Titulo Original: The Great Gatsby
Autor: F. Scott Fitzgerald
Editora: Geração
Ano: 2013
Páginas: 208
Gênero: Romance
Ano: 2013
Páginas: 208
Gênero: Romance
Sinopse: Obra-prima de F. Scott Fitzgerald, este clássico do século XX retrata a alta sociedade de Nova York na década de 1920, com sua riqueza sem precedentes, festas nababescas e o encanto das melindrosas ao som do jazz. O sol em ascensão desse universo cintilante e musical é o enigmático milionário Jay Gatsby, ao redor do qual orbitam três casais glamorosos e desencontrados, numa trama densa, repleta de intrigas, paixões e conflitos que precipitam o trágico eclipse. Recriação soberba de um dos períodos mais prósperos da história dos Estados Unidos, O grande Gatsby é uma crítica mordaz à insensibilidade e imoralidade revestidas de ouro da chamada Era do Jazz, e um dos melhores romances — talvez o melhor — já escritos nesse país. (SKOOB)
Sempre ouvi muito falar na história de 'O Grande Gatsby', principalmente quando lançaram a mais recente adaptação cinematográfica da obra, aquela com o ator Leonardo DiCaprio, porém nunca me aprofundei no assunto. Como sabem eu dou total preferência ao livro do que ao filme, e fiz questão de lê-lo primeiro para depois poder me render a telinha.
Em 'O Grande Gatsby', conhecemos através de Nick - nosso narrador - a história de amor de Gatsby e Daisy, os dois se conheceram no passado quando Gatsby não passava de um pobre soldado que estava servindo ao exercito. Porém as circunstancias fez com que o destino do casal tomasse um rumo diferente. Linda e admirável Daisy logo se casou com Tom, um homem rico mas muito insensível. Gatsby por sua vez não mediu esforços para se tornar um milionário, só assim poderia ter de volta o seu grande amor.
Nick mora ao lado da mansão de Gatsby, que sempre promove grandes festas atraindo gente de toda elite novaiorquina. Então em um momento ele acaba sendo convidado para uma dessas festas, e dá inicio a uma certa amizade com o anfitrião. Com o tempo Gatsby revela a Nick sobre seu passado com Daisy, e pede que ele a convide para um chá em sua casa, para que assim possa se reencontrar com a moça. É a partir daí que o casal passa a se ver novamente, tendo Nick como uma espécie de 'ponte' entre eles.
O livro é curto, tem apenas nove capítulos, a narração é leve e flui com bastante tranquilidade. Mas de certa forma acredito que faltou detalhes. Não que o enredo deixe a desejar, porém seria de muito bom grado se o autor também tivesse dado mais enfase nas características dos personagens e cenários por exemplo. Sem falar que incluir algumas cenas românticas entre Daisy e Gastsby deixaria tudo ainda mais emocionante, pois como nosso narrador era um dos personagens, coisas como o dialogo de reencontro do casal principal não foi mostrado. Senti falta desses pequenos detalhes me entendem?
De qualquer forma, eu volto a dizer que o enredo não deixou a desejar, e mesmo depois de ter finalizado a leitura há dias, essa trágica história não sai da minha cabeça. Com certeza luxo, adultério e violência são as palavras que definem bem este livro. O senhor Gastby é aquele tipo de personagem apaixonante, que te conquista aos pouquinhos, e Daisy quase me deixou enganar no começo, mas ao terminar a leitura eu só conseguia odiá-la. Já Nick é um sujeito encantador, o tipo de camarada que merece mesmo o titulo de 'meu chapa'. Adorei cada um deles, adorei até mesmo o fato de odiar alguns deles!
Essa minha edição é a da Editora Geração, ela tem capa dura e algumas fotografias do autor e dos filmes no meio dele. Além dessa eu também tenho uma outra edição com a capa do ultimo filme, que se vocês quiserem faço um vídeo mostrando as diferenças. Me digam nos comentários!
NOTA:

Um dos maiores escritores americanos do século XX. Suas histórias, reunidas sob o título Contos da Era do Jazz, refletiam o estado de espírito da época. Foi um dos escritores da chamada "geração perdida" da literatura americana. Oriundo de família católica irlandesa, ingressou na Universidade de Princeton, mas não chegou a se formar. Durante a primeira guerra mundial, alistou-se como voluntário. Começou a carreira literária em 1920, com This Side of Paradise (Este Lado do Paraíso), romance que lhe deu grande popularidade e lhe abriu espaço em publicações de grande prestígio, como a Scribner's e o The Saturday Evening Post. Seu segundo romance, The Beautiful and Damned (Os Belos e Malditos), foi publicado em 1922.Na França, concluiu o terceiro e o mais célebre de seus romances, The Great Gatsby (1925; O Grande Gatsby). Essa obra, uma das mais representativas do romance americano, descreve a vida em alta sociedade com uma aguda reflexão crítica. Em 1934 publicou Tender is the Night (Suave é a Noite), romance pungente que o autor considerava sua melhor obra. (SKOOB)
Um dos livros que eu tô louco pra ler! Já tem um certo tempo que ele tá na minha meta de leitura (e no kobo) mas sempre algum outro passa na frente. Sobre a resenha: Ficou show :) Parabéns!
ResponderExcluirhttp://cantinadolivro.blogspot.com.br/
Oii Thais tudo bem?
ResponderExcluirEssa capa me conquistou, ainda mais ela ser capa dura, não sabia que tinha adaptação. A história não me agradou porque não gosto que fica faltando detalhes na história como disse, mas ficou muito boa sua resenha, alias, esta linda as fotos!!
