Titulo Original: Preciso Rodar o Mundo
Autor: Michelli Provensi
Editora: Livros de Safra

Selo: Da Boa Prosa
Ano: 2013
Páginas: 240
Gênero: Memórias Autobiográficas

Comprar: Fnac, Saraiva, Travessa, Cultura, Folha
Sinopse: Ser modelo de sucesso é um sonho de muitos jovens em todo o país. A moda atrai a atenção com os investimentos e todo o espaço que ocupa na mídia. O Brasil alcançou uma posição de destaque nesse universo; nossas modelos atingiram o topo dos rankings e da fama, ganhando milhões por ano e alimentando ainda mais esse sonho. Nem todas as 1 MILHÃO de jovens que se inscrevem nos principais concursos de beleza vão chegar lá, mas o livro de Michelli Provensi é um aliado daquelas que têm persistência e querem aprender sobre os bastidores e a realidade nem sempre glamourosa dos desfiles e ensaios. Modelos quase sempre estão no lugar certo, o problema é que, também, quase sempre com a roupa errada. Fotografam biquíni em pleno inverno, muitas vezes na neve. Fotografam aqueles casacos que quase nunca são usados, debaixo de 40 graus; isso sem contar as horas e horas para um click ou um desfile. A vida delas não é nada fácil, é bem mais complicada do que o belíssimo resultado impresso numa revista. Michelli Provensi demonstra que não é apenas um corpo a serviço de uma marca, ela interrompeu os estudos, mas é muito inteligente e conectada, tem atitude, canta, interpreta, dança e pode ser a guia ideal para esse mundo que desperta muita curiosidade. Um livro para modelos, pretendentes e curiosos sobre o universo da moda. Ah, um aliado indispensável para toda mãe de modelo. (SKOOB)

Eu sempre tive muita vontade de viajar pelo mundo, andar de avião e me arriscar em culturas diferentes sem nem ao menos saber falar inglês direito. Mas por incrível que pareça toda vez que eu comentava isso para meus amigos e familiares, alguém me puxava o tapete. Todos dizem que eu sou muito sonhadora e isso é coisa de gente rico, gente que tem dinheiro para gastar atoa, o que não é o meu caso, é claro. Por isso quando bati os olhos no titulo deste livro, vi que eu precisava muito conhecer a história dessa garota que também precisava rodar o mundo.


Lendo 'Preciso Rodar o Mundo' descobri os motivos que faltam para eu desgrudas os pézinhos da pequena cidade do interior: coragem, determinação e muita força de vontade. Michelli superou todas as frustrações, todos os nãos, todas as perdas e qualquer mi-mi-mi que poderia ter a colocado longe de seus objetivos. E quando digo isso não me refiro apenas ao fato de viajar para um país distante sem dominar a língua local, e sim do fato de fazer isso em busca de um sonho, de uma profissão e de um sustento.


Durante a adolescência, quando descobriu que queria ser modelo, Michelli deixou a pequena cidade Maravilha, no interior de Santa Catarina, para dar inicio a carreira na cidade de São Paulo. E mesmo diante de pessoas - isso inclui seus próprios familiares - que desacreditavam em seu potencial, ela seguiu em frente. Fez sua primeira viagem em busca da tão sonhada carreira, e depois disso não conseguiu mais se fixar em apenas um lugar, afinal de contas essa é uma profissão que não dura muito tempo. Assim, Michelli conheceu pessoas, países e culturas incríveis e inesquecíveis, mas mais do que isso, ela realizou sonhos, aprendeu com seus próprios erros e acertos, e conquistou coisas que ninguém jamais poderá lhe tomar: experiencias de vida.


O livro conta com a narração da própria Michelli, que é muito leve, dinâmica e inteligente. A maneira como ela expôs as suas aventuras, os altos e baixos da profissão, seus aprendizados e reflexões, faz qualquer um mudar suas opiniões precipitadas em relação á esse tipo de carreira. Algo super bacana nisso tudo é que mesmo em meio a capítulos rápidos e curtos a modelo consegue emocionar e arrancar boas risadas do leitor. Sem falar nas diversas comparações e referencias escritas em seus textos. É admirável saber que uma pessoa que precisou abandonar os estudos tão cedo, carrega tanta sabedoria em sua bagagem.


Enfim, esse não é um livro que te fala de uma pessoa com muito dinheiro no bolso, que decidiu rodar o mundo. Pelo contrário, esse é um livro que te mostra que para realizar sonhos é necessário se esforçar, não ligar para os que outros pensam (ou falam) e seguir em frente, desde que você esteja disposta a arriscar. Também é uma ótima dica para meninas e meninos que sonham com a carreira de modelo, que só conseguem enxergar o glamour de toda a profissão e se esquecem que por trás das passarelas existe muito mais em jogo.

NOTA: 


Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Oi Thais!
    Não conhecia o livro, mas como também sempre tive vontade de rodar o mundo fiquei curiosa sobre a história dessa modelo, mesmo que eu não tenha nenhum jeito para a profissão dela kkk
    Não é bem meu estilo de leitura, mas vou deixar anotado aqui :)
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale a pena a leitura Eve, pois o livro além de ser rápido e dinâmico tem uma incrível lição de vida!

      Excluir
  2. Terminei de ler nesse sábado, também achei uma leitura muito divertida. Normalmente não sou fã de capítulos curtos, mas eles funcionaram muito bem nesse livro. E amava o humor presente no relato da Michelli, não era raro eu ficar rindo sozinha com o livro xD

    http://confissoesdeumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Thais eu queria dizer que eu tenho muita vontade de viajar também, mas nunca li um livro que falasse sobre esse assunto, e ainda ver uma brasileira que nem terminou os estudos e conseguiu realizar o seu sonho é uma ótima forma de se inspirar e ter forças para não deixarmos as pessoas fazerem com que desistimos dos nossos sonhos e que é sim possível realiza-los. Força para nós Thais beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Oláaa! Sempre tive interesse em ler esse livro, adorei a resenha e assim como a maioria das pessoas eu quero viajar e muuuuuito! No meu caso falta mais coragem mesmo e um pouco a questão de tempo (estou guardando dinheiro).

    Bjssss quero já esse livro ;)

    ResponderExcluir
  5. Eu já tinha visto varias pessoas com esse livro e achei que era mais um livro de uma pessoa com dinheiro esbanjando pelo mundo. Parece que eu estava errada. Tenho certeza que deve dar para aprender muita coisa com a leitura.
    Continuem com o bom trabalho 😊

    ResponderExcluir
  6. E como poderia ser o contrário ? Estamos nessa vida para realizar sonhos, para nos sentirmos bem e fazermos com que os outros também se sintam.
    Eu tenho vários lugares que quero conhecer e eu sei que vou conhecer, porque minha tenacidade, também conhecida como "cabeça dura" me assegura isso, se eu coloco algo em mente, eu faço acontecer, na maioria das vezes, pelo menos =P.
    Não tenho dinheiro sobrando ( na verdade está em falta ¬¬) e meu inglês é "The book is on the table" e ainda sim, não tenho medo de correr em busca do que almejo.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!