[Resenha] Extraordinário - @Intrinseca

postado dia 28 julho 2014

Titulo Original: Wonder
Autor: R. J. Palacio
Editora: Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 
320
Gênero: 
Juvenil

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor. August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. (SKOOB)

August é um garoto comum, ou pelo menos é assim que gostaria de ser. Mas devido a algumas complicações genéticas, ele nasceu com varias deformidades no rosto, o que faz com que as pessoas rotuladas como ‘normais’ – principalmente as crianças da sua idade - não o aceitem muito bem.

Por isso e por outros fatores August nunca frequentou uma escola, sempre teve aula em casa, mas prestes a iniciar o quinto ano escolar, seus pais decidem que já é hora dele ir para escola e começar a encarar o mundo como ele é.

Na sua primeira visita a escola, três crianças que vão estudar com August, são designadas pelo diretor a levarem ele para um passei de reconhecimento pela escola. Julian um dos meninos responsáveis por ajudar August, não aceita a deformidade e começa então de maneira quase cruel  implicar com o menino.

As aulas começam e August sente-se totalmente fora do contexto e excluído, nenhuma criança que se sentar perto dele, ou se quer falar com ele. Exceto Jack que sentou-se perto dele em algumas aulas, e Summer que senta-se com ele na hora do intervalo.
O tempo passa, e as pessoas apesar de continuarem reticentes com August, começam a aceitá-lo, não o encarando como antes e isso, somado ao fato de ter Summer e Jack como amigos é suficiente para ele.

É no Halloween que August tem sua primeira decepção. Sem que os meninos saibam, August ouve uma conversa dos colegas de sala em que falam debochada e cruelmente da sua deficiência, e entre ele está Jack. O garoto retorna a casa com a desculpa de estar passando mal e sem dizer a ninguém decide que não quer mais voltar pra escola.

Olivia, ou para os íntimos Via, a irmã mais velha de August conversa com o garoto e acaba por convencê-lo a retornar para escola. Contanto apenas com a amizade de Summer, ele retonar e passa a ignorar o resto dos alunos do quinto ano.

Jack sem saber o por que do afastamento de August, sente a falta do amigo. Summer no entanto, da uma pista a ele para que ele consiga descobrir o porque. Quando descobre Jack se sente profundamente arrependido e pede desculpas a August. E logicamente ele perdoa Jack.

Após a amizade de Jack e August retornar firme e forte, Julian começa a colocar todos os meninos da escola contra a dupla, alguns porém não aceitam a imposição de Julian.

O ano escolar passa, as pessoas mais acostumadas com August e suas deficiências, começam a ver que ele é muito mais do que só aparência, e passam a aceita-lo mais e mais.


A primeira coisa que eu tenho a dizer sobre esse livro é: Extraordinário, e sim estou sendo extremamente clichê, mas não consigo defini-lo de outra forma.

O livro é em sua maioria narrado pelo August e alguns de seus amigos, e eu percebi com a leitura desse e de outros livros, que as histórias contatada pelo ponto de vista de uma criança me emocionam e mexem muito mais comigo do que qualquer outro tipo de história.

Além disso as narrativas feitas pela perspectiva infantil me parecem mais verdadeiras, mais puras e mais fáceis de se envolver.

A história é bem fluida, os capítulos são bem curtinho e a diagramação é linda e completamente apaixonante. E o livro está repleto de quotes fofinhos que te fazem parar, refletir e querer compartilhar com todos.

Esse livro aborda sobre vários temas muito significativos e importantes, tais como a sensibilidade que devemos ter com as pessoas, o respeito as diferenças, a questão da beleza interior, entre outras coisas.


Não sei se ocorreu com todos aqueles que leram esse livro, mas comigo ele foi um grande tapa de luva, que me fez refletir sobre varias coisas. Essa história é surpreendente e encantadora, todos aqueles que gostam de ler, deveriam lê-lo em algum momento!

NOTA: 

Beijos , Anna (:


Comentários via Facebook

16 comentários:

  1. deve ser um livro maravilhoso mesmo, tenho vontade de lê-lo...
    bj, Anna ^^
    http://torporniilista.blogspot.com.br/2014/07/ii-roda-de-leitura-paudalho-pe.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Val , é um livro encantador , me arrependo de não te-lo lido antes ! Espero que sua experiencia com ele seja tão agradável quanto foi a minha (:

      Beijos , Anna

      Excluir
  2. Eu acho esse livro fantástico! É realmente difícil entrar em uma escola nova, deve ser muito mais quando se tem esses problemas..Ele mostra o quando é extraordinário ♥
    e-nquantoisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aléxia , esse foi o meu primeiro pensamento , se para nós que somos rotulado como 'normais' já é difícil o primeiro dia , imagine para uma criança tipo o Auggie ! Pois é , esse livro realmente merece o nome que tem , por que é extraordinário !

      Beijos , Anna

      Excluir
  3. Olá! Estou com esse livro aqui para ler desde o começo do ano, mas não crio coragem paraler, mas lendo sua resenha a curiosidade bateu aqui, só vi resenhas positivas a respeito dele, e parece mesmo fantástico!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patricia , é um livro maravilhoso , e se você esta com ele ai não perca a oportunidade leia-o e não irá se arrepender haha.]

      Beijos , Anna

      Excluir
  4. Oiê!
    Estava sem saber que livro dar a minha filha...
    Agora sei qual irei comprar...
    mais uma vez obrigada!
    Beijokasssss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hanan fico muito feliz que tenha te ajudado nessa missão haha e tenho certeza que sua filha irá amar, pois este é um livro lindíssimo !

      Beijos , Anna

      Excluir
  5. Ah Anna, é lindo né? Comprei depois de ler algumas resenhas e não me decepcionei. Em certos momentos, como a excursão dele me deu raiva dosmeninos, mas a gente vê o que essas pessoas passam. Lindo o livro!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa , eu tive momento que fiquei com nó na garganta e outro que quis entrar na trama para defender o Auggie , e o do acampamento foi um desses momentos! Lindíssimo o livro.

      Beijos , Anna!

      Excluir
  6. Oi Anna,
    Esse livro é perfeito e já recomendei para 3 familiares próximos que amaram <3
    Todos deveriam conhecer e se apaixonar por August.
    bjs

    http://www.entrepaginasesonhos.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Joyce , todos deveria ter o prazer de conhecer o August .

      Beijos , Anna

      Excluir
  7. Mais um livro que desejo muito ler, mas ainda não tive a oportunidade. Todo mundo fala super bem e também parece muito bonito.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas , pois é foi de tanto ouvir falar sobre ele que resolvi lê-lo e é lindíssimo mesmo e vale muito a pena ser lido!

      Beijos, Anna

      Excluir
  8. Oie, tudo bom?
    Esse livro me ensinou tantas coisas bonitas. Foi uma das melhores leituras do ano passado e um dos queridinhos da minha estante. O Auggie nos ensina que não adianta ir contra os preconceituosos e sim ensiná-los como deve ser.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline , esse livro é realmente um grande aprendizado , acredito que todos deveria ler a história do Auggie algum dia . E ele é definitivamente um dos meus queridinhos esse ano <3

      Beijos , Anna

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!