[Resenha] Just Listen - Editora @FarolLiterario

postado dia 27 agosto 2014

Just ListenTitulo Original: Just listen
Autor: Sarah Dessen
Editora: Editora Farol

Ano: 2010
Edição: 
Páginas: 307
Gênero:  Ficção norte-americana

Depois de ter sido pega com o namorado da melhor amiga numa festa, Annabel Greene começa o ano letivo sozinha e sendo ignorada pelo resto da escola. Mas o que realmente aconteceu naquela noite ainda é segredo, que ela não se arrisca a contar para ninguém. Os problemas de Annabel são explicitados pela recusa da família em admitir os próprios problemas, a fissura da mãe para que as filhas virem modelos famosas e Whitney, a irmã do meio, que sofre de anorexia. Uma amizade com Owen, o DJ da rádio comunitária, que tenta constantemente ampliar os gostos musicais de Annabel, fará a tímida jovem aprender a falar a verdade, doa em quem doer. (SKOOB)

Annabel Greene é a irmã mais nova de Kristen e Whitney, é também uma modelo mirim, tem uma melhor amiga chamada Clarke e é uma garota de vida tranquila. Tudo na vida de Annabel começa a mudar quando uma nova garota de sua idade mudou para seu bairro a quatro anos atrás. 

Sophie, a garota nova do bairro, é o esteriótipo da menina que quer agir como uma adolescente e logo Annabel acaba sendo influenciada a agir assim também, o que faz com que ela se afaste de sua melhor amiga - desde sempre - Clarke. 


Annabel e Sophie transformam-se em melhores amigas inseparáveis. Algumas coisas começam a mudar quando Sophie inicia o namoro com Will Cash, um garoto mais velho e super descolado. Do dia para noite Sophie e Annabel deixam de ser melhores amigas para se tornarem inimigas, e o único culpado é Will. 


Sophie acusa Annabel de ter dado em cima do seu namorado e assim toda a escola se vira contra Annabel e ela se torna a rejeitada. Marginalizada por aqueles que um dia foram seus amigos, Annabel tem de contentar-se a almoçar sozinha num canto da escola. Mas é nesse canto que um intrigante e misterioso menino se refugia também. Owen, é um garoto que foi deixado a margem, esquecido de lado, por causa do seu histórico agressivo e dos processos de reabilitação (devido a agressividade) que passou.



É desse encontro inesperado, que duas pessoas a um só tempo tão diferente e tão iguais, iniciam uma linda e encantadora amizade. Owen e Annabel se aproximam cada vez mais, e a garota começa a sentir que Owen é como um porto seguro para ela.

No entanto, em casa Annabel começa a enfrentar alguns problemas, a irmã do meio Whitney - que também foi modelo - se tornou anoréxica e por isso precisou voltar para casa para um processo de reabilitação. E como consequência disso toda atenção da família se volta para ela. E Annabel que tem um monte de coisas entaladas na garganta e que quer ter atenção da familia para lidar com seus problemas, acaba se calando.


Mas é nesse meio tempo que o mundo de Annabel vira de cabeça para baixo novamente. Emily uma menina que havia sido sua amiga antes, mas que se afastou depois do escândalo de Sophie, acaba do viver a mesma situação, ou seja, Emily é acusada por Sophie de paquerar o seu namorado. No entanto, Emily não se cala como aconteceu com Annabel, pelo contrario, ela conta ao mundo o que realmente aconteceu, e é através de Emily, que Annabel começa a criar força e coragem para também contar a verdade.


Que amor de livro <3 

O livro tem uma diagramação bem simples, e as folhas são brancas, o que de inicio me deixou com um pé atrás mas durante a leitura foi bem tranquilo. 


A Escrita da autora é bem clara, e fluida o que permite o leitor se envolver na história e não querer parar de ler. Uma coisa que m deixou meio perdida no começo, é que a narrativa trabalha com flashback, e não existe uma sinalização pra quando isso acontece, então minha ficha demorou um pouquinho a cair.


