegar quando temos um sonho pelo qual se está realmente disposto a lutar. Mas também nos prova o quanto a raiva pode cegar as pessoas, e que por mais que você deseje, nunca estará sozinho se tiver amigos.


Dan Gemeinhart acertou em cheio meu coração, não só pela estória de Mark, como também com as atitudes de Beau. Eu sou uma pessoa louca por cachorro (tenho dois aqui em casa), e ter as atitudes de um cãozinho tão companheiro narrado nesse emocionante enredo, chegou a me arrancar lágrimas. A única coisa que me incomodou um pouquinho foi algumas atitudes de Mark durante a reta final, porém elas serviram para que ele enxergasse tudo aquilo que não estava conseguindo ver.


Em todo caso, esse é um livro carregado de emoções, aventuras e lições de vida, o tipo de livro que todos deveriam ler. Super indico para o publico jovem e adulto também. O autor me comoveu bastante em citar que 'A Mais Pura Verdade' foi inspirada em um amigo que morreu de câncer, e o final, que no começo me pareceu meio frustrante, acabou sendo uma linda forma de finaliza-lo, e mostrar como nunca é tarde para realizar sonhos, para viver suas aventuras.

NOTA:

Dan Gemeinhart vive em uma cidadezinha bem no meio do estado de Washington com as esposa e as três filhas. Ele tem a sorte de ser professor e bibliotecário em uma escola primária, onde pode falar sobre livros incríveis para crianças incríveis. Dan adora acampar, cozinhar e viajar. Ele também toca violão (mal) e lê (o tempo todo). Sua casa é sempre uma bagunça, mas ele é feliz de mais. A Mais Pura Verdade é seu primeiro livro. 

Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. ainda estou surpreendida pela sagacidade do enredo, a mais pura verdade é que é impossível não se apaixonar e torcer pelo Mark!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Eu estou louco para ler este livro, até porque todo mundo só sabe falar de como ele é incrível!
    Faz tempo que não leio um livro com uma grande carga emocional, e certamente este irá me agradar bastante!
    Adorei a resenha!
    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Ainda me preparando psicologicamente pra ler esse livro
    Criança e cachorro juntos com certeza vou chorar rsrs
    Legal saber que o autor se inspirou num amigo para escrever o livro.
    Tbm tenho cachorro e adoro, vou ler quando estiver mais preparada rsrs

    Malucas por Romances

    ResponderExcluir
  4. É incrível como cada resenha me dá ainda mais vontade de ler esse livro e a sua só reafirmou as expectativas, pretendo compra-lo muito em breve.

    ResponderExcluir
  5. Muito fofo mesmo este livro, e é um daqueles que mesmo o final meio estranho (gostei do final, mas poderia ser mais empolgante) o desenvolvimento é muito bom com todas aquelas frases legais pra marcar com post its... Todo mundo que me pede indicação agora indico esse

    ResponderExcluir
  6. Eu li esse livro e amei. Aliás, é uma história linda e encantadora é impossível não se comover e se envolver com esse livro. ♥
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Thais, tudo bem?
    Li as primeiras 95 páginas desse livro na amostra que recebi da editora Novo Conceito. E estou completamente apaixonada pelo Mark e pelo Beau ♥.
    Achei a história de uma simplicidade muito bonita, a relação entre a criança e o animal é tão linda! Espero em breve adquirir o exemplar e poder da continuidade nessa leitura.
    Já estou me preparando para as lágrimas que vão rolar com esse livro lindo ♥

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  8. não esperava muito e acabei adorando o livro. Momentos de tensão com Beau, Mark é admirável, tão pequeno e tão determinado.
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu espero uma história muito fofa, ainda não consegui ler, por que? Não sei, acho que se chama provas o motivo kkk

    Adorei a resenha

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Oieee!

    Já li A Mais Pura Verdade também e adorei. Achei leve e nada tãoooo dramático, dentro da temática "ele é doente" e tudo o mais. É um livro gostoso de ler e curto, dinâmico e simples. O cachorro, Beau, é o melhor personagem ever <3

    Otima resenha! Adorei seu ponto de vista.

    Beijos!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie, Thais!
    Eu to louca pra ler esse livro e A Playlist de Hayden. Descobri que sou fã de sick lit esses tempos, mas de livros que tem como protagonistas crianças eu sempre fui fã. Vide O Pequeno Príncipe e O Menino do Dedo Verde (acho que esse é o nome), além de Nárnia. Muito amor por essas crianças!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!