[Resenha] Boneca de Ossos - Editora @Novo_Conceito

postado dia 28 junho 2014

Titulo Original: Doll Bones
Autor: Holly Black
Editora: Editora Novo Conceito
Ano: 2014
Edição: 
Páginas: 224
Gênero:  Ficção Juvenil 
Sinopse: POPPY, ZACH E ALICE sempre foram amigos. E desde que se conhecem por gente eles brincam de faz de conta – uma fantasia que se passa num mundo onde existem piratas e ladrões, sereias e guerreiros. Reinando soberana sobre todos esses personagens malucos está a Grande Rainha, uma boneca chinesa feita de ossos que mora em uma cristaleira. Ela costuma jogar uma terrível maldição sobre as pessoas que a contrariam. Só que os três amigos já estão grandinhos, e agora o pai de Zach quer que ele largue o faz de conta e se interesse mais pelo basquete. Como o seu pai o deixa sem escolha, Zach abandona de vez a brincadeira, mas não conta o verdadeiro motivo para as meninas. Parece que a amizade deles acabou mesmo... (SKOOB)


'Boneca de Ossos' é o primeiro livro publicado pela Editora Novo Conceito através do selo #Irado, e eu estava ansiosíssima para lê-lo. Como se trata de um selo voltado para o publico infanto-juvenil, encarei a leitura na expectativa de encontrar algo bem leve e totalmente focado no seu publico alvo, mas dei de cara com um enredo cativante e cheio de aventuras.


Aqui temos o prazer de conhecer Alice, Zach e Poppy, três crianças que tem o costume de se encontrar depois da escola e criar histórias incríveis usando seus bonecos e coisas simples como uma calçada, algumas pedrinhas e um barquinho de papel. Na verdade o grande condutor dessas aventuras imaginarias é Zach, porém tanto ele como Alice se encontram naquela fase de transição da infância para a pré-adolescência, o que tornam as coisas um pouco complicadas para os três. E para piorar o pai de Zach acha que o filho deve abandonar os bonecos e praticar brincadeiras de meninos da sua idade, ao invés de ficar brincando de bonecos com duas meninas. 


O fato é que na cristaleira da sala de Poppy existe uma boneca feita de ossos e cerâmica, da qual as crianças são terminante proibidas de mexer. Ela possui uma aparência sombria, seus olhos mesmo fechados aparentam estar observando tudo e todos. Então para não sentirem tanto medo a boneca acabou entrando para as brincadeiras como a Grande Rainha que governava todos os reinos do alto de sua torre de vidro, mas sob a maldição de nunca poder sair de lá. Porém um dia, depois de Zach se negar a participar novamente das brincadeiras, Poppy revela ter tido um sonho onde a Rainha diz ser uma menina de verdade que morreu alguns anos atrás e está presa ao corpo da boneca por não ter sido enterrada devidamente no lugar onde deveria descansar. E é ai que o trio decide encarar uma ultima aventura em busca do tumulo da menina. Mas será que Poppy está realmente dizendo a verdade? O fantasma que habita dentro da boneca é real ou é só mais uma maneira de Poppy chamar a atenção e viver uma ultima aventura com seus amigos?

Juro que eu me perguntei isso o tempo todo (o fantasma é real?), e mesmo a história abordando cenas que me faziam ter uma opinião, existia aquela pulguinha atrás da orelha, me deixando sem saber o que esperar no final das contas. Isso tudo porque a autora manteve o mistério do principio ao fim, e mesmo a narração sendo em terceira pessoa (o que eu não curto muito) Holly Black me fez ansiar cada vez mais pelo próximo capitulo. 


Contudo não classificaria 'Boneca de Ossos' como algo assustador, e olha que eu sou a covardia em pessoa se tratando de fantasmas e coisas do tipo. A história é muito mais rica em aventuras e mistério do que horror. Então não temam, vocês não irão perder o sono, muito menos querer dormir de luzes acesa. Pelo contrario, vocês desejarão ir mais além do que a autora disponibilizou. Pelo menos é assim que eu me sinto. Criei uma afinidade tão grande com essas três pessoinhas que gostaria muito de saber o que aconteceu depois do final. E não pensaria duas vezes para entrar em uma próxima brincadeira com Zach, Poppy e Alice. A unica coisa negativa que tenho a citar foram os erros de revisão que acabaram passando despercebido pelo pessoal da edição. Mas nada que venha a prejudicar a leitura. 


