[Resenha] Geek Girl - @Ed_Fundamento

postado dia 10 março 2015

Título Original: Geek Girl
Autor: Holly Smale
Editora: Fundamento
Série: Livro 1
Ano: 2014
Gênero: Literatura Infanto-juvenil 
Páginas: 256
Comprar: Loja Virtual Fundamento
Sinopse: Geek Girl - "Meu nome é Harriet Manners e sou uma geek." Harriet Manners tem 15 anos e sabe tudo... sobre quase tudo. Ela só não sabe porque ninguém na escola parece gostar dela - especialmente sua arqui-inimiga Alexa, que adora humilhá-la todos os dias. Harriet só queria que sua vida fosse diferente... Quando Nat, sua melhor amiga, a arrasta para fazer compras num evento badalado, Harriet é descoberta por uma agência de modelos. É a grande chance de recomeçar! Mas tem um pequeno detalhe: Harriet não conhece nada sobre moda. Na verdade, ela não "Dá a mínima para a moda". E, claro, tem a Nat, que é linda, fashionista e sempre quis ser modelo. Seria como roubar o sonho da sua melhor amiga, não é? Harriet decide fazer uma sessão de fotos com o famoso - e incrivelmente lindo! - Nick, mas esconde a verdade e mente para as pessoas que ama. O que ela não esperava é que no dia seguinte essas fotos fossem estar nas capas de todas as revistas de moda! Em meio a muitas confusões, Harriet descobre que ser modelo não é nada fácil... Afinal de contas, também existem "Alexas" nas passarelas. Será que Harriet vai gostar do mundo da moda? Ou melhor, será que o mundo da moda vai gostar dela? (SKOOB)

Para quem não sabe, Geek é uma gíria inglesa que se refere a pessoas com gosto peculiares ou excêntricas, obcecadas por tecnologia, eletrônica, jogos, histórias em quadrinhos, livros, filmes, animes e séries. O que na minha época, ou na sua se vocês tiver mais de vinte e tantos anos, denominávamos Nerd! E é exatamente isso que nossa protagonista Harriet Manners é, uma Geek.

Como toda Geek - ou 99% deles - Harriet sofre bulling de alguns colegas da escola, em especialmente Alexa, e isso até lhe fez criar uma lista das que a odeiam,dando a Alexa um lugar bem ao topo. Por outro lado, nossa Geek tem Nat, sua amiga de infância, que ao contrário de Harriet, faz o estilo fashionista e sonha em se tornar modelo.

Um certo dia Nat convence Harriet a ir com ela em um evento de moda, lá estarão alguns olheiros, atrás de novos rostos para suas marcas. Só que inusitadamente, nossa Geek acaba sendo descoberta por uma dessas agencias, e consequentemente é selecionada para fazer a campanha de uma grande marca. O único problema é que Harriet nunca quis nada disso, esse sempre foi o sonho de sua amiga, e não dela. Além do mais, sua família também anda em desacordo com o fato da garota de 15 anos se tornar modelo de uma hora pra outra. Porém, algo dentro de Harriet grita por mudança, ela já está farta de ser zombada por Alexa na escola. Será que essa é a hora de sua grande metamorfose? A hora de Harriet virar o jogo e deixar de ser a desajeitada Geek?


De uma maneira suave e divertida, o livro aborda temas bem juvenis como a descoberta e aceitação do seu próprio 'Eu', coisa bastante comum em se ter duvidas na adolescência. Se você está nessa fase ou já passou por ela, se identificará com certeza com a situação de Harriet, pois atire a primeira pedra quem aqui nunca quis ter uma grande virada na vida e (como diz minha amiga Bah) sambar na cara das inimigas. A diferença é que com Harriet a oportunidade realmente chegou, e colocou diante dela a escolha de ser quem ela realmente é, e mostrar isso da melhor forma para todos, ou se tornar aquilo que ela gostaria de ser, e assim ter aceitação daqueles que a criticavam.


