
Oláaaa, hoje eu vim falar com vocês sobre um tema que cada dia mais está ganhando espaço na minha vida e que eu estou amando (hahahah), eu vim falar sobre Curta-Metragem.
O que é um curta-metragem?
É um filme de pequena duração, sendo que nos Estados Unidos, essa duração pode ocorrer em até 40 minutos, e já no Brasil não pode passar de 15 minutos.
Por que só agora o interesse?
Eu acreditava verdadeiramente que um curta não conseguiria me tocar igual a um longa-metragem, e não achava os temas e as abordagens tão interessantes assim. No entanto, acabei percebendo depois de algumas leituras, que os curtas são como os contos, te prendem por nocaute, não são como os longas-metragens que vão te ganhando aos pouquinhos. E por isso resolvi dar mais uma chance a esse gênero e acabei me apaixonando.
Por causa dessa nova paixão resolvi criar este post, para dividir com vocês três maravilhosas experiencias, que tive nesses últimos dias, com três diferente curtas.
CUERDAS

Antes de continuar a ler esse post, se você não assistiu a esse curta, pare e vá faze-lo.
Cuerdas é um curta infantil, que nos conta a história de uma menina que leva uma vida aparentemente normal. No entanto, em um dia tipico uma nova criança é apresentada a turma dessa menina, como um novo membro do corpo estudantil. Mas esse novo menino, não é uma criança comum, deficiente físico, o menino não consegue se mexer ou comunicar, devido a isso ele é colocado pelo coleguinhas a margem, é deixado de lado. Porem, a menina é sensível a esse novo coleguinha, e sabendo das dificuldades dele, junta-se a ele em brincadeiras, em companhia e outras coisas, permitindo assim que o menino consiga fazer tudo o que uma criança "normal" faz.
Dizer que o curta é emocionante é pouquíssimo. Chorei muito quando assisti ao curta, porque ele é de uma sensibilidade gigantesca. Você se vê capaz de perceber através do olhar de uma criança o outro, aquele que é diferente, é de uma magnitude que não é possível descrever e que te faz, sim, para e pensa: "o que eu tenho feito da minha vida?"
Enfim, todo mundo DEVE assistir a esse curta, crianças, jovens adultos e idoso!
FILTRO DE PAPEL
Filtro de Papel é um curta Brasileiro dirigido pela atriz Eliane Giardini (alguém percebeu que eu sou apaixonada por essa mulher? hahaha - Falei dela aqui) e sua filha Mariana Betti. No curta, temos uma mulher que leva uma vida automatizada, como se fosse um robozinho, que ao som do despertador se coloca de pé e metodicamente realiza as mesmas ações todos os dias. Porém, em um dia como outro qualquer, logo pela manhã ao realizar as primeiras ações rotineiras ela percebe que não tem filtro de papel em sua casa para ela coar o café, e a partir desse fato toda a vida organizada se desconstrói e a mulher fica numa suspensão emocional sem saber o que fazer.
O curta trás uma característica recorrente na obra de Clarice Lispector que é a epifania. Ou seja, através da falta de um algo tão presente em sua rotina, a mulher tem um insight, uma epifania e passa nessas suspensão de tempo a refletir sobre toda a vida, sobre suas ações, suas escolhas e outras coisas. Interessantíssimo, o curta me levou a refletir sobre essa vida automatizada que levamos e ofato de por isso acabarmos deixando de lado alguns desejos e sonhos. Super indico também!!
THE BOY NEXT DOOR
The Boy Next Door, é um curta gringo, e nos conta a história de um rapaz que é garoto de programa. Ele vai ao encontro de um cliente, mas ao chegar lá o cliente precisa sair e ele acaba ficando sozinho. Nesse período sozinho, seus medos inseguranças e monstros acabam vindo a superfície. O filho do cliente, um menino, vai a procura do pai por medo dos monstros que habitam em baixo de sua cama e acaba encontrando o rapaz. E é nesse encontro de duas almas tãaao dispares, mas tão atormentadas pelo medo que temos uma emocionante união.
Existe uma cena no curta que me marcou profundamente, e me fez refletir bastante sobre como o medo e a insegurança nos cegam e nos fazem parar. O curta também trata de uma sensibilidade que devemos ter uns com os outros, principalmente quando o assunto é aquilo que nos amedronta.
Enfim, essas foram minhas dicas, de curtas que me marcaram de alguma forma. E vocês gostam desse gênero? Tem algum curta favorito? Me contem tudo!!!
Beijos , Anna (:
Oie, tudo bom?
ResponderExcluirEu não tenho o costume de assistir curtas, mas gosto desse tipo de filme. Eu já conhecia o Cuerdas e ele é simplesmente tocante. Ensina muitas coisas para quem assiste. Fiquei interessada no curta Filtros de Papel. Vou pesquisar sobre ele.
Beijos!
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
eu sou apaixonada por curtas. Vejo quase sempre. Mas teve um período que eu assistia uns 30 por dia hahahahaha volta e meia revejo meus preferidos...
ResponderExcluirVou assistir esses que vc indicou ^^
bjs, Anna
http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/10/um-classico-da-literatura-russa-morte.html
Você precisa ver "Eu não quero voltar sozinho". É brasileiro e é muito lindo! Vou ver esses aí depois. ;)
ResponderExcluirhttp://eu-ludmilla.blogspot.com.br/
Adorei as indicações Anna, eu sou apaixonada por curtas especialmente se forem em desenho animado. Desses que você indicou aqui eu só tinha assistido o peimeiro, mas fiquei horas tentando encontrar o último, você poderia ter colocado os links! hihihih
ResponderExcluirEu adoro assistir curtas e o animado ja tinha visto, alias vi muiiitas vezes rs, ele é tocante.
ResponderExcluirOs outros ainda não tinha conhecimento, mas vou procurar para assistir,
espero encontrar para assistir, beijos.
Oi Ana!
ResponderExcluirAdoro curtas, assisto mais as animações, minha paixão começou com os da Pixar, que passam no cinema antes do filme, sabe? Gostei tantos de alguns deles que comecei a procurar e tem muitos ótimos. Desses três só assisti Cuerdas e também me emocionei muito com a história! Vou procurar os outros dois, fiquei bem curiosa sobre Filtro de Papel. Se você gosta de animações assista Alma é muito bom, tem no youtube :)
Beijos!
Esse curta da CUERDAS é tão fofinho que deu um aperto no coração no final. Somente o ultimo que nunca tinha visto, a serie Cupido da Corneto tambem e bem fofinha.
ResponderExcluir