Titulo Original: Insurgent
Autor: Veronica Roth
Série: Divergente - Volume 2
Editora: Rocco
Ano: 2013
Páginas: 512
Gênero: Ficção juvenil, Ficção científica, Romance, Distopia
Comprar: Travessa, Livraria Cultura, Shoptime, Submarino, Lojas Americanas, Saraiva Sinopse: Na Chicago futurista criada por Veronica Roth em Divergente, as facções estão desmoronando. E Beatrice Prior tem que arcar com as consequências de suas escolhas. Em Insurgente, a jovem Tris tenta salvar aqueles que ama - e a própria vida – enquanto lida com questões como mágoa e perdão, identidade e lealdade, política e amor. (SKOOB)
Depois da invasão e do massacre cometido pela facção da Erudição a Abnegação em Divergente, as facções começaram a se fragmentar. Alguns dos sobreviventes da Abnegação foram acolhidos pela Amizade, outros pela Fraqueza e outros juntaram-se aos sem facções.
Tris, Tobias, Caleb e os outros sobreviventes ao ataque da Erudição e responsáveis por interromper a simulação, precisam fugir da Erudição e principalmente de Jeanine. Por isso vão para cede da Amizade onde ganham abrigo, pelo fato da facção se considerar neutra no que diz respeito a Erudição.
Alguns membros da Audacia, não se juntaram a nenhuma das facções restantes, e permaneceram sob o julgo da Erudição, sendo assim considerados traidores pelos outros. E são esses traidores que invadem a sede da Amizade atrás de Tris e seu grupo, e mais uma vez os sobreviventes precisam fugir.
Tris e seu grupo vão para a facção da Franqueza, mas lá ela e Tobias são considerados traidores, e para não serem julgados e condenados são obrigados a passar pelo soro da verdade na frente de todos.
É ai que Tobias revela o medo do pai, passando então a ser considerado um covarde por todos, e Tris revela ter matado Will, um dos seus melhores amigos.
Após serem aceitos e passarem a fazer parte da Franqueza, Tris, Tobias e seu grupo são surpreendidos por um ataque da Audácia a mando da Erudição novamente. A diferença é que agora os membros da Audácia deviam reunir apenas os Divergentes e leva-los a Erudição para que Jeanine pudessem estuda-los.
Tris e o grupo da Audácia, após vencerem o combate, resolvem que está a hora de retornar a sede da Audácia, e é o que eles fazem. Mas durante o ataque ocorrido na Franqueza os não divergentes foram atacados com um tipo de soro simulados que pode ser ativado por Jeanine a qualquer momento, mas não sabem disso.
Paralelamente a toda essa confusão, Tobias descobriu que a mãe não só está viva, como é uma espécie de líder dos sem-fações. Determinados a fazer a Erudição e Jeanine cair, Tobias e Tris planejam um ataque a sede da Erudição. Tobias quer se aliar a mãe e aos sem-facções, mas Tris não cofia nela.
Tobias e a mãe desejam eliminas todas as informações da Erudição, por acreditar que é ali que está o poder da Erudição. Tris, não concorda com a essa decisão e acaba por se aliar a Marcos (pai de Tobias) e criar uma ofensiva ao ataque.
É no meio do ataque da Audácia e dos sem-facções á Erudição que muita coisa acontece, dentre elas um vídeo de Edith Prior - uma antepassada de Tris, que nem ela conhecia - vem a tona, revelando um segredo perturbador que vira o mundo de todos de cabeça para baixo.
Nada era o que parecia.
Não sei se é porque li o primeiro volume da serie a muito tempo, ou se por outro motivo qualquer eu acabei achando o inicio desse livro um pouquinho enrolado, e custei a engatar na leitura.
Veronica ainda mantem o ritmo acelerado e envolvente da narrativa, como no primeiro volume. Novas personagens são acrescentadas na história, mas o foco ainda continua nas personagens apresentadas no primeiro livro.
Em alguns momentos da narrativa eu acabei me estressando com a personagem da Tris, por que até então ela era uma personagem forte e esperta, e ai ela fez algumas coisas que me deixaram bem nervosa com ela hahhaha.
O relacionamento da Tris e do Tobias, passa por alguns altos e baixo, e eu curti bastante isso, por que vamos combinar né, eles serem o casal perfeito, nesse tipo de história não rola.