'Geek Girl' é sim um livro voltado para o publico juvenil, nele a autora optou por uma narração em primeira pessoa, onde Harriet é quem conduz a estória. Os pensamentos da adolescente Geek tornou bastante divertido e dinâmico a forma como o enredo era conduzido, me senti realmente dentro da cabeça da personagem, e descobri coisas da qual não fazia ideia mesmo (não me julguem), como por exemplo que nossos batimentos cardíacos param no momento de um espirro. Porém o fato mais curioso nisso tudo, foi descobrir ao finalizar a leitura, que o livro foi baseado na própria experiencia da autora, que quando era adolescente passou pelas mesmas situações de Harriet, não é o máximo? Criar uma nova estória em cima de algo que você viveu? Eu pelo menos acho o máximo!


Os capítulos deste livro são bem curtos, a leitura flui com bastante facilidade, e no final tudo se encaixa, de forma que a autora poderia ter encerrado o destinos de seus personagens apenas com esse volume se quisesse, deixando o leitor imaginar o que poderia vir depois se houvesse continuação. Mas Holly Smale não nos deixou na mão, e um segundo volume de Geek Girl já está disponível para compra. Eu mesmo fico imaginando o que Harriet irá encarar pela frente, quais serão as próximas descobertas e dificuldades a serem vencidas por nossa queria Geek Girl? Recomendo a leitura para todos que gostem de leitura rápidas e do tipo juvenil. Com certeza é o tipo de enredo que irá divertir e ao mesmo tempo ensinar, para aqueles que estão entrando agora na fase da adolescência.

Nota:


Holly tem um BA em Inglês e Literatura, um mestrado em Shakespeare, e atualmente vive em Londres. É apaixonada por viagens e aventura, essa paixão a levou por todo o mundo: ela já visitou 20 países, passou dois anos trabalhando como professora de Inglês no Japão, voluntária no Nepal, fez intercâmbio na Jamaica e teve tampões de ouvido roubados na Austrália, Indonésia e Índia.



Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. Oi, Thais.
    Não é meu tipo de leitura preferido, mas daria uma chance para o livro.
    É muito bacana quando a história nos envolve e encanta sem muito esforço. Sem ser forçado, né? A capa e a diagramação também são super fofas. Vou anotar a dica, mas vai ficar na listinha de "não prioritários".

    Beijão,

    Sa - Romances e Leituras

    ResponderExcluir
  2. gostei da resenha e das fotos, gosto de livros assim que as pessoas tem q transpor seu limites quando nao é aceito, o que nao gosto é de continuação em alguns livros, talvez esse seja melhor ^^

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais, tudo bem?
    Eu tenho bastante vontade de ler esse livro desde que ele foi lançado, e uma amiga com um gosto muito parecido com o meu adorou a leitura e disse que eu também vou gostar, rs, e a cada resenha fico tentada a comprar logo Geek Girl, e com a sua não foi diferente! Também adorei as fotos que você tirou ^^
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  4. Oi Thais, tudo bem?
    Eu tenho bastante vontade de ler esse livro desde que ele foi lançado, e uma amiga com um gosto muito parecido com o meu adorou a leitura e disse que eu também vou gostar, rs, e a cada resenha fico tentada a comprar logo Geek Girl, e com a sua não foi diferente! Também adorei as fotos que você tirou ^^
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  5. Adorei a resenha. Mesmo sendo um livro juvenil, acredito que recupera um as memórias juvenis dos adultos.
    A história parece ser muito boa, principalmente pela reviravolta na vida Harriet... tomara que ela supere as dificuldades encontradas na escola.
    Adorei as imagens que você colocou e esse livro é muito lindo. Me interessei demais por ele.
    Obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  6. Eu li o livro, peguei por impulso e depois descobri que tinha continuações, mas ameei o livro.
    rebeldiaemv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!