Titulo Original: Jane Austen: a life revealed
Autor: Catherine Reef
Editora: Novo Século 
Ano: 2014
Páginas: 224
Gênero: Biografia, Literatura Juvenil
Sinopse: Uma biografia contundente, perspicaz e divertida como uma legítima obra de Jane Austen, a vida revelada da escritora mais importante do século XIX. Embora seja uma das escritoras mais amadas de todos os tempos, Jane Austen ainda é uma figura de grande mistério. Seria ela a gentil e doce tia Jane? Ou uma moça de língua afiada, ardilosa, como sugere sua escrita? Como passava seus dias? E, se ela nunca alcançou o mesmo final feliz de suas personagens, teria ao menos encontrado o amor verdadeiro? Ambientando sua narrativa no contexto da aristocracia inglesa do século XIX, Catherine Reef extrai informações de cartas escritas por Austen para conceber um relato íntimo da vida e dos sentimentos da escritora. A narrativa inclui detalhes dos seis fascinantes romances publicados pela escritora. (SKOOB)

Confesso que nunca li nada de Jane Austen, (não me julguem) e além de minha amiga Ana Luisa, que vive falando da autora e de suas obras pra mim e por aqui no blog, o que mais me chamou atenção para este livro foi com certeza sua capa e diagramação. (Ok, me julguem! rsrsrs) Inclusive o livro estava na minha Wishlist de Aniversário (ver aqui) e foi cordialmente cedido pela Editora Novo Século.


Se você não sabe Jane Austen é o nome de uma incrível autora Inglesa do século XIX, que ficou famosa por retratar os costumes e a sociedade de sua época com um toque de ironia. Porém não se sabe muito sobre Jane. Em sua época ainda não existia maquinas fotográficas, e único retrato autêntico da autora é uma pintura a óleo feita por sua irmã Cassandra. Mas em 'Jane Austen Uma Vida Reveleda', Catherine Reef juntou relatos e informações de cartas escritas pela própria Jane, além de detalhes das seis obras publicadas pela autora.


Vocês devem estar me achando uma tola por ler a biografia de uma autora cujo as obras eu ainda nem li, porém o que posso dizer a meu favor é que minha curiosidade foi bem maior que a minha tolice! E não me arrependo por isso, pois ler 'Jane Austen Uma Vida Revelada' foi aquele empurrãozinho que faltava, e no meio do livro eu já tinha concretizado a compra de Orgulho e Preconceito.


No livro, logo de inicio nos deparamos com arvore genealógica dos Austen, a infância de Jane e a de seus irmãos. A família era grande, então as informações não se baseiam apenas em Jane, mas em todos eles. No decorrer da narração as informações se concretizam com palavras dos próprios familiares e amigos, como citei mais acima, através das cartas. Ilustrações de situações e costumes do século XIX também fazem parte do contexto, além de cenas das adaptações das obras de Jane ao cinema, e curiosidades como obras que inspiraram filmes atuais, como o caso de As Patricinhas de Beverly Hills (um dos meus filmes favorito ).   


Além de informações sobre sua vida e sua 'carreira', os fatos narrados aqui nos transportam para um passado real, onde meninas eram enviadas a colégios internos durante a infância e lá viviam em situações precárias das quais os pais não faziam ideia. Nos mostra como a taxa de mortalidade entre mulheres jovens eram comum naquela época, principalmente envolvendo morte pós parto. Maridos que estavam longe de casa por conta de guerras, e casamentos arranjados até mesmo entre parentes para manter o padrão financeiro das famílias ricas. Coisas que naquela época eram muito comum, mas que me deixaram de queixo caído ao encara-las agora. Como dar um filho para um casal de amigos estéreo só para o mesmo herdar alguma fortuna. Juro que eu não fazia ideia que era algo normal naquela época. 

Não vou falar muito para não virar spoiler, mas o que posso dizer é que 'Jane Austen Uma Vida Revelada' é uma Biografia de narração leve e divertida, fluí com facilidade e te faz querer ler nas entrelinhas. Todos os fãs da autora deve inclui-lo imediatamente em sua coleção. E aqueles que como eu só precisam de um empurrãozinho, a obra é fatal para te direcionar por qual das seis obras de Jane começar. 

NOTA: 


Catherine Reef é o autora de mais de 40 livros de não-ficção, incluindo muitas biografias altamente aclamado para os jovens. Ela mora em College Park, Maryland.



Irei começar com Orgulho e Preconceito, alguém aí já leu? Qual foi a obra que te apresentou a escrita de Jane Austen? Vocês me recomendariam começar por outra?

