Titulo Original: Olhos de Raposa
Autor: Fabrício Carpinejar
SINOPSE: A Coleção Pedaços de Vida apresenta a biografia do olhar paterno. Nas crônicas temos Fabrício Carpinejar às voltas com os filhos Mariana e Vicente. São memórias da vida com os filhos, dos sentimentos despertados pela paternidade. (SKOOB)
'Olhos de Raposa' é um livro repleto de crônicas familiares. Em suas 128 paginas Carpinejar discorre sobre temas bem rotineiros e comum da família brasileira, com muita sensibilidade e um olhar quase poético.
Carpinejar fala da relação com os filhos, uma adolescente e uma criança (Mariana e Vicente), ele levanta questões como que o carinho dos filhos muda junto com a idade, mas que nem por isso deixar de ser carinho.
Ele também expõe, sobre relacionamento entre irmãos - que devo confessar foi uma das minha crônicas favoritas. Ele também trás a toa lembranças da sua fase de filho, da sua época de criança, como também lembrança da suas mais crescido.
Além do passado, o autor visita e fala sobre fatos do presente, que aconteceram a pouco, mas que trazem o mesmo sabor e necessidade de serem contados como as lembranças do passado.
Eu já acompanho o Carpinejar em algumas redes sociais, por isso vire e mexe eu leio alguma crônica aqui ou outra ali dele. No entanto, esse foi o primeiro livro do autor que li e confesso que apesar de não muito diferente do que já tinha lido, me apaixonei ainda mais por ele <3
O que eu mais gostei nesse livro é que ele não tem idade, então assim como ele me encantou (uma pessoa de 20 anos), ele pode encantar uma criança, um adolescente e uma pessoa de mais idade.
PS.: Gente esse livro tem unas Ilustrações que são muito amorzinhos, serio, da vontade de ficar olhando pra ele o dia inteiro hahahah
As crônicas são bem curtinhas, a linguagem é bem simples - apesar de toda poesia que as palavras carregam em cada linha do livro - o que deixa a leitura bem leve e quando menos se espera você já leu o livro todo.
A Edição desse livro é um xodo a parte, a editora fez um trabalho maravilhoso.
Enfim, eu recomendo muito esse livro a todas as pessoas, independente de qualquer coisa, pois é uma leitura maravilhosa e muito prazerosa.
Agora, eu resolvi deixar alguns dos meu quotes favoritos aqui, então aproveitem hahha
" O Protecionismo gera crianças sem anticorpos sociais . Sem reação. Teoricamente preparadas para preservar o ambiente , tecnicamente incapazes de discernir o que é necessário ou não , o que comove ou não , o que é bom ou ruim. O que adianta uma pele sem cicatrizes numa alma apavorada?" (p.44)
" Optamos por um buquê de rosas . Uma dúzia.- Meia Dúzia é metade do amor , comentou. Uma dúzia não resta dúvida." (p.82)
Fabrício Carpi Nejar, ou Fabricio Carpinejar, como passou a assinar em 1998 (Caxias do Sul, 23 de outubro de 1972) é um poeta e jornalista brasileiro. Filho dos poetas Carlos Nejar e Maria Carpi, adotou a junção de seus sobrenomes em sua estréia poética, As solas do sol, de 1998. Em 2003 publicou, pela editora Companhia das Letras, a antologia Caixa de sapatos, que lhe conferiu notoriedade nacional. Desde maio, mantém a coluna que antes era ocupada por Moacyr Scliar no jornal Zero Hora. É mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (SKOOB)
Que livro mais curioso, curioso pelo fato de ter me deixado bem curiosa a seu respeito pois, pela capa achei que seria um historia infantil e tal mas, na verdade esse livro parece ser uma caixinha de surpresas e além do mais contem ilustrações, acho bem atrativo quando um livro possui ilustrações assim como quando esperamos aquela diagramação fofinha nos livros, isso chama muito mais a nossa atenção enfim , adorei a resenha Anna beijos :)
ResponderExcluirPois é Rafa , é igual falei , esse livro apesar de ser juvenil e ter uma carinha de livro infantil é um livro pra todos e tem o poder de encantar qualquer um. Eu ameeei lê-lo , foi um experiência muito boa! E eu amei as ilustrações também <3
Excluirbeijos , Anna
Não conhecia o livro, mas gostei da forma leve com que tu descreveu a história. Me motivei a ler porque gosto muito de crônicas e contos, comecei a gostar desses textos ao ler Martha Medeiros e nunca mais parei. Carpinejar é um espetáculo, sem discussão.
