[Resenha] A 5° Onda - @Ed_Fundamento

postado dia 11 março 2015

Titulo Original: The Five Wave
Autor: Rick Yancey
Editora: Fundamento
Série: Livro I
Ano: 2013
Gênero: Distopia
Páginas: 368
Comprar: Submarino, Americanas, Loja Virtual Fundamento

Depois da primeira onda, só restou a escuridão. Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram. Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram. Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém. Agora inicia-se A QUINTA ONDA. No alvorecer da quinta onda, em um trecho isolado da rodovia, Cassie foge deles. Os seres que parecem humanos, que andam pelo campo matando qualquer um. Que dispersaram os últimos sobreviventes da Terra. Cassie acredita que, estar sozinho é estar vivo, até que conhece Evan Walker. Sedutor e misterioso, Evan Walker pode ser a única esperança de Cassie para resgatar seu irmão — ou até a si mesma. Mas Cassie deve escolher entre a esperança e o desespero, entre a rebeldia e a entrega, entre a vida e a morte. Entre desistir ou contra atacar.(SKOOB)
Nunca fui muito fã de "ficção cientifica", minha relação com esse gênero é bastante estranha, por ter coisas que gosto e outras não, mas de um modo geral, posso dizer que não sou fã. Agora vocês devem estar me achando uma louca por ter escolhido um livro que fosse mais ou menos desse gênero (Ele é uma distopia, ha!) e que falasse de alienígenas. Sim, eu sou louca, mas vou explicar.

Quando recebi a lista dos livros da Editora Fundamento esse foi o livro que mais me interessou, gosto de ler distopias, mas tenho uma cota de no minimo um por mês, por mais que eu goste, não consigo ler muitos e pra mim é sempre mais do mesmo. Porém, devo dizer que a história deste me surpreendeu muito e mal posso esperar para ler a continuação.



























Antes de começar a resenha, preciso deixar claro que uma das coisas que mais gostei no livro, foi como o autor desenvolveu a protagonista da história, se estão com uma imagem de menininha fragilizada que perdeu a família, chora porque se sente só e agora luta para sobreviver, apaguem ela da cabeça, pois Cassie é totalmente contrária a isso.

Sim, Cassie perdeu sua família, mais especificamente seus pais, sua mãe para a peste e seu pai para a 4° Onda (que é basicamente quando Os Outros - os alienígenas - aparecem, trazendo uma catástrofe consigo. Não posso falar muito, alerta de spoiler.) e teve seu irmão levado para longe dela, assim como muitas pessoas foram.

Cassie agora vive na floresta, sempre de olhos atentos para as coisas ao ser redor, ela tenta arrumar uma maneira de trazer seu irmão de volta para perto dela. Mas, no meio disso tudo, ela acaba sendo encontrada e atacada por um Silenciador.



























"Nós éramos como os japoneses que sobreviveram à primeira explosão da bomba de Hiroshima. Não compreendíamos por que ainda estávamos ali e não tínhamos certeza de querer estar."

Evan é um pouco diferente dos humanos infestados, ele não gosta de matar, o que é muito estranho, e isso faz com que ele conquiste o leitor logo de cara.

"- Entendi tudo errado - Evan continua. - Antes de achar você, pensei que a única forma de me manter inteiro era encontrando um motivo para viver. Não é assim. Para continuar inteiro, é preciso encontrar alguma coisa pela qual se está disposto a morrer."

Evan é meu queridinho nesse livro e fiquei torcendo pelo personagem o tempo todo, até Ben aparecer.



























Ben, é uma antiga paixonite de Cassie no colegial e embora ela tivesse essa queda por ele, ela nunca contou nada. Para ela, Ben estava morto, isso é até muito falado por ela nas primeiras partes do livro. Então imaginem o susto que nós leitores tomamos quando ele aparece (rs). 

Por mais que não pareça a principio, Ben tem um papel muito importante na história, pois o livro é contado pelos dois pontos de vista e é muito interessante a forma como o autor coloca isso, interligando os caminhos dos personagens.

