Titulo Original: FanGirl
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Ano: 2014
Edição: 1º
Páginas: 422
Gênero: Ficção Norte-Americana
Comprar: Submarino | Shoptime | CulturaAno: 2014
Edição: 1º
Páginas: 422
Gênero: Ficção Norte-Americana
Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias? (SKOOB)
FanGirl é o segundo romance jovem-adulto
Nele conhecemos Cath, uma adolescente que acaba de entrar para a faculdade. Ela tem uma irmã gêmea chamada Wren, ambas sempre foram muito apegadas uma a outra, mas ultimamente Wren vem se afastando e tendo atitudes totalmente contrárias das de Cath. A mãe abandonou a família quando as meninas tinham apenas 8 anos, e desde então as irmãs foram criadas apenas pelo pai.
Agora Cath vem tentando lidar com sua vida na Faculdade, a indiferença de Wren, os quilômetros que a afasta do pai, sua enorme repulsa em fazer novas amizades ou se comportar como a maioria dos alunos do primeiro ano (que só querem saber de beber e farrear), mas principalmente com a dificuldade em postar na sua página do Fanfix, onde é super famosa e tem milhares de acessos diários em seu perfil por escrever Fanfictions da famosa série de livros Simon Snow.
Até aqui tudo bem, o livro nos mostra um pouco da nova rotina da garota nerd que acabou de deixar o ensino médio e sua fortaleza (casa e família/pai) para viver em um campus, onde badalar, encher a cara e namorar muitooooo é normal para todos ali naquele ambiente, menos para ela. Sem falar no fato de ter uma colega de quarto que aparentemente a odeia e vive levando garotos para o dormitório, principalmente o extrovertido Levi. Que mesmo Cath não querendo, acaba lhe conquistando e despertando sentimentos - até então - nunca vivido por ela.
FanGirl tem a mesma pegada geek, leve e apaixonante de Eleanor & Park (resenha aqui). A autora tem aquele dom de envolver o leitor aos pouquinhos, de uma maneira que abandonar a obra acaba sendo totalmente doloroso. Eu mesmo passei madrugadas em claro na promessa de ler só mais um capitulo, e no fim das contas um era insuficiente, me entendem?
Spoilers a parte, confesso que nesse atual momento me encontro perdidamente apaixonada por Levi, acho que criar mocinhos que nunca existirão na vida real é outra especialidade da autora. Sem falar na sua dose de drama familiar que parece ser constante em suas obras, e que de certa maneira aproxima o leitor dos personagens e das situações narradas ali. De qualquer forma Rainbow já está no topo da minha lista de autores favoritos, daqueles que eu seria capaz de ler até mesmo a lista de supermercado, sabe?
Mas mesmo estando nessa atmosfera de satisfação com o enredo, algo que eu achei bem desnecessário foi a inclusão de trechos da série Simon Snow, e das Fanfiction de Cath. Se fossem trechos curtos eu até não ligaria muito, mas teve momentos em que tínhamos mais de uma página disso, considerei uma verdadeira perca de tempo e desperdício de papel. Enfim, me identifiquei muito com Cath, e talvez isso tenha sido o que me fez envolver tanto com a história. Acho que eu poderia passar o resto do dia aqui suspirando e dizendo o quanto FanGirl é incrível e me deixou leve, apaixonada, satisfeita com a leitura. Só que para isso eu teria que soltar muitos spoliers, e sei que vocês me matariam por isso. Então, para concluir vou responder o que muitos vem me perguntante: FanGirl não é continuação de Eleanor & Park, mas é tão envolvente quanto! Super recomendo, estará no post de melhores leituras do ano, com certeza!!
NOTA:

Rainbow Rowell escreve sobre adolescentes (Eleanor & Park e Fangirl), e às vezes sobre adultos (Attachments e Landline). Mas ela sempre escreve sobre pessoas que falam MUITO! E pessoas que sentem que estão fazendo tudo errado na vida. E pessoas que se apaixonam. Quando não está escrevendo, Rainbow lê quadrinhos, planeja viagens para a Disney e discute sobre coisas que não são muito importantes. Ela vive em Nebraska com seu marido e dois filhos. (SKOOB)
E para a minha alegria a Editora Novo Século estará lançando ainda este mês o livro 'Anexos', onde Lincoln trabalha monitorando e-mails de uma empresa, e Beth que trabalha nesta empresa passa boa parte de seu dia trocando e-mails sobre situações hilárias de sua vida. Até que Lincoln acaba percebendo que está se apaixonando por Beth, mas aí já é tarde de mais para se apresentar. (...) Ansiosos?? Eu sim!! Estou contando os dias para tê-lo em mãos. E quero mais Rainbow na minha vida produção *--*
XOXO
Curta no Facebook e Participe do Top Comentarista
Olááá
ResponderExcluirAmei a resenha e estou muito muito ansiosa para ler este livro, que capa liiinda e tem meu apelido na capa kkk adorei
Comprei o outro da autora mas ainda não tive tempo de ler, infelizmente.
Ótima resenha viu?
