[Resenha] A Minha Turma é Fogo - @arnaldodevianna

postado dia 23 julho 2014

Título: A Minha Turma é Fogo
Autor: Arnaldo Devianna
Editora:  Zap Book
Ano: 2014
Páginas: 152
Gênero: Literatura Infanto-Juvenil
Sinopse: Puxa! Bem no meio da aula cantada do amalucado professor Rio a biblioteca da escola municipal pega fogo. Apesar da confusão, Léo ficou ainda mais surpreso quando a sua sempre tristonha coleguinha Isidora lhe revelou algo inacreditável: “Fui eu que coloquei fogo na biblioteca! Foi sem querer. Serei expulsa... Me ajuda, vai?” Putz! Isso significava enfrentar o todo poderoso diretor Geraldo Peçanha e a terrível professora de matemática, Dona Maria do Carmo. Pior, por capricho do destino, se Léo não lhe ajudasse a sair daquela enrascada, estaria encrencado também. Seria preciso uma idéia daquelas... Viver é fogo! Assim, na luta para salvar Isidora, Léo e sua turma se envolvem numa aventura louca, divertida e muito quente... Mas valerá a pena. A experiência do “Juntos, podemos mais!” transformará a vida deles. Melhor, ela pode mudar o mundo! (SKOOB)

Faço questão de intercalar em minhas leituras do mês, no minimo um livro infanto-juvenil, pois assim me distraio um pouco e me sinto renovada para mergulhar em outro enredo mais complexo. A Minha Turma é Fogo, publicado pela editora Zap Book, e cedido cordialmente por seu autor Arnaldo Devianna, me fez relembrar a época do colégio e associar seus divertidos personagens aos meus antigos colegas de classe.


Nossa história começa com um terrível cheiro de fumaça, os berros do monitor do colégio gritando FOGO! FOGO!, e o maluco professor Rio, abandonando seus alunos em meio a algazarra. Entre os estudantes da 6°A está Léo, nosso personagem principal, que ao ver a biblioteca da escola cuspindo fumaça, percebe que sua colega Isidora - a garota mais chorona da turma - não estava entre eles. Afinal de contas, foi ele mesmo quem pediu para a menina entregar um envelope com o dinheiro do diretor Peçanhas, para a bibliotecária Catarina.

Para sua sorte, Léo avista a garota chorona sentada na calçada, e a primeira coisa que lhe vem a cabeça é o que aconteceu com a grana do diretor. Como em toda escola essa também é feita de grupinhos, porém Léo procura exercer a paz entre as 'espécies' e sonha um dia acabar com toda essa idiotice. Então tentando dar uma chance para a garota com quem ninguém tem interesse em conversar, ele se dispõe a ajuda-la, só o que ele não esperava era ouvir de Isidora que foi dela a culpada pelo incêndio na biblioteca.



E agora, será que a menina que vive infeliz com a vida por causa do doença do pai, realmente causou um incêndio por acidente? Será que Léo enfrentará a terrível fama do diretor Peçanhas para provar que tudo não passou de um incidente cometido pela coleguinha? Mas e se no final das contas for tudo um plano de Isidora para ficar com o dinheiro do diretor e eliminar as evidencias? Isso vocês só saberão lendo 'A Minha Turma é Fogo', pois a graça da história está justamente aí: no que se descobre a cada página!



O que posso garantir é que se trata de um enredo totalmente leve e um autor incrivelmente bem humorado, que misturou suspense e comédia para criar uma turminha alvo dos desejos de cada um que por os olhos neste livro. Eu ri bastante com os apelidos de alguns personagens, como por exemplo João Caga Ossos, e fiquei super curiosa para descobrir onde tudo isso ia parar. E no fim das contas, em meio a cenas que você não sabe se é verdade ou mentira, é possível concluir que realmente a união faz a força, e que mesmo quando tudo parece ser o fim, é importante fazer a coisa certa, pois as vezes o tal fim é só uma forma de nos apresentar a um novo começo.

NOTA: 


Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. “Fui eu que coloquei fogo na biblioteca! "... é melhor nem imaginar o que eu faria com essa menina...
    Eu amo livro infanto-juvenil. Com certeza lerei esse. Gostei bastante da sinopse e da resenha. Gostei também das fotos, a ideia de colocar uma vela perto do livro ficou ótima!

    Uma pergunta, o slide que tem seu blog, você achou em algum tutorial?
    Eu acho ele tão lindo. E queria um desse no meu blog. bjs bjs

    formula-amor.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sofia! O livro é ótimo, merece ser lido sim, pois a aventura é muito gostosa e divertida. Obrigado! Ha o slide foi a menina que fez meu layout que colocou!! ;D

      Excluir
  2. Olá Thais!
    Este parece ser um livro muito fofo *O* Eu adorei os desenhos da diagramação!
    Não sou muito de ler livros infanto-juvenis, eles não me prendem muito... Mas, mesmo assim, este parece ser um ótimo livro! Vou indicar para minha irmã mais nova <3 rs.
    No último comentário que você fez no blog, você comentou sobre a minha cachorrinha *O* Se você visitar o instagram do blog (@vicioemlivros) você poderá conhecê-la melhor :D
    Ótima resenha!
    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é justamente por não prender nem exigir muito de nós como leitores que gosto desse tipo de literatura, é bem mais para relaxar do que algo mais. Ha eu vou lá ver se instagram ;D

      Excluir
  3. Amei a resenha, as fotos, a sua sensibilidade... Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Amiga,
    Também gosto de intercalar minhas leituras com infanto-juvenis que ajudam a distrair.
    Esse parece ser uma gracinha.

    Adoreiiiiii as mudanças no layout. Está ainda mais lindo *.*

    bjs

    http://www.entrepaginasesonhos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Joyce, é como tomar folego né xD
      Obrigada amiga, fico feliz que tenha agradado o novo layout.

      Bjs

      Excluir
  5. esse livro deve ser uma delicia de ler :D
    fiquei com vontade.
    bjs ^^
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que fofo esse livro. Adorei o enredo e fiquei curiosa para saber se ela realmente colocou fogo por acidente! haha
    As fotos ficaram bem bacanas também!!

    Beijo,
    http://www.pitadadecultura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas eu não vou contar Gabi, vai ter que ler ... rsrsrs

      Excluir
  7. Ih, me amarrei! Gostei da capa, do título, da sinopse, da diagramação... Dá pra ver que se preocuparam com todos os detalhes. O autor (que eu ainda não conhecia) está de parabéns! Ah! Adorei suas fotos com a vela, muito criativas!
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  8. Olá Tata!!!
    Que bom que você gostou do livro! Fico mega feliz com isso!
    Tbm me diverti muito com Léo e sua turma!

    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei a conhecer essa turma Pa, uma gracinha!

      Excluir
  9. Parece ser o tipo de leitura que pedimos ao terminar algum livro que exige muito de nós. Leve e engraçado. Adoro livros assim e tenho uma grande dificuldade de encontrar alguns bons hoje então agradeço pela dica :D

    Beijos,
    Larissa
    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falou tudo Larissa, é exatamente isso, eu indico!

      Excluir
  10. Ai que livro delícia ♥ Gostei da diagramação dele.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é pequeno mas foi bem caprichado, e tudo foi feito nos mínimos detalhes, deixando bem carismático, desde a diagramação!

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!