[Resenha] As Crianças Trocadas: A Guerra dos Fae - Editora @Geracaobooks

postado dia 10 junho 2014

Titulo Original: War of the fae
Autor: Elle Casey
Série: Livro 1
Editora: Geração Editorial
Ano: 2013

Páginas: 288
Gênero: Ficção Norte-Americana, Fantasia
Sinopse: Jayne Sparks, rebelde e língua afiada de dezessete anos e seu melhor amigo, tímido e estudioso Tony Green tem uma existência muito típica de escola secundária, até que vários incidentes aparentemente não relacionados convergem, causando uma cascata de eventos que mudam suas vidas para sempre. Jayne e Tony, junto com um grupo de adolescentes em fuga, são sequestrados e enviados para uma floresta, onde nada e ninguém são o que parecem. Quem sairá triunfante? E o que eles serão quando o fizerem? (SKOOB)

Jayne é uma adolescente rebelde e desbocada. A justificativa para esse tipo de comportamento? O namorado de sua mãe! O cara é um tarado e a algum tempo vem tentando invadir o quarto da garota durante as madrugadas. A salvação de Jayne é Tony, seu melhor amigo na escola, ele é o tipico garoto nerd, muito tímido e bem inteligente. Mas a algum tempo vem se sentindo diferente, muito ligado a amiga, como se as vezes pudesse entrar dentro dos pensamentos dela. E é através dessas sensações e intuições, que Tony acaba fugindo com Jayne para Miami, onde (eles acreditam) nenhum mal possa atingi-los.

Chegando em Miami, eles se dão conta de que mal possuem dinheiro para se hospedar e comer alguma coisa, e coincidentemente (ou não) conhecem Jared, uma espécie de líder de um grupo de crianças fujonas que habitam em um velho armazém. Lá eles se juntam a Becky, Spike, Chase, Finn e Samantha. E decididos a passar uma noite com a galera, acabam tomando conhecimento de um anúncio divulgando experimentos, onde os selecionados que chegarem até a ultima fase das atividades físicas, receberão uma recompensa de R$ 500,00. É ai que Jayne e Tony vêem a oportunidade de se manterem bem, e longe de casa, por algum tempo. O único problema, é que eles não faziam ideia de que seriam colocados em uma floresta encantada, onde nada é o que parece. 

Agora para se manterem vivos e saírem o quanto antes deste lugar sobrenatural, Jayne e seus novos amigos terão que atravessar a floresta, colocando bandeiras em cada dos quatro pontos, definido como baliza, pela qual passarem. Mas existem varias dificuldades na Floresta que pode impedi-los de fazer isso. 


Confesso que no começo fiquei meio que em choque com tamanha boca suja da nossa protagonista, e antes mesmo dela se revelar como narradora cheguei a imaginar que se tratava de um menino. Contudo, no decorrer da narração, essa maneira espontânea de Jayne acabou sendo mais divertido do que frustrante, e deu a personagem um grande diferencial das mocinhas que encontramos por ai.


A narração foi outro ponto que me agradou bastante, feita em primeira pessoa, no ponto de vista sarcástico de Jayne, o enredo ganha uma pitada de humor ao invés de lamentos. Os vários diálogos que existe entre os personagens acaba fazendo com que a história vá fluindo, sem fazer grandes esforços para isso. Porém, em um ponto do livro, não pude deixar de associa-lo a 'Jogos Vorazes', mas não de forma direta. Acontece que quando são informados que entrarão na floresta e que lá encontrarão algumas 'dificuldades', os organizadores oferecem para cada participantes uma arma, sendo a maioria delas letais. A não ser pela que sobrou para Jayne, que a principio parece pura gozação, mas que no fundo eu sabia que deveria significar muito mais do que aparentava. As instruções é que eles usem essas armas para permanecerem vivos até o fim, e a primeira coisa que me veio a mente foi uma certa arena, por qual a maioria (se não todos) de nós conhecemos.


No entanto 'As Crianças Trocadas - A Guerra dos FAE' trata-se de literatura fantástica, e não de distopia, coisa que me fez relacionar uma ponta do enredo a 'Peter Pan'. Crianças fugindo de casa para viver uma vida mais fácil (em Peter Pan não crescer e aqui não enfrentar seus problemas, o que pra mim da no mesmo). Sendo lideradas por uma outra criança, que esconde algumas verdades, mas de certa forma induz o grupo a ser/fazer o que ele é/quer. Não sei se deu para entender, na verdade nem sei expressar bem o porque os comparei. Mas de todo jeito foi algo que eu senti. No geral, essa acabou sendo uma ótima leitura, repleta de mistérios, aventuras e fantasia. Seu desfecho deixa evidencias explicitas de uma continuação, que é o livro 'Chamado as Armas - A Guerra dos FAE', publicado aqui no Brasil pela Geração Editorial também, e que eu já estou louca pra ler.


NOTA:


Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. haaa, pelo jeito eu vou gostar de ler esse livro. Gosto de personagens sarcásticos hehe

    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Achei a ideia interessante, mas fiquei receosa de ser muito parecido com Battle Royale ou com Jogos Vorazes, acho que pode ser um pouco diferenciado e ter um quê que mude completamente desses que falei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, na verdade não é que seja parecido, algumas coisas me fizeram lembrar/pensar nesses outros livros, mas não quero dizer que tenham varias semelhanças, foram esses pontos que eu citei mesmo!

      Excluir
  3. Sabe que eu curti demais a ideia do livro? Estou bem curiosa para ler. Colocarei entre minhas próximas leituras! <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Estou louca para ler esse livro, já vi muitas resenhas positivas sobre ele. Adoro livros de fantasia e este deve ser muito bom. Acho que vou gostar muito da protagosnista.

    ResponderExcluir
  5. Eu estou louca pra ler esse livro e sua resenha me fez querer ainda mais HSAIUHSIAUHS Vou ver se compro pra ler nessas férias :D Blog Rainha da Simpatia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura bem gostinho de férias mesmo Carone, eu li durante a minha xD

      Excluir
  6. Retribuindo a visita! Adorei a resenha *-* sou super fã de histórias fantásticas e aventuras.
    Li ali que você fez uma pequena comparação com Jogos Vorazes. Estou lendo Em Chamas ainda, e já me considero viciada da saga. Bem... Sendo assim, A Guerra dos Fae vai para lista dos desejados também. Beijo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Esse é mais um livro que eu também já ouvi falar muito, mas nunca me interessei em procurar saber mais sobre ele. Lendo sua resenha fiquei curiosa sobre alguns pontos da história, talvez eu vá lê-lo em breve.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!