Fique com Deus! Aguardo sua visita *-*
http://www.doceliterario.com/
Thaís querida primeiro obrigada pela atenção lá no blog!!!
ResponderExcluirEssa é a primeira resenha que leio desse livro e garanto que adorei saber sua opinião. Não sabi que a história essa assim interessante. Eu quase vi o filme um dia desses, mas acabei indo fazer outra coisa. Enfim valeu pela dica, assim que possível vou ler o livro é ver o filme.
Leituras, vida e paixões!!!!
Xô te contar minha história com The Great Gatsby. Um dia, pelas bandas do YouTube, escutei uma versão de Over The Love que, tipo, AMEI! Cantada pela Lindsay Pearce, sendo que a original é da Florence pro filme. Fui conhecendo mais do musical com Pearce, aí descobri sobre o que se trata. Vi o trailer do filme, e decidi que não vou assistir nem ler, já que não curto nem um pouco histórias sobre adultério! rs De qualquer forma, ainda amo a música!
ResponderExcluirClara
@clarabsantos
clarabeatrizsantos.blogspot.com
Ai adorei a capa do livro , acho que a Editora Geração caprichou nessa edição, mas mesmo assim queria que a historia tivesse mais detalhes mesmo sobre o romance, seria muito mais interessante porem, ainda sim deve ser uma leitura muito gostosa de ler até porque nem é tão grande assim o livro.
ResponderExcluirBom adorei a resenha Thais Beijos :)
Adoraria ver o vídeo,estou faz algum tempo pra comprar esse livro,pois só ouço elogios e quero mto conhecer a história.
ResponderExcluirSempre me encantei pela capa do filme e quero saber que realmente compensa comprar essa,ou a outra.
Bjus
Oi Thais,
ResponderExcluirEu ia amar poder assistir o vídeo.
Amo as edições da Geração, é uma mais bela que a outra.
Só acho que os detalhes são muuuito importantes.
Beijocas ^^
Olá!
ResponderExcluirAinda não li o livro e nem mesmo assisti ao filme, mas estou com a baita vontade de fazer os dois, achei interessante o rumo que a história dá, e em parte por conta de dinheiro, coisa bem da época mesmo.
beijoss
Sublimar-me
Oláaaa! Sempre quis ler, mas me dá um desanimo ainda não descobri do quê, se é por causa da adaptação, se é a capa ou a falta de detalhes, ou o quê :/
ResponderExcluirBjssssssss
Thais :}
ResponderExcluirJá ouvi falar do filme, e tava doida pra assistir porque uma amiga minha fez meeegas recomendações muito boas, mas não conhecia o livro! O problema de livros de romances que se passam em outra época é que a gente espera "aqueles" diálogo, e quando o autor (a) não nos dá isso acaba nos decepcionando !! Trágica hitória??? Ah, você me deixou empolgada !!
Beijos :*
Primeiro de tudo que edição mais linda, eu sempre fico babando nestes edições de capa dura, meu sonho de consumo.
ResponderExcluirO fato de ter fotos no interior da um charme a mais, não é meu genero preferido, mas lindo de ter na estante, o filme não cheguei a ver, quem sabe uma hora eu me arrisco rs,
beijos.
essa edição da Geraçãoé linda. *--*
ResponderExcluirGosto demais da história, e sou louca pra ler outros livros de Fitzgerald. Tenho aqui na estante Suave é a noite... Adoro a forma como ele criticou a sociedade em Gatsby...
bjs, flor..
ps.: Leonardo Dicaprio <3
Oi Thais nunca tinha visto esse livro, mais confeço que me interessei, e ameei a capa rsrs
ResponderExcluirhttp://cantinhodathaa.blogspot.com.br/
Esse é o livro que eu compraria por "n" motivos, por causa da capa, porque é capa dura, porque é clássico, porque virou filme e mais alguns porquês.
ResponderExcluirEu nem sabia do que se tratava a história e achei bem interessante, já vai parar no skoob e no filmow O Grande Gatsby!
Que capa liiinda!
ResponderExcluirA Bianca fez resenha lá no blog, e ela adora esse livro. Confesso que não me interesso muito, apesar de amar o tema e de o filme parecer uma lindeza visual só, mas compraria só por essa edição :P UHASUHASUHASUHASUHASUH
Gostei muito da resenha! Quem sabe algum dia eu não consiga uma promoção bacana pra ler!
Beijos,
Denise Flaibam.
http://blogsomaisum.blogspot.com.br/
Eu tenho vontade de ler o livro e saber porque vc acabou odiando Daisy.
ResponderExcluirEu tb concordo com relação aos detalhes, não muitos, mas do reencontro teria que ter, né/
Bom saber que mesmo assim vc atribui o conceito ótimo ao livro porque então eu fico com mais vontade de ler.
A edição tá linda... eu adoro o Leonardo <3 e ter um livro com ele ia ser ótimo, hihi.
Bem, eu pretendo ler o livro, adorei o enredo, quero saber como Gatsby chega ao poder e se no final o casal fica junto ou não... Tb troço pelo Nick, acho que ele merece ser feliz.
Enfim, tenho que ler :) e depois ver o filme ;)
capa bem vintage, agora sendo sincera eu n curti muito e n tenho interesse pela leitura no momento.
ResponderExcluirsei que é um clássico e talvez eu leia um dia, porém este dia não é hoje (senhor dos anéis ashuuhsa).
tipo n vi o filme pq n sou mesmo curiosa pela história, mas se um dia eu ver e curtir quem sabe me de coragem de ler o livro.
Seguindo o Coelho Branco