[Resenha] Diário de Classe: A Verdade - @gutenberg_ed

postado dia 06 agosto 2014

Título: Diário de Classe - A Verdade
Subtítulo: A história da menina que está ajudando a mudar a educação no Brasil
Autor: Isadora Faber
Editora:  Gutenberg
Ano: 2014
Páginas: 272
Gênero: Biografia
Sinopse: Aos 13 anos, Isadora Faber, uma estudante de escola pública de Florianópolis (SC), indignada com os problemas de ensino e infraestrutura de seu colégio resolveu criar uma página no Facebook, o Diário de Classe, para denunciá-los. Chamou a atenção da imprensa nacional e internacional, mobilizou milhares de seguidores e conseguiu as mudanças que reivindicou. Sua jornada, no entanto, foi árdua: sofreu críticas, ameaças, represálias, agressões e processos. Porém, não desistiu, e hoje tem mais de 625 mil seguidores, inspirou a criação de mais de cem Diários de Classe, já participou de inúmeras palestras e eventos, ganhou prêmios e fundou a ONG Isadora Faber, com a qual continua seu trabalho por uma educação pública de qualidade no Brasil. Mais que um relato de coragem e do poder do webativismo, este livro é um retrato perturbador da situação da educação e dos serviços públicos brasileiros, que grita por cidadania e por transformações urgentes. (SKOOB)

Uma vez minha prima disse que eu leio muito para esquecer - nem que seja por pouco tempo - das dificuldades do mundo real. E por mais que a minha maior motivação não seja essa, ela não deixa de ter certa razão no que disse! Porém, ao ler o livro 'Diário de Classe - A Verdade', que conta a história da Brasileira Isadora Faber, percebi que estou errada, e que nunca, jamais, devemos fechar os olhos para os problemas, tanto os nosso quanto os do nosso país. Fugir ou ignorá-los não irá nos levar a lugar nenhum.

Para quem ainda não conhece, Isadora Faber é uma menina que aos 13 anos de idade decidiu lutar por uma educação de qualidade dentro da escola publica. Tudo começou quando a garota conheceu uma escola particular e começou a se perguntar porque a escola da rede publica não poderia ser da mesma maneira, uma vez que todos nós também pagamos pela educação através dos impostos (que estão cada vez maiores). Então inspirada na jovem Escocesa Martha Payne, Isadora criou uma Fanpage no Facebook chamada Diário de Classe, para mostrar os problemas de ensino e infraestrutura de seu colégio. Lá a garota publicava fotos e vídeos sobre a situação precária que se encontrava as salas de aulas, banheiros, quadra, entre outras partes da escola. E também os abusos cometidos por professores, funcionários e a direção da mesma.

O problema é que em busca do melhor não só para si, e sim para todos, a garota não pôde contar com a colaboração de ninguém além de sua família e pouquíssimos amigos. Daí por diante passou a sofrer criticas, ameaças, represálias, agressões e até processos de seus próprios colegas, professores e funcionários da escola. Mas mesmo diante de situações como essas, Isadora nunca desistiu do seu sonho: ter ensino de qualidade e um dia ingressar em uma boa universidade federal. 

O caso de Isadora repercutiu muito na mídia nacional e internacional também, então acho muito difícil que alguém aqui não tenha ouvido falar nessa PEQUENA GRANDE GUERREIRA. Mas já vou avisando, o que você ouviu falar não chega nem perto da batalha que essa garota teve que lutar. Muitos no lugar dela não teria ido até ao fim, e teria desistido na primeira ameaça recebida. Hoje o Diário de Classe conta com mais de 625 mil seguidores, mas só Isadora sabe o que teve que enfrentar para chegar onde chegou. E é exatamente isso o que ela nos revela detalhadamente nesse livro publicado pela Editora Gutenberg.