Este livro tirou meu sono! Apesar de ter achada em alguns momentos a leitura dele um pouco cansativa e não fluir muito bem em algumas partes, eu me encantei completamente.

A edição da Editora Fundamento está perfeita, esse é o primeiro livro que leio publicado por eles e adorei, a diagramação foi muito bem trabalhada na divisão das partes do livro, a capa seguindo a original, tudo. A editora está de parabéns!

"A 5° Onda" é um livro que todos os viciados em livros deveriam ler, se você gosta ou não de alienígenas. É um livro completamente diferente e maravilhosamente intrigante. Eu estou fascinada até agora com a história e preciso desesperadamente de mais. Leiam! Leiam! Leiam!

P.S.: O livro foi adaptado para os cinemas e o filme tem previsão de chegar as telonas ano que vem. Tem alguém curioso ai?


NOTA:


Rick Yancey é autor de dois livros para adultos: um romance e umas memórias. É também um experiente argumentista e foi, durante anos, crítico de teatro. As Extraordinárias Aventuras de Alfred Kropp é o seu primeiro livro para jovens, nascido do seu desejo de conjugar a sua paixão por espadas com o seu fascínio pela lenda de Excalibur – a mítica espada do rei Artur.
Vive em Knoxville (Tennessee, EUA), com a mulher e três filhos. Grande parte da história de Alfred Kropp foi escrita durante os treinos de futebol e karate dos filhos.

Beijos, Fernanda Gonçalves :)

Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Olá, Fer.

    O Léo ama de paixão esse livro, indicou para uma galera que também veio me dizer que é excelente. Tenho muita vontade de ler, principalmente por sempre ver críticas positivas.
    Parece uma distopia alucinante. Ele esta para receber o segundo, espero que adore também. Haha.

    Beijocas,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bah!
      Ahhh que legal! :) É um livro realmente muito bom.
      Leia sim Bah, se você gosta de distopias vai curtir muito esse =D

      Bjs,

      Excluir
  2. Estou doida por esse livro. Amo distopias e ficção científica! Na verdade faz tempo que não sei algum livro com extraterrestres. E as distopias que tenho lido estão muito "água com açúcar".
    Adoro os livros da Fundamento. Eles são caprichados, lindos, praticamente uma edição para colecionar.

    Bjs

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosangela!
      Então esse livro vai ser perfeito para você =D
      Já eu não posso dizer a mesma coisa, as distopias me causam muito esgotamento mental, hahaha. Mas, estou bastante curiosa para ler o segundo e espero gostar tanto quanto gostei desse.

      Bjs

      Excluir
  3. Eu já vi muitas pessoas falarem bem desse livro, mas confesso que nunca tive curiosidade em ler. Acho que o enredo não me atraiu tanto quanto deveria, não sei.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, é uma pena Dèbora, pois é um realmente muito bom.
      Porém, claro, isso vai do gosto da pessoa :D

      Bjs,

      Excluir
  4. Oi Fernanda, tudo bem?
    A 5° Onda é um livro do qual eu já ouvi muita gente falar e que tem feito muito sucesso na blogosfera.
    Não fazia a menor ideia de que ele falava sobre alienígenas. Fiquei bem curiosa sobre ele agora...rsrs
    Gosto de ler distopias então vou adicionar esse livro a minha listinha ;).

    Beijo ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hei Maiara!
      Eu também não tinha muita ideia quando pedi e só fui descobri isso bem depois, é uma distopia misturada com ficção cientifica.
      Acho que vai gostar =D

      Bjs,

      Excluir
  5. Oie, Fernanda!
    Não tinha ideia que A 5ª Onda falava sobre alienígenas. Nossa, eu realmente preciso ler! Fiquei apaixonada pelo enredo e pelas ideias do autor. Além da capa, que realmente nos deixa intrigados. Espero que o desenvolvimento compense essa leitura que não flui muito ): Isso desanima um pouco.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Hahaha. Fala sim, mas é algo que passa despercebido ao leitor, parece que estamos lendo um outro livro de distopia qualquer, pois os personagens são muito desenvolvidos.
      Espero que goste ^-^

      Bjs,

      Excluir
  6. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!