Título Original: Looking for Alaska
Autor: John Green
Editora: Martins Fontes
Ano: 2013
Páginas: 229
Gênero: Romance
Sinopse: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras que, cansado de sua vidinha pacata e sem graça em casa, vai estudar num colégio interno à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o "Grande Talvez". Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young, uma garota inteligente, espirituosa, problemática e extremamente sensual, que o levará para o seu labirinto e o catapultará em direção ao "Grande Talvez". (SKOOB)
Quem é você, Alasca? foi um livro que me surpreendeu. Na realidade eu não sei realmente o que eu esperava dele, afinal o único livro do John Green que já havia lido até hoje fora 'A Culpa é das Estrelas', que logicamente eu amei e fez me apaixonar pelo autor. Agora esse livro eu não havia lido muita coisa sobre ele, mas simplesmente enfiei na minha cabeça que precisava lê-lo e revirei todas as Saraivas da região atrás dele até que finalmente o encontrei e li.
Bom, nele conhecemos Miles Halter, conhecido como Gordo, um adolescente nada normal, que gosta de colecionar últimas palavras e ler biografias. Impulsionado pela busca do "Grande Talvez" que foram as últimas palavras do poeta François Rabelais, ele resolve se mudar para Culver Creek, um colégio interno onde logo de cara já faz amizade com Chip, apelidado de Coronel.
É através do Coronel que Miles conhece Alasca, Takumi e Lara, e juntos Miles se vê próximo de encontrar o seu "Grande Talvez". Boa parte do livro faz jus ao estilo americano que vemos na TV, adolescentes que gostam de beber, fumar e farrear, buscando os melhores trotes para se fazer na escola.
Mas é claro que John Green não deixaria seu livro tão vazio a esse ponto, há muitas coisas que nos fazem pensar e refletir e principalmente trazer para nossas vidas, como a grande pergunta de Alasca Young, "Como sairei deste labirinto de sofrimento?". Desde que Miles conhece Alasca, eles giram em torno dessa pergunta, mas apenas no final que ela é respondida pelo nosso protagonista e também por Alasca, mas é interessante tentarmos responde-la por nós mesmos, afinal todos passamos por esse labirinto.
Citações:
"Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão"
"Quando os adultos dizem: "Os adolescentes se acham invencíveis", com aquele sorriso malicioso e idiota estampado na cara, eles não sabem quanto estão certos. Não devemos perder a esperança, pois jamais seremos irremediavelmente feridos. Pensamos que somos invencíveis porque realmente somos. Não nascemos, nem morremos. Como toda energia, nós simplesmente mudamos de forma, de tamanho e de manifestação. Os adultos se esquecem disso quando envelhecem. Ficam com medo de perder e de fracassar. Mas essa parte que é maior do que a soma das partes não tem começo e não tem fim, e, por tanto, não pode falhar."
Nota:

Beijos, Pri.
Eu quero muito quem é você Alasca, eu também só li A culpa é das estrelas, mas eu tenho o Teorema Katherine dele, só não li ainda.. Eu estou lendo Tipo destino de Susane então vou esperar para ler outros.
ResponderExcluirBeijos, adorei a resenha.
http://www.pamlepletier.com/
Eu tenho Will e Will dele no pc, mas ainda não consegui ler... Teorema Katherine não me interessou :/
ExcluirBeijos e Obrigada! ;)
ainda não li, mas está em minha lista de futuras aquisições... até agora só li ACEDE e Teorema, o próximo que lerei e já tenho aqui na estante é Cidades de Papel...
ResponderExcluirbjs
http://torporniilista.blogspot.com.br/
Tenho curiosidade de ler Cidades de Papel, mas o outro dele que tenho aqui é o e-book de Will e Will, mas não tive tempo de ler ainda... Teorema não me interessou :/
ExcluirBeijinhos!
Olá Pri!
ResponderExcluirEste livro é realmente maravilhoso <3 Uma história diferente de tudo o que eu já li e, na minha opinião, melhor do que ACEDE! rs. Enfim.
Só não gosto da textura desta capa. Você não pode colocar o dedo que já fica uma marca permanente lá! rs.
Adorei a resenha :D
Beijos,
Ana M.
www.vicioemlivros.com
Oie! hahahaha puts, eu sinto o mesmo que você, acho linda essa capa, mas detesto a textura também, as marcas não saem de jeito nenhum D: quero morrer com isso... tenho que ler esse tipo de livro com luva D: hahahahaha
ExcluirBeijos!!! :*