[Filme] Se Eu Ficar - Comparando Livro e Filme

postado dia 18 setembro 2014


Olá leitores, como vão? Mais um final de semana vem chegando e a minha dica é para que vocês aproveitem a ótima programação do cinema. Ultimamente estão sendo lançadas muitas adaptações de livros, e quando digo isso não me refiro aos clássicos e sim aos Best Sellers ('mais vendidos') da vida.

Quinta-feira passada (11 de Setembro) finalmente estreou aqui em Itapetininga o (tão esperado por mim) filme 'Se Eu Ficar', que narra a história da jovem Mia, uma violoncelista em ascensão que vê seus sonhos irem por água abaixo após perder toda a família em um acidente de carro. (Resenha do livro aqui) Presa em um dilema de vida ou morte, a personagem nos transporta para diversos momentos de sua vida, enquanto cabe apenas a ela a escolha de acordar para uma nova vida ou não.


Se comparado com o livro o filme começa exatamente da mesma maneira: um café da manhã entre família, aquela tipica família de comercial de margarina sabe?, a nevasca, o anuncio no rádio de que não haveria aula em nenhuma escola da cidade, e a mãe arrumando uma desculpa para faltar no trabalho e aproveitar o dia com a família. Se não estou enganada, até os diálogos dessa cena foram extremamente fieis, alias, essa com certeza foi a cena que mais se manteve fiel ao livro no meu ponto de vista. Quanto ao acidente a coisa foi bem menos radical no cinema, sério no livro eu cheguei a ficar arrepiada só de imaginar pedaços do cérebro do pai de Mia pelo asfalto. Além disso o filme acabou incluindo um momento de Mia com Ted (seu irmão) no hospital, o que acabou deixando tudo ainda mais comovente, porém no livro tudo era muito vago quanto ao que tinha acontecido ao garoto.


Entre cortar, modificar e adicionar elementos a história, algo que me deixou contente foi o fato em como as cenas foram conduzidas. No livro os flashbacks da vida de Mia são totalmente foras de ordem, enquanto no filme a construção desses momentos foram minuciosamente estudadas para que aqueles que não leram o livro pudessem entende-lo do começo ao fim. E isso funcionou super bem, pois enquanto no livro não senti tanta sensibilidade, no filme eu chorei a maior parte do tempo. Contudo me deparei com pessoas dizendo que quando estavam prestes a se emocionar os flashbacks eram cortados. Então pode ser que algumas pessoas se sintam meio perdidas quanto a esse tipo de narração, mas se comparada ao livro posso afirmar que ficou muita mais limpa, organizada e tocante.


Durante a leitura não consegui ver Mia e Adam como um exemplo de casal perdidamente apaixonados. Na verdade acabei vendo que um dia eles foram esse tipo de casal, mas que nos últimos momentos viviam o grande dilema da incompatibilidade. Então, se no livro Adam já me pareceu ser um cara fofo, disposto a fazer tudo por amor, no filme tudo isso acabou sendo ainda mais notável, só que com uma reciproca de Mia, que no livro não era evidente. No filme notei que a personagem é um pouco mais imatura que Adam e bem mais confusa em relação as diferenças do casal. Já no livro isso não fica tão claro, pois estamos dentro das lembranças de Mia, e as intensões de Adam acabam sendo ofuscada pela insegurança da garota.


Para o post não ficar gigante citei apenas o principal. Realmente eu gostaria de ter visto as loucuras de Adam para ver Mia no hospital da mesma maneira que foi no livro. Além dela as cenas do acampamento e do parto de Ted, ficaram de fora, o que ao meu ver não vieram a atrapalhar. A indiferença de Adam por Kim também não ficou muito visível. Mas de qualquer forma, posso dizer que valeu muitíssimo a pena o ingresso, pois ao contrario de muitas adaptações cinematográficas, essa conseguiu se sair melhor que a leitura, e olha que foram varias as diferenças entre as cenas. Por isso, se você ainda não está decidido se lê ou se assiste primeiro, eu recomendo que leia, pois se você fizer o contrário o livro poderá ficar meio que frustrante de mais.


Alguém mais aqui leu o livro e assistiu o filme também? Qual ordem você fez isso? E o que achou? Conta pra gente, queremos saber sua opinião também!!