ResponderExcluirhttp://mundo-restrito.blogspot.com.br
Eu tenho gostado muito de ler crônica , acho que aprendi a lê-las melhor nos últimos anos . Martha e Carpinejar <3
ExcluirBeijos , Anna
Não é muito meu estilo, e sinceramente fiquei com medo dessa capa x.x
ResponderExcluirMas até que sua resenha me deixou curiosa quanto ao livro...
www.muchdreamer.blogspot.com.br
Geeeeente , serio? eu to apaixonada com essa capa hahahah
ExcluirBeijos , Anna
Não gosto de crônicas,e o tema abordado tbm não me chamou a atenção.
ResponderExcluirBjus
Eu sempre li crônicas , mas só aprendi a gostar a uns dois anos , então te entendo flor!
Excluirbeijos , Anna
Esse não é o meu tipo de leitura favorito, mas eu achei o livro super lido e gostei do tema então acho que vou dar uma chance ao livro.
ResponderExcluirBeijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
Ana , espero que sua experiência com o livro seja tão prazerosa quanto foi a minha!
ExcluirBeijos , Anna
Oláaa! Adorei a ilustração de dentro do livro... Achei a capa meio estranha....
ResponderExcluirAdoooro a escrita do autor...Não conhecia esse livro, vou já colocar nos meus desejados ;)
Bjssssss
As ilustrações são um amorzinho Ane , se já conhece o Carpinejar e gosta dos textos dele , acho que você deve dar uma chance a esse livro!
ExcluirBeijos, Anna
Esse livro tem cara de ser daqueles que eu ia amar ler na pré-adolescência, época que eu amava crônicas! Hoje ainda gosto mas nem tanto, mas achei um amorzinho a história.
ResponderExcluirNa pré-adolescencia nem podia ouvir falar em crônicas hahahha mas sim o livro é um amorziho <3
ExcluirBeijos , Anna
Me apaixonei pela capa desse livro *--* e adorei a resenha, mais o tema do livro, não me interessou :(
ResponderExcluirPoxa Thais , foram tantos os pontos positivos , talvez se você der uma chance pra ele acabe gostado do tema!
ExcluirBeijos , Anna
É verdade, o tema não me interessou mais gosto de me aventurar em leituras novas, quem sabe né rsrs
ExcluirBeijos :D
Que coisa linda esse livro!
ResponderExcluirAcho interessante como alguns autores preferem se dedicar a crianças e como eles fazem um trabalho maravilhoso e sincero, adorei a ilustração que você mostrou e sobre o que a estória fala :)
beijoss
Sublimar-me
Lindo o livro né Bru ? E apesar dessa carinha de infantil , eu acho que ele é mais um livro pra adulto viu! Faz a gente parar pra penar em muita coisa !
Excluirbeijos , Anna
Não tenho hábito de ler livros de cronicas mas pretendo mudar isso em 2015 lendo Martha Medeiros. Enfim parabéns pela leitura e resenha viu!!!
ResponderExcluirLeituras, vida e paixões!!!!
Oi Anna,
ResponderExcluirO livro parece ser muito fofo e toda poética ainda faz parecer mais bonito ainda. Espero poder lê-lo em breve já que é curtinho.
Beijocas ^^
Não gosto muito de crônicas, mas o Carpinejar sabe como escrever, como tocar. Gosto muito da forma como ele coloca as palavras, como dá sentido a elas. É uma arte.
ResponderExcluirAtt.,
Eduarda Henker
http://blogsomaisum.blogspot.com.br/
Oi Anna !
ResponderExcluirNão sou fã de crônicas, acho que como não leio quase nenhum acabei perdendo um pouco do interesse. O livro me conquistou pelas ilustrações, já me deparei com ele na Livraria Saraiva e realmente, as ilustrações são um amorzinho *-*
Bjs :*
Como boa gaúcha conheço o trabalho de Carpinejar e o admiro muito.
ResponderExcluirNão sou fã do estilo, mas não dá para negar a qualidade de sua escrita.
Eu achei o livro muito interessante, ainda mais por abordar relações familiares.
A diagramação tá muito fofa, mas eu achei a capa esquisita... deve ter alguma msg que não descobri ainda, hehehe...
Bjs
cara a história parece ser legal sendo de quem é (sim acho ele mó legal) agora essa raposa da capa tá com os olhos esbugalhados, sei lá o-o curti a capa n. tá meio assustadora pro meu gosto.
ResponderExcluirtipo pela capa n compraria, mas acho que leria o livro pq achei interessante.
Seguindo o Coelho Branco