Como vocês podem ver, não sou muito de ler Biografia, mas em hipótese alguma eu me arrependo de ter mergulhado nessa leitura. Recebi uma lição não só de vida, mas de cidadania também, dada por uma jovem Brasileira que poderia muito bem ter sido escrita por algum profissional da área, mas que foi vivida e contada por uma pequena estudante da rede publica, assim como você e eu já fomos um dia. Então só tenho a dizer que me orgulho imensamente de Isadora Faber, e sei que existem muitas outras Isadoras por aí, que também merecem o nosso reconhecimento. É muito triste ver a ignorância e falta de caso que ainda existe em muitos da população Brasileira. As pessoas devem ler e divulgar esse livro para que todos saibam que não é porque a escola ou até mesmo os hospitais por serem publico que devem ser de má qualidade. Pelo contrario, não estamos recebendo favor de ninguém, não estamos ganhando nada de graça, pois pagamos impostos em tudo nessa vida, até mesmo em uma pequena balinha que você compra no barzinho da esquina. 

Isadora Faber me ensinou que não temos que nos conformar que o Brasil é um país pobre em educação e saúde ou que nunca teremos um país melhor por causa dos políticos corruptos. Se você pensa assim está totalmente equivocado, pois nosso país é riquíssimo, e todos nós que temos mais de 16 anos de idade, temos o direito de votar e decidir quem é capacitado para governar nosso país da melhor maneira. Aqui nós todos temos o direito de expressão, e já vimos através das manifestações do ano passado que o povo unido é capaz de conquistar tudo aquilo que lhe é de direito. Eu lamento muito não ter sido e não ter tido uma Isadora na minha escola! Naquela época, e até ler este livro, eu não sabia de muita coisa, e acredito que também não acreditava em melhorias, mas este livro me deu um bom tapa na cara e se eu pudesse faria com que todos lessem e recebessem parte deste conhecimento compartilhado e vivido pela grandiosa Isadora Faber.


NOTA:

Comentários via Facebook

10 comentários:

  1. Ouvi falar nela sim!!! Eu não sabia que tinha um livro e já vou anotar para tê-lo pois estudo para ser um dia professora e acho incrível quando lutam por uma educação de qualidade. Incrível porque é algo tão raro. Uns se conformam com o pouco mas outros querem mais, querem ter seus direitos e tudo. Adorei

    Beijos, Larissa ♥
    Vitamina de Pimenta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse livro foi um dos que mais me marcaram esse ano, com certeza vai estar nos Top de 2014!!

      Excluir
  2. Que resenha! Acho que eu (e muitos outros brasileiros também), pensamos como você pensava. Que não tem como melhorar. Que os serviços públicos são assim e não há nada que podemos fazer. Mas isso é mentira, é comodismo. E a Isadora conseguiu provar que se todo mundo lutar por nada mais que os seus direitos, o Brasil pode sim se tornar um país de qualidade.
    Excelente resenha.

    Beijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
  3. já tinha visto a história dela mas não cheguei a ler o livro.
    Essa garota é um exemplo para muitos jovens que deveriam lutar por seus direitos a uma boa educação...
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acompanho a página da Isadora desde que ela entrou no facebook e nem sonhava em escrever o livro. Fico indignada com os relatos que ela faz lá e, a princípio, minha surpresa foi com a desaprovação dos próprios colegas.
    O pior é que vejo isso em sala. Ensino em escola particular, mas a maioria dos alunos também não aceitam mudanças que venham para melhorar a educação de um modo geral, para muitos a escola é uma fase da vida que não deve ser levada em conta, isso é tão frustrante.
    Adorei a resenha e adorei a nova visão que esse livro pode trazer pra sociedade.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente esse livro mexeu muito comigo e me motivou viu, se eu pudesse faria todos os jovens estudantes ler este livro!! É motivador ;)

      Excluir
  5. faz tempão que quero ler esse livro! como futura educadora acho interessante e que pode gerar discussões interessantes sobre políticas públicas em educação!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!