Título: Anelisa Sangrava Flores
Autor: Anderson Henrique
Páginas: 124
Editora: Penalux
Ano: 2014
Gênero: Contos
Onde Comprar: Editora Penalux
Sinopse: Neste livro de estreia de Anderson Henrique, o razoável e o absurdo são separados por uma membrana muito sutil em 13 contos que reforçam os méritos da boa literatura fantástica. Em seu universo particular, premissas físicas, temporais e lógicas são subjugadas por tramas e personagens tão improváveis quanto verdadeiros. Transbordam pelos caminhos do contrassenso, mas o fazem indagando ações e sentimentos humanos, interpondo-se sobre o que temos como real em um convite a reflexões multíplices. Em contos como Uma noite, uma década, as barreiras do tempo são distorcidas e recriadas sempre que um casal se relaciona intimamente. Em A previsão de José Pasqual acompanhamos as últimas horas da única pessoa ciente das circunstâncias do fim dos tempos; Em Estela e Anelisa Sangrava Flores, são as mulheres as responsáveis por moldar e alterar a realidade – a primeira transmuta a si própria, a segunda tem em seu sangue a força transformadora. Em Carolina, Scarlet, Jordana, os sonhos servem de material para as peripécias do autor. Seria apropriado enquadrar o livro de Anderson Henrique nas concepções do realismo fantástico latino-americano, mas a boa literatura escapa dos limites de tais classificações. Neste livro de estreia, o autor desponta como criador de um realismo mágico próprio, repleto peculiaridades e alegorias que insistem em fazer verdade o que parece tão afastado dela. (SKOOB)
'Anelisa Sangrava Flores', lançado recentemente pela Editora Penalux, é o primeiro solo do autor Anderson Henrique, que anteriormente dividiu as paginas com outros autores em títulos como: Dramas Urbanos, Dimensões.br, Grimoire dos Vampiros e Ufo - Contos não identificados pela editora Literata.
O livro reúne treze contos que misturam personagens e situações da vida real com seres e situações extremamente surreais. Uma seleção de pequenas histórias com características da literatura fantástica, mas que traz em si grandes motivos para quem está lendo parar e refletir.
Infelizmente 'Anelisa Sangrava Flores' me pegou em um momento delicado da vida, onde estava difícil lidar com meu emocional, então acredito que não surtiu o efeito esperado em mim. E uma leitura que tinha tudo para ser fluída e rápida acabou se tornando estendida. O que em momento algum significa ser culpa do autor e sim da minha falta de concentração durante um momento delicado da minha vida. Então preferi ler entre dois e três contos por semana, o que não prejudicou a leitura, visto que o ideal é justamente você degustar, engolir e digerir a mensagem transmitida em cada conto.
Quanto a narração eu achei ótima, pois mesmo sendo vários contos escrito por um mesmo autor a impressão que dava era a mesma de diversificação que temos ao ver um bom ator interpretando diferentes papeis no cinema. Algumas vezes tínhamos uma história em primeira pessoa, outras vezes em terceira. E isso fez todo um diferencial.
Meus contos favoritos foram 'O Gigante', 'A Previsão de José Pascoal', 'Pescaria Noturna' e principalmente 'O Beijo', que foi uma das leituras mais descontraídas do livro, e que transmitiu algo que estamos cansados de ouvir e de falar, mas que raramente praticamos: viver cada momento como se fosse o ultimo.
No geral tenho a dizer que essa foi a minha primeira experiencia com um livro de contos, e provavelmente a minha primeira experiencia onde o razoável e o absurdo estão separados por uma membrana tão sutil. Realmente recomendo a leitura para aqueles que gostam desse tipo de contos e que principalmente gostam de ler nas entrelinhas, refletir e buscar entendimento dessa grande metáfora que é a vida.
NOTA:

Gostei muito da resenha e estou apaixonadíssima pela capa!
ResponderExcluirJá entrou na lista porque amo contos! Hahaha
Adorei aqui, adorei seu template.
Estou seguindo. Beijos
http://tudodeumapaixao.blogspot.com.br/
Obrigado Tauane! Se vc gosta de contos vai adorar esse livro, pois ele foge bastante de histórias comuns!!
ExcluirPena que o livro te pegou em um momento ruim, mesmo assim você ainda disse algo muito legal sobre ele, que foi que os contos foram como um mesmo ator interpretando papeis diferentes no cinema, bem legal o autor ter conseguido essa diversificação. mas, como não curto contos, não me interessei.
ResponderExcluirBeijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Sabe que eu acho que boa parte daquilo que sentimos ao ler um livro vai de acordo com o nosso estado de espirito...e infelizmente eu estava muito mal quando li esse, porém consegui reconhecer o talento do autor ;D
ExcluirGostei muito da resenha, ah eu adoro conto!
ResponderExcluirMais um pra lista.
(Adorei seu cantinho e já estou seguindo)
Beijos.
http://tendenciateenoficial.blogspot.com.br/
Obrigado Isa! É isso aí flor, recomendo ;)
ExcluirQue pena que realizou esta leitura em um mal momento e não deu para aproveitá-la o suficiente =/ confesso que sou louca com a diagramação deste livro, acho muito linda ^^' Bem, juntando isso ao fato de eu adorar contos, vou realizar a leitura, mas, esperarei um momento em que eu esteja no clima, para não acontecer o mesmo que aconteceu com você =D
ResponderExcluirObrigada pela sugestão
Beijos!
@PollyanaCampos
Entre Livros e Personagens
O duro é que sou daquelas que se recusa a largar a leitura, porém pretendo pega-lo quando eu estiver mais animada ;)
Excluirgosto bastante de contos, e vezemquando leio assim tbm, aos pouquinhos...
ResponderExcluiradorei a capa deste livro. lindo. ^^
bjs Thais ^^
Não sou muito de ler contos, mas prefiro assim, aos pouquinhos tbm!!
Excluir