Orgulho e PreconceitoTitulo Original: Pride and Prejudice
Autor: Jane Austen

Editora: Landmark
Ano: 2012
Páginas: 244

Gênero: Ficção Inglesa
Edição: Bilíngue, Capa Dura
Comprar: Shoptime, Fnac, Lojas Americanas, Submarino
Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína — recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu. (SKOOB)
'Orgulho e Preconceito' nos apresenta a encantadora e determinada Elizabeth Bennet. Segunda irmã mais velha, de um grupo de cinco irmãs, Lizzy sabe que precisa casar-se com um bom partido para ter garantias de um futuro prospero. No entanto, Lizzy não está disposta a entregar-se a um casamento de conveniência aonde não haja amor.

FitzWillian Darcy é um rico e importante membro da elite de Londres. Acostumado a conviver com pessoas do mesmo nível social, ele se vê profundamente incomodado com as pessoas ao seu redor quando decide acompanhar o seu amigo Bingley a Netherfield Park.

É uma das festas dadas que Darcy e seu amigo conhecem as moças Bennets. Bingley logo vê-se interessado pela Bennet mais velha - Jane -, mas Darcy logo descarta não só as moças Bennets como todas as outras, dizendo que ali não há uma mulher que mereça uma segunda olhada. Lizzy acaba se tornando intolerante a Darcy, acreditando ser ele a pessoa mais orgulhosa que ela já conheceu.

Bingley e Jane tornam-se cada vez mais próximos, o que faz com Darcy e Elizabeth tenham que conviver, mesmo com as opiniões controversas que tem um do outro. Com certa convivência, Darcy passa a enxergar Lizzy de maneira mais agradável, e Lizzy de maneira mais tolerável.

Bingley deixa Netherfield Park para voltar a cidade, e Jane fica com o coração partido. Elizabeth fica triste pela irmã, e aliviada por si mesmo, por acreditar que não terá mais que ver Darcy.

Mas Lizzy está errada, ela revê Darcy mais do que esperava, e chega a um momento que deseja vê-lo mais do que pode. Circunstâncias provam a Elizabeth que seu julgamento em relação a Darcy é totalmente errôneo. E Darcy percebe-se apaixonado por ela mesmo contra todas as circunstâncias que o impedem disso. 


Sinto que a encantadora Austen puxará meu pé por essa resenha, mas sinto não ser capaz de escrever algo a altura da magnitude desse livros, muito menos escrever algo sem soltar um baita spoiler – mesmo duvidando que alguém ainda não conheça essa história.

Ler Jane Austen é sempre uma nova descoberta, por isso depois de quase dois anos sem reler 'Orgulho e Preconceito', posso afirmar que uma nova história foi apresentada a mim com essa releitura.

A construção das personagens é encantadora, e a forma com a qual elas vão se moldando de acordo com a sociedade em que vivem, mostram toda a genialidade da Austen. O texto é mais denso, e requer um pouquinho mais de envolvimento do leitor com o livro, mas em contra partida os capítulos são bem curtinhos.

O romance é uma história a parte, duvido alguém não conseguir se apaixonar por Lizzy e Darcy. Austen é um escândalo pra construir romances e nos fazer apaixonar por eles, prova disso é duzentos anos depois ela ainda encantar milhares e milhares de pessoas.

Enfim, se você é daquelas que ama a histórias mas nunca leu o livro  fazer isso agora. Austen merece ser lida por todos, independentemente de qualquer coisas.


NOTA: 

Romancista britânica nascida em Steventon, Hampshire, Inglaterra, cuja obra literária deu ao romance inglês o primeiro impulso para a modernidade, ao tratar do cotidiano de pessoas comuns com aguda percepção psicológica e um estilo de uma ironia sutil, dissimulada pela leveza da narrativa. Filha de um pastor anglicano, toda a sua vida transcorreu no seio de um pequeno grupo social, formado pela aristocracia rural inglesa. Aos 17 anos, escreveu seu primeiro romance, Lady Susan, uma paródia do estilo sentimental de Samuel Richardson. Seu segundo livro, Pride and Prejudice (1797), tornou-se sua obra mais conhecida, embora, inicialmente, tenha sido malvisto pelos editores, o que levou por algum tempo ser descriminada no meio editorial. Depois conseguiu publicar o romance Sense and Sensibility (1811), cujo sucesso levou à publicação, ainda que sob pseudônimo, de obras anteriormente recusadas. Vieram ainda outros grandes sucessos como Mansfield Park (1814) e Emma (1816) em um estilo menos ágil e humorístico, porém ganhando em serenidade e sabedoria, sem perda de sua típica ironia. Morreu em Winchester, um ano antes de serem publicadas as obras Persuasion e Northanger Abbey, uma deliciosa sátira, escrita na juventude, ao gênero truculento da novela gótica. Seu poder de observação do cotidiano forneceu-lhe material suficiente para dar vida aos personagens de suas obras, e a crítica considerou-a a primeira romancista moderna da literatura inglesa. (SKOOB)
Beijos , Anna (:

Comentários via Facebook

41 comentários:

  1. A história desse livro sempre me chamou a atenção. Em todo o lugar as pessoas falam que é ótimo, porém nunca parei pra ler, e a cada resenha ou vídeo que eu leio/vejo, a curiosidade dentro de mim aumenta.
    Mas para mim é difícil ficar preso em um livro clássico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um livro realmente difícil, por ser clássico ele exige mais de nós leitores, mas a história é tão maravilhosa que não tem como não se apaixonar hahahah

      Beijos, Anna

      Excluir
  2. Vão querer me matar, mas não curto Jane Austen e não morro de amores por Mr. Darcy.
    Já tentei o livro e não passei do primeiro capitulo, mas via a adaptação - devo dizer que foi a pulso, que não via a hora de acabar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darcy simplesmente estragou todos os outros homens para mim hahhaha.

      Beijos, Anna

      Excluir
  3. Li esse livro e gostei bastante. Como só li apenas uma vez, e faz muito tempo, não lembro muito bem de tudo o que acontece, mas lembro que achei esse Darcy não só orgulhoso, mas preconceituoso também. Aliás, não sei o porquê de nove entre dez leitoras venerarem tanto esse cara (já podem me apedrejar. kkkk). Enfim, acho que deve estar na hora de fazer uma releitura.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Darcy é Orgulho e preconceituoso sim, alias ambos são, ele e Elizabeth. E eu to entre as nove hahhaa sou completamente apaixonada pelo Darcy hahahhaa

      Beijos, Anna

      Excluir
  4. Olha que coisa feia! Eu nunca li nada da Austen, inclusive, ainda não vi as adaptações. Shame on me! Ontem mesmo estava comentando com uma amiga que é apaixonada por esse livro. Muitas gente vive dizendo "Ele não é um Mr. Darcy, mas ok..." e eu nunca entendo o que tanto esse Mr. Darcy tem de bom. Em suma: preciso ler esse livro. Acho que todo mundo deveria ler na vida, né? Só estou esperando a oportunidade de ler. rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que sim, todo mundo deveria ler esse livro pelo menos uma vez na vida hahaha. E assista as adaptações das obras de Austen , pois são totalmente apaixonantes <3 hahaha

      Beijos, Anna

      Excluir
  5. Socorro, eu nunca li nada dela! Tenho que ler, adorei o livro, além da edição esta maravilhosa.

    http://blogexplicita.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rebeca, essa edição é a coisa mais maravilhosa do mundo <3 tenho um xodó por esse livro que você nem imagina hahahah

      Beijos, Anna

      Excluir
  6. Eu tenho o livro mas nunca li. Acho essa edição muito linda. Agora depois da sua resenha vou ler, gosto muito desse tipo de história
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna, espero que sua experiencia com o livro seja tão apaixonante como foram as minhas !

      beijos, Anna

      Excluir
  7. Oooi,

    Eu ainda não li esse livro. Sou uma das poucas, sei da beleza da história e da maravilha que é a escrita da autora, mesmo não sendo tão atual não é algo chato de se ler.
    Gostei da resenha!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, acredite você não é uma das poucas e sim uma das muitas hahaha, muita pessoas ainda não leram. Mas nunca é tarde, então de uma chance para o livro e se apaixone como muitos hahaha

      Beijos, Anna

      Excluir
  8. Oi Anna!!! Ai que resenha linda! Já deu vontade de reler (pela milésima vez hihi) Eu amo essa edição! Fiquei tão feliz de ter ganhado duas de amigo secreto ^^ Como esse é o meu livro favorito, eu nunca consegui resenhar ele haha Mas assino em baixo em tudo o que você disse! Jane Austen é uma gênia maravilhosa, o romance da Lizzie e do Sr. Darcy ao mesmo tempo que é inspirador, é deprimente porque eu tô solteira hahaha as vezes eu me sinto a mocinha de Austenlândia no mundo da fantasia haha as fotos ficaram lindas! beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nanda, foram anos para conseguir escrever essa resenha hahhaa, e mesmo assim não fiquei satisfeita , você viu né? hahah Enfim, Austen rainha e manja de tudo!

      Beijos, Anna

      Excluir
  9. Olaaa
    Esse livro é um daqueles que pretendo ler daqui um tempo, assim como a maioria da autora, espero gostar bastante e sua resenha me deixou bem curiosa.

