Livro "Mascarados" da @GeraçãoBooks é censurado no Metrô de São Paulo

postado dia 01 dezembro 2014

A Editora Geração divulgou semana passada que o livro "Mascarados – a verdadeira história dos adeptos da tática Black Bloc" teve divulgação censurada no metrô de São Paulo. O livro que estava para ser publicado no mês de novembro. Confiram a matéria completa abaixo:


"Mascarados – a verdadeira história dos adeptos da tática Black Bloc", livro reportagem lançado neste mês pela Geração Editorial, teve anúncio censurado pelo Metrô de São Paulo, sem motivos plausíveis.

A peça publicitária seria veiculada a partir do dia 28/11 nas linhas verde e vermelha. Segundo a funcionária da equipe de vendas, a peça não foi autorizada pois poderia incitar a violência e que o Metrô tem total autonomia para barrar anúncio que eles julgam ir contra o regulamento da companhia. Até o momento a Geração Editorial não foi informada sobre as regras do regulamento e elas não constam no mídia kit.

"Mascarados", livro escrito pela cientista social e professora da Universidade Federal de São Paulo Esther Solano e pelos jornalistas Bruno Paes Manso e Willian Novaes, revela quem são, o que pensam e o que queriam os Black Blocs. A obra mostra uma realidade bem mais complexa dos adeptos da tática Black Bloc que, a partir de junho de 2013, invadiram as ruas com suas manifestações violentas e, para alguns, selvagens. Essa atitude do Metrô é justamente o que eu queria criticar escrevendo o livro, por que julgar, censurar, sem conhecer? Por que sempre cair em preconceitos? Mascarados é a proposta contrária, traz o debate, o conhecimento e a pesquisa e serve para combater essa intolerância que nos faz a cada dia mais ignorantes, disse a professora Esther Solano, uma das autoras.

Como uma empresa proíbe o anúncio de um livro sem ao menos ler? Isso é censura!  Vale lembrar que Mascarados têm entrevistas com policiais, jovens e inclusive com um coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo que leu a obra e aprovou o conteúdo. O livro em nenhum momento é uma apologia à tática Black Bloc e sim uma grande reportagem mostrando quem são e o que pensam esses jovens. Enfim, é uma vergonha o que aconteceu já que julgaram o livro pela capa. Isso é de uma ignorância sem tamanho., avalia o jornalista Willian Novaes, coautor da obra.

Eu ainda estou um pouco sem palavras depois de ter lido essa noticia. É um completo absurdo algo assim acontecer num país que se diz ser adepto da liberdade de expressão.
E ai, o que vocês acham?

Beijos,
Fernanda Gonçalves :)

Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. E desde quando as pessoas precisam de um livro ou um anuncio pra praticar violência ? O trabalho dessas três pessoas foi tentar informar sobre a população, o que era esse grupo, e não tentar gerar mais violência, acho que o pessoal do metrô deveria conhecer primeiro e julgar depois.

    http://tipoassimdani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Danielle!
      As pessoas deviam conhecer, antes de julgar.

      Beijos,
      Fê.

      Excluir
  2. Acho ridículo censurar um livro que esta ai justamente para esclarecer a duvidas de muitos e esclarecer quem são os verdadeiros Black Blocs e concordon plenamente com você Danielle Mattos. Beijos Feh :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaela!
      Pois é. Mas acho que o problema é justamente esse. Será que as querem que os cidadãos sejam esclarecidos e tenham conhecimento sobre certas coisas?

      Beijos,
      Fê.

      Excluir
  3. Oii!
    Não acredito que um livro pode ser censurado num metrô, o pior sem conhecer a obra, sem saber realmente do que se trata. É informação presa o.O
    Não concordei com a decisão, talvez um pouco de leitura ajudasse aos responsáveis por essa decisão chula..
    beijoss
    Sublimar-me

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna!
      Também não concordo nem um pouco, acho um absurdo uma coisa assim ser feita nos tempos de hoje.

      Beijos,
      Fê.

      Excluir
  4. '-' gente com mente fechada é outra coisa né, pq na boa censurar algo sem nem saber do que se trata de fato é burrice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Total Alice!
      Concordo com você em número, gênero e grau. :)

      Beijos,
      Fê.

      Excluir
  5. É um absurdo! Tem tanta coisa errada e não tem ninguém pra censurar.. E ainda nem se quer leram o livro. Acho que isso deveria ser revisto.

    ResponderExcluir
  6. É assim que a sociedade age. Se não querem "incitar a violência" censurar é fugir do problema, quando na verdade o único de jeito de resolve-lo é encarar que ele existe e debater sobre o assunto. Mas, como é uma empresa privada devemos respeitar a autonomia de suas decisões. E teve uma parte boa no que fizeram, se não fosse a atitude deles eu não estaria lendo este post e não conheceria o livro 😊

    ResponderExcluir
  7. O comentário da Esther Solano e o comentário do Willian Novaes já ilustram o que essa atitude representa, ignorância pura. Se já não bastasse o desastroso desfecho de 1964, temos que, ainda hoje, tolerar atitudes preconceituosas e censurantes. Proibir e coibir algo sem ao menos saber do que realmente se trata mostra o quanto nosso País precisa de mudanças. Mascarados não busca fazer apologia a nenhum tipo de violência, somente quer levar conhecimento, talvez , sabendo a importância das informações, tenham nos privado disso. Para os censuradores, o problema não é o conteúdo é a reação de sabedoria que ele pode provocar !

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!