XOXO

Comentários via Facebook

22 comentários:

  1. Ja tinha ouvido falar super bem de se eu ficar ai quando vi o trailer me apaixonei. To lendo o livro agora, estou no começo mas to gostando!
    Quero assistir ao filme logo e ver o que acho..
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O trailer ficou maravilhoso, me arrepiei a primeira vez que eu vi!! Você vai gostar do filme, é lindo <3

      Excluir
  2. Oii Thais!!
    Vi no instagram que vc foi assistir ao filme e fiquei curiosa. Eu gostei da leitura, então se o filme está ainda melhor, acho que vou adorar!
    Realmente no livro ela não dá muito destaque ao Ted, e eu preferia que fosse assim, porque não suporto ver criança sofrendo. Mas enfim, fazer o que né? ;/
    Espero assistir em breve. :)
    Adorei o post!

    Beeijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai gostar sim Gabi, o filme é apaixonante!!

      Excluir
  3. Oi, Thais! <3
    Apesar do meu interesse no livro ser pequeno, quero muito lê-lo, mais para sanar a curiosidade mesmo (confesso). O filme já me desperta mais atenção, e quero assistir muito em breve. Bom saber que te agradou :)

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que o filme transmitiu mais emoção e mais sofrimento da protagonista do que o livro, mas nada que atrapalhe um ou outro.

      Excluir
  4. Quero taaaaaanto assistir esse filme! Não li o livro ainda, porque não achei a versão com a capa original (não sei porque eles teimam em fazer os pôsteres dos filmes adaptados as capas dos livros), mas agora fiquei meio decepcionada, porque já me emocionei assistindo o trailer, esperava o mesmo livro. Adorei a comparação. Beijos

    nandaacampoos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tbm acho que deviam manter as capas originais e deixar as dos filmes como um opcional né ;)

      Excluir
  5. Eu assisti e realmente achei muito bonito. Não vejo a hora de ler o livro, pois tenho certeza que vou me emocionar ainda mais. Beijos!!!
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu terminei de ler o livro e gostei bastante, estou muito ansiosa para assistir o filme, infelizmente eles cortaram algumas cenas como você disse né? Queria muito ver elas, mas ok, mesmo assim quero assistir kk
    Adoro o trabalho da Chloe, acho ela uma ótima atriz :D
    http://www.leticiakoliveira.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas de forma alguma a mudança foi prejudicial a história!

      Excluir
  7. bem, ainda não li nem vi o filme, mas quero ler antes o livro pra depois assistir. É muito raro eu ver o filme antes de ler a obra, só quando não sei de que se trata da história de um livro. xD
    bjs, Thais :D
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Eu assisti ao filme antes do livro e gostei bem mais da versão cinematográfica. Acredito que a forma com que a história foi contada ficou bem melhor no filme. Sem contar que o romance e as emoções passadas no filme foram mais intensas.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Td Line e vc?
      Acho que o filme foi mais emocionante mesmo, mas adorei os dois!

      Excluir
  9. Surpreendente uma adaptação se sair melhor que o livro, não é mesmo? Estou impressionada...
    Confesso que ainda não li e nem vi o filme, me enrolei com outras prioridades, mas sem dúvidas vou seguir o mesmo roteiro que faço sempre: leio e assisto.
    De qualquer forma, esse post só me fez ficar curiosa, kk.
    Parabéns pelo trabalho.

    http://garotaezine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim manu, normalmente o livro tem a capacidade de ser mais intenso, mas aqui foi um pouco ao contrario!

      Excluir
  10. Oi, Thaís!
    Também fiquei muito feliz com a adaptação. Gostei do livro e filme igualmente. Achei que as mudanças do acidente foram necessárias para o filme não ficar tão pesado. Também gostei do que fizeram com o Ted.
    Ainda não consigo figurar esse casal por completo, não nas últimas cenas. Achei o Adam mais egoísta no filme, assim como a Mia foi mais imatura.
    Meu preferido foi o vovô. Me emocionou mais que tudo!
    Achei que faltou mais ligação da Mia com a Kim. E também queria aquela bagunça que o Adam faz no hospital.
    Mesmo assim é uma das minhas adaptações favoritas.
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é, não dava pra expor a cena do acidente como foi no livro, concordo! E teria sido bom ver o Adam fazendo tudo aquilo para entrar na UTI

      Excluir
  11. Estou apaixonada pelo seu blog, Thais! <3 Lindo, lindo.
    Quanto ao filme, não vi ainda, mas li o livro e adorei :3
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!