    Beijos
    Reality Of Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desejo que sua experiencia com essa história maravilhosa seja tão prazerosa quanto foi a minha <3

      Beijos, Anna

      Excluir
  10. Oi! Tudo bem?
    Cara, acho que sou a única pessoa do universo que ainda não conhece a escrita tão famosa da Jane. Orgulho e Preconceito é um dos livros que preciso ler pra ontem!
    PS: Gostei dessa edição! Pelo que vi, a fonte possui um tamanho bem legal. E fiquei contente em saber que essa é a sua segunda leitura e que adorou ainda mais!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada nova leitura é uma nova experiencia maravilhosa. Espero que você leia e se apaixone por Austen assim como eu hahahah

      Beijos, Anna

      Excluir
  11. Eu nunca li nada da Jane Austen, mas depois de ler tantas resenhas positivas dos livros e das releituras sobre os livros (personagens) da autora eu comprei três livros da autora e estou esperando chegar!
    Eu adoro este tipo de romance; quando os personagens não se apaixonam de cara e o amor vai sendo construído.
    Depois de ler sua resenha fiquei mais a fim e ansiosa para ler. Que meus livros cheguem logo :D
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que minha resenha tenha te deixado empolgada, espero que você se apaixone pela história !

      Beijos, Anna

      Excluir
  12. Eu simplesmente *amo* esse livro e é um dos meus favoritos da vida assim como Austen é uma das minhas autoras favoritas.
    Acho essas edições bilíngues muito legais, embora eu preferia que não fosse a capa do filme e seguisse a diagramação dos outros livros dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Austen é uma rainha <3 esse é meu primeiro livro em edição bilíngue e eu estou completamente apaixonada por ele <3

      Beijos, Anna

      Excluir
  13. Ainda não li nenhum livro da Jane Austen mas e um objetivo ler pelo menos um livro dela essa ano, já ouvi farias referencias a livros dela e conheço a historia dela e "Orgulho e Preconceito" e um clássico !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que dos livros da Austen Orgulho e Preconceito é realmente o mais famoso, mas eu recomendo também Persuasão que é maravilhoso <3

      Beijos, Anna

      Excluir
  14. Li esse livro essa semana e é simplesmente perfeito. Amei totalmente o romance que a Jane Austen escreveu e finalmente entendi porque todo mundo fala tão bem. É lindo demais. Ai, não tenho palavras, sério <3

    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Annnw *-* é tão maravilho quando acabamos de ler esse romance e entendemos o porque de todo mundo ama-lo hahha

      Beijos, Anna

      Excluir
  15. Eu AMO esse livro! Acho tão atual, apesar de ter sido escrito há tanto tempo.
    Jane Austen é diva. <3

    Adorei a resenha e gostei muito da sua edição!

    Beijos
    Livros e blablablá - http://www.livroseblablabla.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juh , acho que é isso que faz as obras da Austen serem tão maravilhosas, não importa quanto tempo passe elas continuam sendo apaixonantes e atuais!

      Beijos, Anna

      Excluir
  16. Oi Anna,
    Ainda não tive a oportunidade de ler nada da Jane Austen e se ela puxará o seu pé, imagina o meu?!? rsrs, obrigada pela dica, vou procurar ler esse livro, afinal, são muitos elogios e é sempre bom poder admirar e admirar alguns personagens.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lari, espero que você goste desse livro e da leitura tanto quanto eu hahaha

      Beijos, Anna

      Excluir
  17. Austen é um gênio, maravilhosa, e uma autora preferida. Minha meta é ainda ler todos os livros dela! Mas sei que não importa quantos eu ler, meu preferido ainda será Orgulho e Preconceito. Me apaixonei via filme e já li o livro 2 vezes <3 Romance preferido de todos os tempos!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clara ainda não li TODOS os livros da Austen, mas já vi a maioria das adaptações cinematográfica de suas obras e por isso também tenho como meta ler todas as histórias delas, até mesmo as que não estão entre as 6 mais conhecidas.

      Beijos, Anna

      Excluir
  18. Oi Anna!
    Até hoje eu não acredito que não li nada da Jane Austen! Eu amo romances históricos, e todo mundo sempre fala que ela é uma autora maravilhosa, mas não sei porque ainda não li!
    Depois da sua resenha até me animei mais pra ler, e fiquei curiosa pra conhecer melhor os personagens!
    Beijos
    www.romanceseleituras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uhuuul, fico feliz que minha resenha tenha te animado, espero que você leia e que se apaixone como eu por Austen hahaha

      Beijos, Anna

      Excluir
  19. AIMEUDEUS! Preciso ler Orgulho e Preconceito URGENTE! Já vi ele em tantos blogs, em livros também, e nossa, sempre é tão bem falado! Fico bem curioso quando vejo algo dele (tipo agora que li sua resenha ótima!) rsrss.
    Quero comprar ele, mas não sei quando.
    Me deixou mais curioso :P
    Beijos!
    http://umsonholiterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compra , leia e se apaixone assim como muitos hahahah , e não se esqueça de depois vir me contar o que achou hahah

      Beijos, Anna

      Excluir
  20. Querida Ana amei sua resenha, de tanto ler que já li nos livros 50 tons de cinza e after sobre os personagens de orgulho e preconceito, tomei vergonha e vou ler esta obra linda.
    Ok me critiquem a vontade eu leio esses livros que citei assim como li morro dos ventos uivantes depois de crepusculo.
    Austen é genial prova que o amor nunca sai de moda e é possivel encontrar pérolas nos lugares mais improvaveis.
    Com carinho
    Re

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho o livro mas ainda não li...

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!