[Filme] Um Dia

postado dia 11 outubro 2014

Diretor: Lone Scherfig
Duração: 107 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Drama
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Classificação: 12 anos

Sinopse: Depois de terem passado, na universidade, o dia da sua formatura juntos – 15 Julho, 1988 – Emma Morley e Dexter Mayhew começam uma amizade que irá durar a vida inteira. Ela é uma rapariga simples cheia de princípios e ambições que sonha transformar o mundo num lugar melhor. Ele é um irresistível playboy que sonha fazer do mundo o seu recreio. Durante as duas décadas que se seguem, momentos chave do seu relacionamento são vividos ao longo de vários dias 15 de Julho das suas vidas. Juntos ou separados, acompanhamos Dex e Em através da sua amizade, discussões, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. Algures ao longo da sua jornada, estas duas pessoas apercebem-se de que desejam e procuram o que afinal de contas esteve sempre ali. Ao ser revelado o verdadeiro significado do dia que passaram juntos em 1988, ambos entendem a natureza do amor e da própria vida.

Quem acompanha o blog sabe o quanto eu me aguentei para assistir esse filme somente depois de ler o livro (resenha aqui), e mesmo em meia a tanta dificuldade (pois o filme estava me chamando) eu só o fiz depois de concluir a leitura (ano passado). Inclusive esse post estava em rascunho a muito tempo e só agora eu lembrei de libera-la.

Como na maioria das adaptações 'Um Dia' é bastante diferente do livro em alguns aspectos, porém consegue ser muito semelhante em outros. Para ser mais especifica, quero dizer que a diferença entre ambos é a ordem como as coisas acontecem, não digo das datas, e sim dos detalhes. Por exemplo, logo no começo do filme temos o ano de 2006, que é praticamente o final da história no livro, que por sua vez começa exatamente no ano de 1988, quando Em e Dex estão tendo uma noite de amor. Isso no filme não fica muito especifico, então acredito que as pessoas que nunca leram este livro, ou as que não tem o habito de ler, não sabem muito bem o que aconteceu naquela noite, a primeira noite do casal.


Mas a falta de detalhes nas cenas se tornam insignificantes pela fidelidade com as frases do livro. Frases que são muito importante para dar sentido a história. Por exemplo quando Dex diz a Em que se no dia de São Swithin, fizer chuva, algo constante acontecerá. E isso faz o maior sentido para o contexto da história, que gira através de um mesmo dia, só que de ano sequentes. Achei isso muito importante.

Assim como o livro as cenas mais tocantes de 'Um Dia' me fizeram chorar feito criança. Sempre quando começo uma leitura eu fico imaginando os personagens em filme, e quando o tal livro já  é um filme, fica mais fácil ainda imaginá-los. Anne Hathaway, além de ótima atriz é uma das minhas favoritas, e eu não estava me aguentando para vê-la no papel de Em. Acho que não poderiam ter escolhido atriz melhor. Jim Sturgees, conseguiu ser um ótimo Dex, lindo e atraente do começo ao fim, até mesmo com cabelos grisalhos.


'Um Dia' é um livro e um filme que eu indicarei para o resto da vida, faço questão de que o universo o conheça. Acho muito difícil alguém na faixa dos vinte e poucos anos não se identificar com Emma ou Dexter, ou até mesmo com a situação amizade/amor do casal. Tudo o que acontece em torno deles são situações bem reais em nossas vidas, que consequentemente nos faz tirar uma lição de vida e pensar no futuro e como vale a pena se arriscar para ter quem você quer ao seu lado para o resto da vida. Afinal, nunca sabemos quanto tempo tem as nossas vidas, então por que não se arriscar?


Então se você gosta de romances, assista! Se você apenas curte um pouco, arrisque, ou caso contrario nunca saberá se irá gostar. E lá vai um conselho de amiga: de preferencia assista com o namorado, ou aquele amigo que no fim das contas é mais do que amigo.

XOXO


Comentários via Facebook

9 comentários:

  1. Eu já assisti esse filme e amei amei de paixão!
    Adorei a sua resenha
    http://surejustnot.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha eu sou muuuuuito suspeita em dar algum tipo de cometário a respeito do filme ou do livro, porque amei os dois, cada um na sua essência. Foi uma surpresa assistir o filme e ler o livro (fiz isso na ordem inversa) que vc, mas não me arrependi. Com certeza o livro explora muitos aspectos que o filme não teria como, mas um não deixa a desejar do outro

    ResponderExcluir
  3. O filme, assim como o livro, parece ser maravilhoso!
    Ganhei o livro esse ano e so falta ler para conferir o filme!
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  4. Oi Thais! Eu vi o filme sem saber do livro e nossasenhora eu chorei litros, solucei! Aquela cena que você já sabe que é um spoiler e eu NAO estava esperando foi um soco nos pulmões :'( Mas eu concordo com você, enquanto eu lia eu fui lembrando do filme e achei uma ótima adaptação para um ótimo livro ^^ beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu não li o livro, mas o filme fui correndo assistir rs,
    e eu gostei mas não consegui me apegar aos personagens..eu não consigo entender pessoas que esperam anos por serem 'enxergados' se você fica com ela..não deixa as coisas irem acontecendo rs, mas acho que penso assim pois sou BEM pratica na vida real, sem mimimi e deixar pra depois, se da é agora rsrs. nunca deixo pra depois o que posso fazer AGORA.
    Mas achei lindo..de uma forma, eu entendi o amor deles..mas não sou assim, por isso não consegui amar.
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Adorei esse filme e odiei o livro, como você bem sabe.
    Acho que o filme conseguiu passar toda a emoção da história, emoção essa que não senti com o livro.
    Curti a crítica ;)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Thais!
    Tenho uma relação de amor e ódio completa com o livro, então nem cheguei a assistir o filme... acho a história dos dois linda e fico feliz que as frases tenham sido mantidas, fiquei curiosa agora, mas não se tenho coragem para assistir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ate hoje nao assisti esse filme, mas ja vi que vou chorar , ó vida! Gostei bastante dessa sua dica (LOL).

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!