Título Original: Chaves: A História Oficial
Autor: Chespirito
Editora: Universo dos Livros
Ano: 2012
Páginas: 208
Gênero: Biografia
Comprar: Submarino, Lojas Americanas, Shoptime, Livraria Folha, Livraria Cultura
Autor: Chespirito
Editora: Universo dos Livros
Ano: 2012
Páginas: 208
Gênero: Biografia
Comprar: Submarino, Lojas Americanas, Shoptime, Livraria Folha, Livraria Cultura
Roberto Gómez Bolaños, o humorista que deu vida a 'Chaves' e 'Chapolin Colorado', ganha uma homenagem nesta obra. O leitor poderá ter contato com uma biografia que resume alguns dos episódios mais marcantes da vida e dos anos de carreira do escritor, roteirista, ator, diretor, dramaturgo, comediante e compositor mexicano. (SKOOB)
Como podem ver não sou o tipo de leitora que descrimina o livro quando o assunto é biografia, ao contrário, eu até gosto desse tipo de leitura. Acho incrível conhecer histórias reais também, e ver como uma pessoa (de carne e osso) assim como nós, passou por momentos complicados em sua vida, lidou com as dificuldades e ainda saiu disso tudo com uma boa mensagem a passar.
Lógico que se tratando de biografias não tem como você não selecionar a daquelas pessoas pela qual você mais se afeiçoa, como um ídolo da música ou do cinema por exemplo. Eu já resenhei vários livros desse tipo aqui no blog, mas no meu caso acabo optando por aquelas que trazem uma história de vida realmente interessante, pela qual eu tenho interesse em saber os detalhes.
Em 'Chaves: A História Oficial Ilustrada', posso dizer que o maior foco está na carreira de Bolaños, do que na sua história de vida pessoal. É óbvio que a narração passa por momentos importantes da vida do ator, contando sobre seu nascimento, o falecimento de seu pai e seu envolvimento com Florinda Meza, enquanto ainda era casado.
O que realmente me chamou a atenção e fez querer ter o livro em mãos, é o fato do meu namorado até hoje ser vidrado em Chaves. Achei interessante dividir isso com ele, e agora que finalizei a leitura estarei dando esse exemplar de presente.
O livro é realmente voltado para o publico fã de Roberto Gómes Bolaños, algumas informações inclusive já fazem parte do conhecimento dos fanáticos pelo ator. Já para aqueles que não tem essa proximidade com o famoso Chespirito, acaba sendo interessante descobrir como sua carreira vai muito além dos seriados Chaves e Chapolim Colorado.
A obra conta com 208 páginas, entre elas temos um jogo de perguntas e respostas onde o ator revela coisas como o que o faz chorar, qual seu maior sucesso e o que lhe falta para ser completamente feliz. Além disso, metade do livro é preenchido por fotos tiradas ao longo de sua vida, junto a amigos e familiares.
Como a maioria de vocês sabem, em Novembro de 2014, tivemos o falecimento de Bolaños. E o que mais me comoveu nesse livro foi a ultima imagem/página, onde ele menciona como gostaria de ser lembrado após sua morte: "Já me fizeram essa pergunta muitas vezes, mas nunca soube como respondê-la. Na verdade, não sou ambicioso, então, como quiserem. Mas, sobretudo, como um homem bom; não quero monumentos nem bela memórias, nem nada disso."
Enfim, mais do que tudo recomendo esse livro a todos os fãs de Roberto Gómes Bolaños. Ter essa obra é como ter uma pequena recordação daquele que nos divertiu e continua nos divertindo até hoje, em meio a reprises de episódios que sabemos de cor e salteado. E acredito que apenas um bom homem seria capaz de se ridicularizar (palavra citada pelo próprio Roberto em sua juventude) para levar alegria ao mundo.