Enfim, lá pro meio do livro eu acabei me envolvendo mais com a narrativa e gostando do livro quase o mesmo tanto que gostei do primeiro. Achei que o fim desse livro foi muitíssimo bem construído, dando assim um ótimo material para a autora trabalhar no ultimo volume da serie.
NOTA:

Veronica Roth é uma autora muito jovem e por isso a sua biografia ainda é relativamente curta. Nasceu no dia 19 de Agosto de 1988 em Chicago, que é a cidade onde se desenrola a história de DIVERGENTE.Veronica afirma que escreve desde a altura em que se considerava velha demais para brincar ao ‘faz de conta’. Devido à sua paixão pela escrita, e também incentivada pela sua família, ingressou na Northwestern University para estudar Escrita Criativa, e foi aí que a trilogia DIVERGENTE se iniciou! Um dia enquanto ia para a Universidade estava ouvindo música e a imagem de alguém saltando de um prédio emergiu na sua mente, dando a ideia para a Audácia. É então que Veronica decide começar a trabalhar no primeiro esboço de DIVERGENTE, preferindo investir o seu tempo nesta história a fazer os trabalhos acadêmicos.
Oii!
ResponderExcluirAinda nem li o primeiro livro :(
Comecei a assistir o filme e me repreendi e desliguei a TV porque eu precisooo ler primeiro o livro, é sempre melhor não é!? Não quero perder esse hábito, mas é muito legal pelo que eu vi no comecinho, adorei a resenha, queroo muitooo conhecer essa série *---*
beijoss
Sublimar-me
Eu li Divergente no começo desse ano. Lembro que me tirou o fôlego várias vezes. Fiquei animada com essa continuação, a minha grande curiosidade era a respeito das outras facções. Mas pelo visto vou conhecê-las em Insurgente. Preciso ler o quanto antes :D
ResponderExcluirhttp://eu-ludmilla.blogspot.com.br/
Nunca li Divergente mas, morro de curiosidade de ler essa série eu acho que com essa resenha talvez seja um bom começo para eu iniciar a série. Espero lê-la em breve e que ela tire essa resistência que eu tenho com distopias. :)
ResponderExcluirBeijos, Anna ótima resenha,
Oi!
ResponderExcluirEstou com um sério problema com essa trilogia, porque li os livros com um grande espaçamento e acabo esquecendo a história. Ou seja, fiquei perdidinha. De qualquer forma, super curti sua resenha, até porque deu um ótimo resumo. Mas acho que vou reler os livros mesmo. Comecei a ler Convergente e abandonei; a leitura não estava rendendo.
Clara
@clarabsantos
clarabeatrizsantos.blogspot.com.br
Olá Anna, tudo bem?
ResponderExcluirNão li divergente, escuto muito falar sobre ele.
Esse livro tem muito tiro, porrada e bomba? Amei! Gosto de livros assim. Hahaha
Eu não conhecia a serie até assistir o filme e como eu ameei a historia - e o Tobias lógico. Ai eu estava doida para ler a trilogia o quanto antes, foi ai que uma coisa horrível me aconteceu:me contaram o final do ultimo livro. Eu não sou a loca dos odeio spoilers, na verdade na maioria das vezes eles me dão mais vontade ainda de ler o livro, sabe? Mas no caso de divergente me tirou completamente a vontade de ler a serie. Eu agora to procurando um motivo que faça valer a pena ler sabe, mas ainda não encontrei. Eu queria ler antes de sair o segundo filme, mas parece que vai ser difícil.
ResponderExcluirEu li Divergente e, embora tenha achado monótono em algumas partes, apreciei a leitura. Não posso dizer o mesmo de Insurgente, quer dizer, não li ainda, só o inicio, mas parece que vai ser ainda mais cansativo. E o final da série, pelo que ouvi/li, vai deixar muito a desejar, várias pontas soltas =/ . Uma coisa que concordo, a Tris em alguns momentos tem atitudes que irritam pra caramba. Ela se mostra forte e com personalidade para logo depois agir de forma mimada e imatura ¬¬' . O relacionamento da Tris e do Tobias tem esses altos e baixos mesmo, o que pode ser considerado um ponto alto, já que condiz com a realidade inconstante deles >< !
ResponderExcluir