[Resenha] Put Some Farofa - Editora @cialetras

postado dia 28 janeiro 2015

Put some farofa


Titulo Original: Put Some Farofa
Autor: Gregorio Duviver
Editora: Companhia Das Letras
Ano: 2014
Páginas: 203
Gênero: Crônicas 

Dont repair the mess. The house is yours. I make question. Pardon anything. Go with god. Come back always. Publicada em Julho de 2014, a crônica que dá título a este volume, que cria uma conversa imaginária de um brasileiro com um gringo visitando o Brasil durante a copa, rapidamente se tornou um viral de internet, até ser comentada em artigo do Washington Post. Trata-se de uma amostra da verve humorística embebida de zeitgeist, crítica ferina e muito afeto de Gregorio Duvivier, um dos autores mais promissores do Brasil na atualidade. Reunindo o melhor de sua produção ficcional, Put some farofa traz textos publicados na Folha de S.Paulo e esquetes escritos para o canal Porta dos Fundos, além de alguns inéditos. Se Gregorio traz o raro dom da multiplicidade, tendo se destacado no cenário cultural brasileiro ao mesmo tempo como ator, roteirista, comediante, cronista e poeta, também múltiplo é este volume, que transita entre ficções, memórias de infância, ensaios sobre artistas que o influenciaram, artigos panfletários, exercícios de linguagem e outras experimentações. Os textos vão da pauta que está sendo debatida naquele dia no jornal ao completo nonsense; do amor ao ódio, do íntimo ao universal.No conjunto, o que espanta no autor é o frescor, a coragem, a visão transformadora e, sobretudo, a capacidade inesgotável de se renovar a cada semana, contando sempre com a inteligência e a sensibilidade do leitor. (SKOOB)
'Put Some Farofa' é um livro fragmentário de textos que vão desde crônicas a piadas escritas.

É possível encontrar nesse livro algumas esquetes que tornaram-se vídeos no canal 'Porta dos Fundos', é possível encontrar textos engraçadíssimos, mas é mais do que possível encontrar crônicas que falam sobre assuntos que saltam ao coração de Gregório, assuntos esses que vãos dos mais polêmicos como Religião aos mais banais como sua altura.

Cômico, mas nem por isso menos serio, 'Put Some Farofa' te permite de maneira instigante refletir em suas 203 paginas sobre tudo o que é importante, mas muitas vezes não se fala.


A primeira coisa que eu quero fazer é parabenizar a Companhia das Letras pelo processo de diagramação e edição desse livro, ele é o livro mais lindo e fascinante da minha estante.

Por se tratar de um livro de crônicas e pequenos textos, 'Put Some Farofa' não requer do leitor mais do que um dia, visto também que fluidez e a maneira com que Gregório escreve muito contribui para isso.

Inteligente e bem escrito 'Put Some Farofa' é um livro que eu recomendo a todos.

Ps.: Só queria compartilhar com vocês que minhas crônicas preferidas foram: Xingamento e O Ovo. Se um dia estiverem com esse livro em mãos leiam essas duas crônicas primeiro   


NOTA: 

Filho da cantora Olivia Byington e do músico Edgar Duvivier, Gregório Byington Duvivier é formado em Letras na PUC-Rio desde 2008. Começou a atuar aos 9, no curso de teatro Tablado e, na adolescência, fumou um baseado e experimentou a verdadeira face da lei e da justiça, quando foi pego usando entorpecentes por alguns PMs. Menino tímido e antissocial, o teatro foi a saída encontrada pelos pais para desinibir o filho. Tem 10 anos de Tablado, distribuídos entre Aracy Mourthé, Cacá Mourthé, Ricardo Kosovski e Bernardo Jablonski. E 2 anos com Ateliê de Atores de 2005. Atualmente na Casa de Cultura Laura Alvim, turma de atores, com Daniel Herz. Um ano antes de entrar na faculdade, aos 17 anos, formou o grupo que faria a peça Z.É., Zenas Emprovisadas, com seis anos em cartaz e em turnês pelo país. O ator já aventurou-se pela literatura. Bem aceito pela crítica, seu livro de poesias, A partir de amanhã eu juro que a vida vai ser agora (7 Letras, 2008), foi elogiado por mestres como Millôr Fernandes e Ferreira Gullar. O lado lúdico, de brincar com as palavras é o que mais atrai Gregório na poesia. Ele começou a escrever aos 10 anos, mas foi na faculdade de Letras na PUC que escreveu as poesias publicadas. Namora com Clarice Falcão, filha da escritora Adriana Falcão e do diretor João Falcão e também trabalha com a amada no canal do YouTube Porta dos Fundos. (SKOOB)

Beijos , Anna (:

Comentários via Facebook

5 comentários:

  1. Anna do céu, ainda tem autógrafo dele!!!! Babado. hahaha

    Então, li esse livro no começo do mês e gostei pra caramba. O trabalho dele como escritor é fantástico, muita gente não se interessou no livro achando que ele não tinha talento para tal, mas o cara tem formação... o fato de ser ator e estar na comédia as vezes pode "prejudicar". A mim, só surpreendeu.

    beijos,

    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  2. Eu já tinha me interessado por "Put Some Farofa" antes de saber que era de crônicas, agora quero este livro para ontem!
    Invejando o autógrafo!

    ResponderExcluir
  3. Poxa, achei legal esse livro. Pelo que mostrou nas fotos, a editora realmente fez um ótimo trabalho em termos estéticos. Eu adoro crônicas, mais ainda quando misturam um pouco de humor, então acredito que seria uma leitura bem agradável pra mim.

    ResponderExcluir
  4. Livro autografado, que inveja! Adoro o Gregório e estou louca para ler esse livro~

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  5. Livro autografado? Que bacana =)
    Não tenho muito interesse nesse livro, mas deve ser interessante! E divertido né, rs.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!