NOTA:

Roberto Gómez Bolaños, também conhecido como Chespirito (Cidade do México, 21 de fevereiro de 1929), é um escritor, ator, comediante, dramaturgo, compositor e diretor mexicano. Gómez Bolaños ficou conhecido mundialmente por séries televisivas como El Chavo del Ocho e El Chapulín Colorado. É sobrinho do ex-presidente mexicano Gustavo Díaz Ordaz Bolaños (1911-1979). Depois de 27 anos convivendo juntos, Roberto Gómez Bolaños casou-se com Florinda Meza, a atriz que interpretava a Dona Florinda, no dia 19 de novembro de 2004, num restaurante da Cidade do México. Em 2000, a rede de televisão mexicana Televisa homenageou todo o elenco dos seriados Chaves e Chapolin com o programa "¡No contaban con mi astucia!", ano em que o seriado completava 30 anos. (SKOOB)
Oi Thais! Primeiro, lindas fotos como sempre! Eu sou curiosa pra ler várias biografias, mas infelizmente os romances que eu quero ler sempre passam na frente na lista de compras haha Quando eu for ryca e phyna, eu devo comprar haha começando pela da Jane Austen, acho linda aquela edição que você resenhou aqui ^^ Quanto à biografia do Chaves, tem alguém que não é fã? A morte dele comoveu a todos nós, foi um momento triste e ele será lembrado sim como um homem bom e um grande humorista :) adorei a resenha, beijos! http://www.trocandodisco.com.br/
ResponderExcluirP.S.: Ele ainda era casado quando se envolveu com a dona florinda? Babado hein? haha
Meu deus que coisa linda TT.TT eu quero e agora? todos aqui em casa AMAM chavez até hoje T.T
ResponderExcluirAdorei a resenha, o livro parece perfeito mesmo
Blog: http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br
Facebook/ fanpage: https://www.facebook.com/pages/Meu-baú-de-estrelas/1588922264671352
Eu adoro biografias, mas de fato, só consigo ler daqueles que me interessam. E por incrível que pareça, eu não gosto de Chavez (pasmem!). Todo mundo ama, todo mundo assistiu na infância e se eu assisti três vezes, foi muito. Mas imagino que para todos aqueles que são fã da série, esse livro é um super presente.
ResponderExcluirOi tudo joia?
ResponderExcluirNão sou chegada em biografias (não me julguem), mas essa em especial me interessei bastante pelo simples fato de ser do eterno Chaves, e achei mais interessante ainda por falar de um todo geral dos ''bolaños'', e também vir algumas ilustrações <3
Beijos
intoxicadosporlivros.blogspot.com.br
Oi Thaís, adorei a tua resenha! Não sou muito de ler biografias, mas adoraria ler a do Bolaños, pois ele foi um grande homem, que fez parte da minha infância <3
ResponderExcluirBeijo,
http://entreeleitores.blogspot.com.br/
Oi Thais!
ResponderExcluirComo fã de Chaves devo dizer, PRECISO ler esse livro!
Meu Deus, muito amor para um livro só!
A edição está linda, com ilustrações e fotos da carreira desse gênio que era o Bolaños.
Ótima resenha!
Beijos
Li
literalizandosonhos.blogspot.com.br
Ele foi incrível, um grande ator, um grande homem e pelo visto, um grande marido. Essa publicação da Universo eu ainda não li, mas já li algumas coisas relacionadas a carreira dele. Um visionário e que felizmente foi reconhecido antes de ir para os céus. É algo muito triste, porém, ele já estava doente há anos... mas nunca deixará de ser lembrado :D
ResponderExcluirMinhas tardes na infância assistindo Chaves e Chapolim ♥♥♥
Beijos
Amy - Macchiato
Biografias são livros que me interessam, mas não tenho muita coragem para ler. (Tem 3 que tenho muita vontade de ler mas fico enrolando!)
ResponderExcluirE essa do Chespirito tem uma edição linda! E claro que está na lista de que um dia lerei.
Tenho algumas biografias, e essa me interessa, é claro =)
ResponderExcluirJá vi em algumas promoções, mas sempre deixo para depois.
Pelas fotos o livro deve ser muito lindo.
Oi Thais!
ResponderExcluirAdoro biografias pelo fato de podermos conhecer um pouco mais de nossos ídolos e saber como pessoas comuns conseguiram, com muito esforço, chegar ao estrelato.
Sem dúvida Chaves jamais será esquecido, e Roberto Bolaños continuará muito tempo em nossa memória com seus personagens.
Beijos!
Rafaela, Eterna Leitora.
www.eterna-leitora.blogspot.com.br