Resumindo, 'Boneca de Ossos' é uma leitura que agradará tanto os jovens como adultos, que por sinal já foram jovens um dia. Afinal de contas, quem é que nunca brincou de fazer de conta? Aposto que muitos se identificarão com os personagens, e sonharão em um dia ter a oportunidade de viver uma grande aventura. Sem falar nas diversas ilustrações que são um prato cheio para aqueles que estão começando a criar o habito da leitura. O livro é leve, flui com facilidade e vem recheado de mistérios, super recomendo para aqueles que procuram algo com essas características. 

NOTA: 



Comentários via Facebook

13 comentários:

  1. Gostei desse livro de um tanto <3

    ResponderExcluir
  2. Muito amor por esse livro. Estou quase furando a fila pra poder ler o quanto antes. Amei seu a resenha, o livro parece ser uma delicia de ler. <3

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Desde o lançamento, quero ler esse livro. Adoro livros voltado para o público Infanto-juvenil e a história desse livro me atraiu. A capa e as ilustrações são uma graça.

    ResponderExcluir
  4. adorei esse livro, ele é encantador *--*
    esse selo Irado é muito bom. :D
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei e muito flor da abordagem que você deu à classificação da idade para se ler Boneca de Ossos, todos fomos jovens então porque não começar a ler livros infanto-juvenis sem preconceito?? Li algumas resenhas a respeito desse livro e me incomodei muito pois as resenhistas colocavam como bobo e infantil, claro que elas esqueceram de vestir suas capinhas de imaginação e de criança para ler!!!

    ResponderExcluir
  6. Ai, quando recebi esse livro da NC, pirei! Que diagramação linda, linda, linda!
    E a sua resenha me deu ainda mais vontade de lê-lo (sobretudo, sem medo, porque sou medrosa pra cacilda quando o assunto é terror/sobrenatural hahaha).

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  7. Quando vi que a Novo Conceito iria lançar esse livro fiquei pirado, porque queria muito ler. Até hoje não comprei e não vejo a hora de poder ler! Sua resenha ficou ótima, adorei! =D

    Até!
    de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. OOOOOOOOOOOOOOOOOOOOI, THA! Tuuuudo bem, lindooooona? Espero! ♥ Omg, gente do céuuuuuuuuuuuuuuuu! Eu fui na livraria do shopping há um tempo, e dei de cara com este livro. Mas como eu sou uma burraaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa não comprei! Af, me arrependo até hoje! De início, a história não me interessou, porque pelo que ouvi falar, era aquele clichê de crianças cheias de imaginação e pá, uahsuahs! Mas eu me apaixoneeeeeeeeei por este livro depois de ler essa resenha, Thaaaaaaaaa! Muito explícita, adorei demais! ♥ Adicionei-o na minha lista! :D

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  9. Oie, tudo bom?
    No começo eu não estava tão afim de ler esse livro por causa da temática de terror, mas ao ler sua resenha eu tive outra visão e fiquei mais interessada. Gosto de livros juvenis e quero também conhecer o trabalho desse novo selo da NC.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Thais. Eu tô adorando a atenção que a NC está dando aos livros infantojuvenis. O projeto gráfico vem lindo, muitas ilustrações. ♥ Esse também tem capa dura?
    Infelizmente eu não era parceira nessa época, então não recebi. =/ Mas pretendo comprar pra ler, afinal, tenho ouvido muitos elogios e me interessei pela premissa.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  11. Esse selo da novo conceito está arrebentando totalmente, esse é o livro que eu estou mais ansiosa para ler. Mal vejo a hora de adquiri-lo.

    ResponderExcluir
  12. Minha vó leu o livro e gostou bastante.
    Quando me devolveu ela disse "tu não quer me dar ele não?" Posso com isso?
    Vou começar ele em breve.
    Ele me lembrou um pouco Os Defensores da Farol Literário.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha do livro e cada vez sinto mais vontade de comprá-lo! Ultimamente, muitos erros pequenos estão passando reto pelos revisores das nossas maiores editoras e como isso é chato! Mas... até que eles percebam e melhorem, não temos muito o que fazer.
    Vou adquirir em breve e lerei logo que possível. Beijinhos, estou seguindo ❤️
    http://pequeninabiblioteca.blogspot.com

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!