Adorei
Beijão
http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/11/resenha-lista-negra-jennifer-brown.html
Que resenha maravilhosa *-*
ResponderExcluireu estou doida pra ler esse livro, comprei ele hoje rsrs
eu li Eleanor & Park e gostei bastante e depois quando fui dar uma olhadinha nos livros da autora eu vi esse e falei " vai ser esse " rsrs
beijos :D
Nossa que resenha maravilhosa, esse livro definitivamente esta na minha compras que história mais legal eu super me identifiquei com a Cath pois, sou igualzinha, nunca escrevi fanfics na vida mas, passei pela mesma coisa na facul, era diferente e eu tive que me adaptar também, você não sabe a vontade que eu estou de ler esse livro agora, sem contar que essa capa verde é a coisa mais linda . Ansiosa :)
ResponderExcluirDepois que li Eleanor e Park fiquei mto interessada em qualquer obra da autora!O livro é um amorzinho <3
ResponderExcluirE esse parece seguir a msm fórmula!Preciso ler!
Bjus
Esse livro parece ser muito fofo, e um 'mocinho' que nos faz suspirar durante
ResponderExcluire apos a leitura é tudo de bom.
Eu ainda não chegue ia ler o outro livro da autora, mas ja esta na minha lista de presentes de natal rsrs,
Espero poder ler este e o anterior em breve, eu gosto de livros fofinhos depois de ler um mais pesado, beijos.
A capa é linda mana *-* omg
ResponderExcluirNunca li um estória que falasse de irmãs e quanto mais gêmeas!? nunca. mas deve ser muito legal e divertido. E essa estórias que gêmeas pensam iguais, nunca concordei e o livro deve passar bem isso. Quero muito esse livro da autora mas antes.. Elleanor e Park *-*
beijoss
Sublimar-me
Olá! Eu sempre quis ler alguma coisa de Rainbow Rowell primeiro por causa das capas (confesso), segundo por que são histórias adolescentes e eu adooooooro!
ResponderExcluirQuero muuuuuito conhecer Cath :D
http://estoulendoo.blogspot.com.br/
Bjsssss
cara esse livro definitivamente deve ser mt meigo, mas o lance de trechos mt grandes e desnecessário me deixa chateada pq as vezes o autor parece q acrescenta coisas só pra encher linguiça de propósito.
ResponderExcluirsao tantos livros para ler e esse acabou de ganhar um lugar na minha IMENSA lista de livros que ainda vou ler, amo esse tipo de historia e me identifiquei muito com a cah, estou ansiosa para ler ele
ResponderExcluirSe é autora de ler até a lista de supermercado preciso ler algo dela logo! A capa e o título de Fangirl já me chamam a atenção, vida de pós ensino médio e pré faculdade me chamam mais atenção ainda!
ResponderExcluirBasicamente: lista de vou ler aumentando.
Oi Thais,
ResponderExcluirQuantos elogios para um livro só hein? rsrs
Não li nada da da Rainbow Rowell, mas são tantos elogios aos livros dela que a minha vontade de lê-lo só aumenta, com certeza a pegada geek que ela traz no livro e a dificuldade da adaptação da Cath à vida universitária são ingredientes de uma excelente história.
Beijocas ^^
Oii Thais !!
ResponderExcluirMenina, to apaixonada por esse livro !! Desde que soube do lançamento fiquei doida por ele.. Ainda não conheço a escrita da autora, mas todos os comentários sobre os livros dela foram super positivos!
Realmente é complicado se adaptar a algo que é tão diferente (e tão errado) daquilo que você vive, e eu não vejo a hora de saber como vai acabar essa história :}
Beijos !!
Fangirl é um dos meus livros favoritos pelo resto da vida desde que eu o conheci!
ResponderExcluirA Rainbow tem uma escrita tão tão amorzinho, cria personagens de um jeito tão querido, de maneira que tu quer conhecê-los na vida real (oi Levi) e quer ser amiga deles e quer casar com todos eles, porque não é possível uma história tão fofa não existir! ASJKFNIKSGBAUIGBAUOSA
Eu vejo bastante gente reclamando da inclusão dos trechos das fanfics da Cath, mas sabe que foi uma das minhas partes favoritas? Mostra a evolução da história da Cath de acordo com a evolução da história do Simon e do ship dele; achei genial da parte da Rainbow *-*
Adorei a resenha!
Beijos,
Denise Flaibam.
http://blogsomaisum.blogspot.com.br/
Pelo que tenho lido os livros da autora tem deixado muitas gurias deprimidas... todos querem um amor igual ao dos livros. hehe.
ResponderExcluirEu li resenhas negativas deste livro, por incrível que pareça e fiquei receosa em comprá-lo (já tenho Eleanor e Park <3).
Agora, depois de todos os elogios, da nota máxima, eu preciso ler este livro.
Não vou comprar ainda, váá que eu ganhe, hihi.
Adoro fanfics <3, mas tb acho que tem que ser comedido, ainda mais se é por nós desconhecido, né? hehehe
Adorei sua resenha, sem mais ;)