A temática abordada no livro pode ser divida em dois polos, o primeiro questões familiares e o segundo questões da adolescência. Ambos os temas são bem trabalhado, mesmo que de uma forma mais leve, e são bastante emocionantes (confesso que ao final da leitura fiquei com um nó na garganta, e lagrimas nos olhos, principalmente quando a Annabel conta a verdade pros pais).


Apenas ouça, e não julgue. Um ótimo conselho dado por essa história, e um outro ótimo conselho que posso dar é: Leia Just listen.




NOTA: 

beijos , Anna (:

Comentários via Facebook

21 comentários:

  1. Estou super curiosa à cerca deste livro
    beijinhos http://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que sua experiencia com ele seja tão prazerosa quanto foi a minha

      Beijos ,Anna

      Excluir
  2. Oi Anna!
    Confesso que nunca ouvi falar desse livro. Sua resenha me deixou curiosa, que por sinal está ótima :)

    Beijos,
    Fernanda (http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Fernanda ,e pelo que percebi ele não é um livro muito divulgado , uma pena por que e muito bom !

      Beijos,Anna

      Excluir
  3. Oi Anna =)

    Acho que este é um livro da Sarah Dessen que muita gente não conhece.
    Eu ainda não tive a oportunidade, ou tempo, de ler, mas pretendo corrigir meu erro em breve. Ótima resenha.

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livy é um ótimo livro , mas acho também que poucas pessoas conhecem , o que é uma pena.

      Beijos, Anna

      Excluir
  4. hun, a princípio esse começo me pareceu meio clichê, mas lendo o restante da resenha percebi que existe um elemento 'misterioso' que pode ser a explicação da coisa...
    taí, vou dar uma chance, quem sabe eu goste, neh...
    bj, Anna
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele tem realmente uma pega clichê , o que o torna diferente e amável Val ,é a forma como essa pega clichê é trabalhada na narrativa. É um livro que vale a pena ser lido.

      Beijos,Anna

      Excluir
  5. Ainda não conhecia o livro, mas parece ser bem legal *--* talvez eu compre pra ler, fiquei curioso *---*

    Abraços, Crazy Things

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma amorzinho de livro Daniel,vale muito a pena lê-lo.

      Beijos , Anna

      Excluir
  6. Just Listen eh simplesmente maravilhoso... Leia tudo da autora!! É mt bom!

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    www.facebook.com/foreverabookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camylla ,estou bastante inclinada a fazer isso hahaha

      Beijos ,Anna

      Excluir
  7. Não conhecia o livro mas já entrou pra minha nada singela lista de comprinhas. Beijos

    nandaacampoos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia ainda, mas parece um amor <3
    Coloquei o Amiga da Leitora na seleção de indicação para o Blog Day. Confere aí: http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/2014/08/rotaroots-blog-day.html
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar muito desse livro. E todos com comentários ótimos. Bela resenha!
    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Quero muito ler todos os livros da Sarah, já li dois livros dela e amei a escrita da autora. Esse parece ser mais um bom livro dela <3 Amei a resenha ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bom?
    Eu não li nada da Sarah Dessen ainda, mas Just Listen está no topo da lista. Todas as resenhas que leio exaltam a característica emocionante da história. Sua resenha ficou muito boa e soube deixar aquele gostinho de quero mais.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Faz um tempão que eu queria ler o livro, mas não fazia ideia do que se tratava; ele se trata de um assunto polêmico para amizades, o que me deixou com mais vontade de ler. Resenha muito boa. Beijão! http://www.letrasdepijamas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Já vi muito vlogger gringo elogiando muito a autora. Adorei a resenha, vou conferir quando der

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Just Listen está na minha lista de leituras, gosto dos livros da Farol são sempre muito reflexivos pra mim, acredita?
    Ele me lembra um pouco a Falsa Princesa, acredito a capa.
    A narrativa dele também me deixa curiosa..♥


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  15. Nem acredito que você resenhou meu livro favorito! É tão difícil ver alguém comentando sobre ele, o que é uma pena já que o livro é maravilhoso. Sarah Dessen sabe direitinho como envolver o leitor, né?. Amei mais que tudo sua resenha!

    "É que para mim, é imediato. O silêncio é extremamente alto." ♥

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!