[Resenha] Princesa Adormecida - @galerarecord

postado dia 21 julho 2014

Título: Princesa Adormecida
Autor: Paula Pimenta
Editora: Galera Record 
Ano: 2014
Páginas: 192
Gênero: Literatura Infanto-Juvenil

Sinopse: Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas esta princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...

Em Princesa Adormecida encontramos algo novo, totalmente diferente do que o próprio título nos induz a imaginar. Nele conhecemos Áurea Roseanna ou Anna Rosa, uma menina de 16 anos cujo pai descende da família real de Liechtenstein e a mãe é brasileira.

Anna Rosa, como é chamada pelos três tios, Florindo, Fausto e Petrônio, com quem vive desde os cinco anos de idade, cresceu rodeada de histórias de contos de fadas, e histórias fantasiadas sobre sua própria vida antes dos cinco anos, o que deixa Áurea confusa sobre a realidade. Os tios são superprotetores com Áurea e não a deixam sair de suas vistas, o que deixa a menina frustrada, pois tudo o que ela quer é ser uma adolescente normal, passear com suas amigas e conhecer garotos.

A vilã que encontramos na história é Marie Malleville, que tentou sequestrar Áurea quando a menina tinha apenas seis meses e teve seus planos fracassados graças a Filipe de quatro anos. Mas não foi por isso que ela desistiu, porque nossos vilões nunca desistem, não é mesmo? E com ela não foi diferente, caçou Áurea por 16 anos até finalmente encontrá-la no Brasil.


Uma grande sacada que eu particularmente adorei nesse livro, além da narração em primeira pessoa, que eu amo, foi o fato de Áurea conhecer o seu "príncipe" por mensagens no celular e se apaixonar por ele através delas, sem esse lance todo de contos de fadas onde as princesas se apaixonam à primeira vista e já se casam com o príncipe.

Este foi o primeiro livro que li da Paula Pimenta e confesso que o mais rápido que já li em minha vida, acho que o li em apenas três ou quatro horas. A narrativa é simples, envolvente, faz você se aproximar dos personagens, sentir o que eles sentem e se apaixonar pela história. Pelo que li na internet este é o segundo livro de uma série que a Paula está fazendo, trazendo suas princesas favoritas para o mundo moderno e sem magia. O primeiro é "O livro das Princesas", onde conhecemos a Cinderela moderna em um conto. Neste livro também vemos contos de Meg Cabot, Lauren Kate e Patrícia Barbosa. Acho que preciso lê-lo!

Nota:


Beijos, Pri.


Comentários via Facebook

10 comentários:

  1. Ainda não tive coragem de terminar de ler. Terminar um livro da Paula é sempre um sacrifício. Pois me dá vontade de ler mais e mais livros dela!
    Adoro as princesas, e com certeza vou tomar coragem pra terminar de ler!

    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o primeiro que li dela, e estou louca para ler mais!! Adoro princesas *-* e achei o livro muito fofo!!

      Excluir
  2. eu gostei da capa dele, mas nunca li nada da autora... a sinopse não 'me pegou' =/

    http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/07/literatura-infantil-gotinha-plim-plim.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Priscila, adorei sua resenha.
    Estou lendo este livro e como você, estou gostando da história.
    Também pretendo comprar o livro das princesas para conferir.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá..
    Adorei o seu site, muito lindo e tem grandes novidades, mas também gostaria de convidar você e suas leitoras para conhecer meu cantinho espero que vocês gostem.
    Site: http://www.acervodamoda.com.br/acessorio-do-momento-brinco-de-leque

    Canal: https://www.youtube.com/watch?v=K9kPMMDMC6c&list=UUJSS7jafFvW4MOi-F0LcW0Q

    Beijocas.

    ResponderExcluir
  5. Oi Pri,
    Da Paula eu só li o conto em O Livro das Princesas e amei.
    Estou bem curiosa quanto a esse, mas ficou co meu colunista para ele levar para a Paula autografar. Ele já me enviou e eu estou super curiosa.
    Sua resenha me animou bastante.

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Eu vou levar o meu para ver se consigo um autógrafo da Paula na Bienal também *-* seria liindo! hahahah

      beijos! :*

      Excluir
  6. Oi Priscila!

    Sou fã de tudo que envolve contos de fadas, príncipes, princesas.. e estou mais do que nunca ansiosa para ler esse livro! Confesso que apesar de os livros da Paula ser encontrado em várias livrarias ainda não tive a oportunidade de ler nenhum, mas quero começar já! E vou começar pelo "O livro das princesas". <3

    Beijos,
    vicioempaginas.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi =)

    Eu li este livro, e sinceramente, queria ter gostado mais. Achei um tanto bobinho, e não sei se li numa fase ruim, mas achei que poderia ser bem melhor. Para quem é fã da autora, ou está iniciando no mundo literário é uma ótima pedida. Um livro para ler numa tarde de domingo... mas só.

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oii!
    Esse livro é um amorzinho, alias, todas da Paula Pimenta haha, quando o livro acabou eu queria mais continuação ;/ gostei da sua resenha viu ><
    Beeijos - Doce Literário ^_^
    http://doceliterario.wordpress.com/

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!