XOXO
Curta no Facebook e Participe do Top Comentarista

Comentários via Facebook

17 comentários:

  1. AMEI SEU BLOG , ELE TEM UMA PRESENÇA VISUAL MUITO GRANDE E QUE PRENDE A NOSSA ATENÇÃO .
    PARABÉNS E MUITO SUCESSO !
    UNHASDAGABRIELA.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  2. Realmente a diagramação dele é linda, não posso duvidar disso *-*
    Tenho muita curiosidade de conhecer a vida da Jane Auste, eu já li uma de suas obras, Orgulho e Preconceito e tenho que dizer que é bem complicadinha a leitura para quem não tem costume, tive que começar duas vezes para pegar o ritmo da coisa, mas ela retrata muito bem os costumes da época..sem falar nas suas ironias bem cordiais e disfarçadas durante a leitura. Adorei!
    beijoss
    Sublimar-me

    ResponderExcluir
  3. Esse livro sem duvida é muito lindo, eu acho que todas as biografias deviam ser assim capa dura e ser fofinhas como Jane Austen: Uma vida Revelada, eu confesso que não conhecia Jane Austen também, e não conheço nenhuma obra dela também mas, acho que esse livro é um ponta pé inicial para conhece-la de forma mais profunda, pois acho incrível como esses escritores antigos ainda podem influenciar o modo dos escritores escreverem ainda hoje em dia e se não fosse por eles não conheceríamos o modo de vida da época. Ótima resenha....... beijos........ :)

    ResponderExcluir
  4. Também nunca li nada dela, mas Orgulho e Preconceito sinto uma necessidade de ler, é como um clássico obrigatório. Geralmente não leio biografias, mas o modo de vida da Jane Austen e a época me deixam curiosa. Só pela capa eu já compraria!

    ResponderExcluir
  5. Oláaaa! Bom, não julgarei você por que estou no seu time (nunca li nada de Jane Austen) fico curiosa para saber sobre suas obras, pois nunca vi ninguém falar mal!!!!
    Amei a capa (já disse isso anteriormente) e fiquei surpresa com esse livro, não imaginava que meu filme queridinho (As patricinhas de Beverly Hills) fez "parte" dessa inspiração da autora, chocaaaada!
    Super beijo!

    ResponderExcluir
  6. Não gosto mto de biografias,mas essa me interessou pelo mesmo motivo que a vc,a edição está linda!
    Tbm não li nada da autora,mas sou louca pra ler,tanto se fala nela né.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. carramba n sabia q patricinhas de b. tinha sido inspirado em algo da jane *--*
    gostei desse livro já ahuashu to querendo le, sem contar que amei a capa. mt linda!

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  8. Só conhecia o livro pela capa mesmo no Skoob. Não sabia exatamente do que se tratava e do que abordava nele, fiquei muito interessada <3 Já li alguns livros da Jane e amo a autora e suas narrativas >< Espero que você possa ler algo dela em breve ;}

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esse!
    Mas estou que nem você: Nunca li nada dela, hahaha.
    Só vi os filmes, confesso. Shame on us!
    Estou para ler o Austenlândia e esse também. Aí quem sabe me aventuro em Orgulho e Preconceito.

    Beijooooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  10. Não te julgo (eu também não li nada da Jane Austen, apesar de tantos comentários positivos). Pretendo conhecer as obras da autora, mas não sei se me animo a ler a biografia hehe.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  11. Oii Thais !
    Eu também não li nenhum livro da Jane Austen, até tinha vontade de ler Orgulho e Preconceito, mas tenho medo de ser uma leitura parada pra mim..
    Confesso que também não sou fã de biografias, mas o livro me conquistou pela beleza, a editora com certeza caprichou na edição dele, e eu compraria só pra enfeitar a estante, e quem sabe não dar uma chance pra leitura :}
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  12. Assim como você ainda não li nada da autora..alias acho que ja li..no tempo do colegial, mas como tem muiiiitos anos ja nem lembro mais rsrs.
    Este livro em capa dura esta muito lindo, ia ficar um charme na minha estante,
    eu ainda pretendo comprar os livros da autora,não sei se vou chegar a ler, mas eu quero rsrs.
    beijos.

    ResponderExcluir
  13. Eu também nunca li rsrs, tinha um livro na escola que era doida pra pegar o nome era A melhor amiga de Jane Austem e a capa era perfeita, mais o livro acabou sumindo e nun consegui pegar :(
    Sua resenha despeto muito interesse viu :D

    ResponderExcluir
  14. Oi Thais!
    Os livros da Jane são muito amor! Já li Orgulho e Preconceito, tenho Razão e Sensibilidade (e é o meu favorito so far) e Emma. Sou looouca pra ler A Abadia de Northanger e Persuasão (na verdade, sou louca pra ler todos ASUHASUHUHASUHASUHAS).
    Esse livro eu queria exatamente pra conhecer mais da Jane, mais que só pesquisas em internet apontem *-* se mostra a realidade da época, então, eu me apaixono ainda mais, porque adoro história! Vou tentar comprar assim que possível - porque agora pós-black friday tô falida.
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei a diagramação...
    O livro parece um diário, tem até fitinha para marcar a página, né!
    eu não li nada na Jane,na verdade eu li no colégio, mas eu fui obrigada então não lembro.
    Mas os filmes eu já curti, então já pensou os livros?
    As patricinhas... é shou de bola, né?
    Eu adoro.
    Tb quero este livro, fiquei com inveja de ti, hehe.
    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Thais sempre me fazendo pirar com as tuas edições lindas né, HAHAHA. Comprei aquela edição mara da Jane Austen três em um depois que vi no seu vídeo e agora vi essa biografia e estou pirando muito (já coloquei até no carrinho), hahaha beijos :*

    http://estantedalana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ameiiiii essa biografia, além de linda é super gostosa de ler! Nade de biografia massante cheia de coisas desnecessárias sabe?
      Super recomendo!!! <3

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!