Titulo: O Espelho das Diferenças
Autor: Fábio Gai Pereira
Ilustrador: Martina Schreiner
Páginas: 32
Editora: Edelbra
Ano: 2014
Faixa Indicada: 6/9 anos
Gênero: Literatura Infantil
Comprar: Fnac, Edelbra
Sinopse: João Leonardo era um menino perguntador. Se tinha uma dúvida, perguntava mesmo. E a história do ovo deu pano pra manga. Cresceu, deu cria na cabeça do João e levou-o a muitas outras perguntas, que trouxeram mais dúvidas, que viraram outras tantas perguntas para as quais ele foi buscar as respostas. A história de João Leonardo é um estímulo para reflexões de natureza filosófica e dá conta de uma necessidade que as crianças também têm: refletir para resolver seus problemas. (SKOOB)

Estou acostumada a resenhar livros do gênero infanto-juvenil aqui no blog, e apesar de também apreciar a literatura infantil, acredito que essa é a primeira vez que resenho um livro assim, inteiramente voltado à esse tipo de publico. Mas vamos lá!


Crianças são sim curiosas, mas João Leonardo, com apenas oito anos de idade era diferente das outras crianças de sua faixa etária, é que João Leonardo era o mais perguntador de todos os meninos. E nossa história começa quando ele pergunta para sua mãe o porque aqueles dois ovos em seu prato tem o mesmo nome se não são iguais? Se um ovo é maior que o outro, porque ambos se chamam ovo? Se a cor da pelezinha que cobre um ovo não é igual a outra, então um ovo não é igual ao outro, como é que a gente chama os dois de ovo? Com um nó na cabeça a mãe de João Leonardo tratou logo de desconversar, mas o garoto não conseguia parar de pensar, e foi aí que surgiu o problema do ovo e de muitas outras coisas mais: Como duas coisas diferentes podem ser iguais?


De uma forma minuciosa e inteligente, 'O Espelho da Diferença', vem através de 32 páginas muito bem ilustradas e coloridas, ensinar um pouco de igualdade aos nossos pequenos leitores, e principalmente a importância de perguntar e buscar respostas para cada uma de suas perguntas.
Além do mais a história reúne uma diversidade de assuntos que também podem ser trabalhados. Porém, o que de fato me chamou a atenção foi a maneira sutil, com que Fábio Gai Pereira, encontrou para trazer filosofia a um publico tão noviço.


Outro ponto alto que deve ser destacado em um livro voltado a esse tipo de publico, e que eu não poderia deixar passar despercebido, são as ilustrações de Martina Schreiner. Todas as imagens foram bem pensadas, realizadas para transmitir o texto obtido em cada página. Impossível não agradar a criançada. Recomendo para os guris que já estão frequentando a escola e que estão passando pela aquela famosa fase do PORQUE?

NOTA: 

E vocês, também gostam de livros assim? Como falei em um post anterior (clique aqui para ver), eu gosto de intercalar livros infantis e infanto-juvenis com outras leituras mais densas, isso me ajuda a fugir da tal ressaca literária.

Comentários via Facebook

9 comentários:

  1. Intercalar narrativas mais densas com narrativas infanto-juvenis me salva sempre de ressacas literárias! Amo livros infanto-juvenis <3 Esse eu não conhecia! Achei bem interessante >< Ainda mais com ilustrações elogiadas <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá.
    Ah, faz tempo que não leio um livro desse gênero, mas eles sempre são tão gracinhas *-* Esse parece ser bonitinho, fiquei com vontade de ler. Adorei sua resenha.

    Beijos, Vanessa
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei a mensagem do livro, vou guardar para meus filhos *-*

      Excluir
  3. Que interessante esse livro..
    Ótima dica :))

    www.chadecalmila.com

    ResponderExcluir
  4. Ahh que fofo esse livro Thais! Adorei a dica, vou procurar para meu irmão ler. Realmente as ilustrações são super fofas!

    Beijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
  5. Aaaaah Thai, como sempre, suas resenhas são maravilhosas. Adorei. E aqueles minions??
    Sou apaixonada por eles!!! :)
    Bjs
    http://www.radarmexeriqueiro.com/2014/09/intercambio-curso-de-ingles.html

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!