Titulo Original: A Ilha dos Dissidentes
Autor: Barbara Morais
Série: Trilogia Anômalos - Volume 1
SER LEVADA PARA uma cidade especial não estava nos planos de Sybil. Tudo o que ela mais queria era sair de Kali, zona paupérrima da guerra entre a União e o Império do Sol, e não precisar entrar para o exército. Mas ela nunca imaginou que pudesse ser um dos anômalos, um grupo especial de pessoas com mutações genéticas que os fazia ter habilidades sobre-humanas inacreditáveis. Como única sobrevivente de um naufrágio, ela agora irá se juntar a uma família adotiva na maior cidade de mutantes do continente e precisará se adaptar a uma nova realidade. E logo aprenderá que ser diferente pode ser ainda mais difícil que viver em um mundo em guerra. (SKOOB)Sybil, é uma garota comum que mora em Kali, um lugar que vive sob o julgo da União. É nesse lugar aonde toda a guerra entre a União e o Império se concentra, e é por isso que determinada a não se tornar parte do exercito de Kali, que Sybil acaba embarcando em um navio, Titanic III (adorei o nome ahhaha), em direção ao Pacifico, onde vivem os refugiados.
Mas assim como aconteceu com o primeiro Titanic, o Titanic III acaba afundando e a unica sobrevivente é Sybil. Mistérios a parte, descobrimos que o motivo de Sybil não ter morrido é pelo fato dela ser uma anómala, ou seja, possuir um certo dom, como um poder especial. E esse dom está ligado a água.
Depois da descoberta da sua mutação Sybil é enviada para Pandora, região aonde apenas os anômolos vivem. Lá ela é "adotada" por Rubi, uma mulher super simpática, que é mãe de Tomás e cunhada de Dimitri. Sentindo-se acolhida e pertencente ao ambiente como nunca antes na vida, Sybil não demora a se tornar parte da turma em Pandora e muito menos a fazer amizades e desenvolver sentimento mais profundos por aqueles com quem convive.
Na escola, lugar onde passa a frequentar, Sybil faz seus primeiros e reais amigos, Naoki, Andrei e Leon. Além das matérias consideradas normais, Sybil e os amigos fazem matérias que os ajudam a conhecer, controlar e evoluir os dons que possuem. Para completar a carga horária, Sylbi decide fazer a matéria TecEsp, uma matéria carregada de mistérios e que muitos desejam fazer, mas pouquíssimos conseguem.
Algum tempo depois, Sybil já está acostumada a vida em Pandora e até a ama, e é então que sua vida da uma nova reviravolta. O professor da aula de TecEsp, da uma gincana aos alunos e sem que eles saibam, aqueles que mais se destacarem irão para uma missão. Sybil, quando descobre o "premio" da gincana, começa a sentir-se apreensiva, pois na última missão um dos alunos faleceu, e agora ela participará de uma missão sem a garantia de voltar viva.
A Narrativa da Bárbara é muito boa, é uma narrativa bem dinâmica, fluída e que permite o leitor se envolver na trama. Os detalhes encaixados por ela (como o nome dos lugares, por exemplo), a falta de uma noção espacial e geográfica exata, são elementos de muito valor para trama e foram lançados nela de uma maneira muito inteligente.
As personagens são extremamente cativantes, principalmente o Andrei, gente que menino apaixonante hahahha. E o mais legal é que atitude e idade batem, ou seja, não são aqueles adolescente com uma "super maturidade", que mais parecem adultos, tudo é equilibrado.
Sobre paixão, eu shippei Andrei e Sybil do inicio ao fim, mas apenas pequenas faíscas rolaram, então eu espero que até o ultimo livro da trilogia, aconteça uma grande evolução no relacionamento desses dois viu hahahhahah.
Uma pequena critica, é que por ser um livro de guerra, com características distópicas, eu acabei sentindo a falta de um pouco mais de ação, assim como Divergente (resenha aqui), tiro e bomba, só rolou mesmo mais pro fim da narrativa. Mas tirando isso é um ótimo livro! Ah! Dessa vez resolvi deixar um quote para vocês que me conquistou imensamente ♥
"Suspeito que amor é só um tipo diferente de amizade" (p.121)
NOTA: 

Beijos , Anna (:
Nasceu e mora em Brasília e está se graduando em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). É membro da Aiesec, organização internacional voltada ao intercâmbio cultural e desenvolvimento de lideranças entre jovens, e uma leitora voraz. Faz parte do Clube do Livro de Brasília e adora organizar eventos literários. Além de sua vasta experiência em trocar bilhetes em sala de aula, derrubar objetos por acidente e consumir cultura pop, ela escreve em seu blog, o Nem Um Pouco Épico (www.nemumpoucoepico.com). Já teve contos publicados em coletâneas, e sua trilogia "Anômalos" será publicada pela editora Gutenberg. O primeiro volume, "A ilha dos dissidentes", foi lançado em setembro de 2013. (SKOOB)
Adorei Anômalos! Foi uma das melhores leituras do ano passado! E foi super rápido também, lembro que li em dois dias. Estou esperando o final do ano para comprar o segundo da trilogia, mal posso esperar!
ResponderExcluirEu adoro uma boa distopia, e este livro parece ser bom,
ResponderExcluirmas ele parece ser para um publico mais juvenil ou é impressão minha...uma pena as cenas de ação serem bem no finalzinho, mas como é o primeiro livro tudo bem rs ele esta nos apresentando a serie, o livro parece ser bom, quem sabe eu o leia,
beijos.
Eu ainda nao li esse livro, mas assim como voce quando o livro foi lançado foi-se um fuzue danado, ainda tenho curiosidade de ler esse livro a narrativa que a autora criou e realmente algo muito bom. A cada dia que passa vejo os autores nacionais evoluindo isso e muito bom!
ResponderExcluirOi Anna!
ResponderExcluirGosto bastante de distopias e fantasias, mas a sinopse desse livro não chamou muito minha atenção... Como você disse que os personagens são bem cativantes fiquei mais curiosa, pois gosto de protagonistas que me façam torcer por eles, quem sabe acabo dando uma chance para o livro...
Beijos!