[Filme] The Normal Heart

postado dia 18 junho 2014


Ned Weeks é um escritor famoso que faz parte de uma comunidade Gay, no qual os participantes acreditam ter alcançado o ápice da liberdade sexual, por poderem transarem 'loucamente' uns com os outros, sem serem julgados. Apesar de ser um integrante dessa comunidade, Ned é um cara mais reservado, e não concorda muito com a pratica dos amigos, e até mesmo escreveu um livro sobre isso, o que não deixou alguns membros dessa comunidade muito feliz.

Década de 80, e a homossexualidade ainda é tratada como um tabu na sociedade. Então, não é surpresa quando a rejeição das pessoas na sociedade, aumentam quando alguns homossexuais começam a morrer devido a uma doença até então desconhecida, a AIDS.

Tratada como um "Câncer Gay", a AIDS começa a assustar a comunidade Gay, quando vários de seus membros começam a morrer em um curto espaço de tempo. Ned não concorda com essa definição, pesar de está sendo diagnosticada prioritariamente em homossexuais, ele acredita que qualquer um pode ser portador da doença e por isso o governo deve ajudar tanto na prevenção quanto no tratamento da doença e é na medica cadeirante Emmma Bronkner que ele encontra  apoio.


Vendo a morte de vários amigos, Ned se torna um grande ativista, tentando ganhar apoio do governo e também conscientizar os amigos a se protegerem durante as relações sexuais. E é nesse processo que ele conhece Felix, um colunista do New York Times, por quem se apaixona e começa a manter um relacionamento estável. Os dois começam a lutar pela causa juntos, apoiando-se e ajudando os membros da comunidade gay. 

Felix descobre mais tarde, que também é portador da AIDS, o que deixa Ned desesperado, pois durante anos ele se recusou envolver emocionalmente com alguém, e quando finalmente abriu seu coração, e está amando pela primeira vez, seu companheiro está a beira da morte.


Ned, está disposto a fazer de tudo para conseguir apoio e a atenção da sociedade e do governo para a causa por qual ele luta. Ele vai a programas de televisão, dá entrevistas, escreve folhetins, enfim, ele utiliza todos os meios midiáticos a seu favor.

A luta de Ned, não é bem aceita pelo governo, e muito menos pelos amigos Gay. Pois, para lutarem como Ned, seria preciso 'mostrar a cara', mas apesar da liberdade sexual, que eles tanto idolatram, eles não são corajosos suficientes para se assumirem gay na sociedade da década de 80.

Pessoas continuam a morrer, a causa ganham mais adesão - lésbicas começam a apoiar o movimento - Ned é expulso da organização que ajudou a fundar para a conscientização da AIDS. Mas isso não faz com que ele deixe de lutar, pelo contrario, isso e o fato de que seu grande amor se tornou mais um dentro das estáticas, impulsionam ainda mais Ned.


Enquanto escrevia essa resenha, eu sentia um nó se formar em minha garganta, e percebi que na verdade ele está formado desde o dia em que assisti a esse filme. Dizer que esse filme é emocionante, seria um grande eufemismo, pois ele é muito mais, e me faltam palavras para descreve-lo.

O ponto que eu mais gostei no filme foi que as relações homossexuais, foram tratadas com leveza, nada apelativo de mais, tudo na justa medida que proporciona no fim esse filme maravilhoso. 

A fotografia e o roteiro desse filme são dignos de palmas incansáveis. Completamente incríveis! As interpretações estão maravilhosas e o apelo emocional dessa produção é para deixar qualquer ser humano que tenha um pouquinho de sensibilidade no chão (Olá, eu me incluo nessa categoria!!).

Matt Bomer merece um destaque mais do que especial para sua interpretação nesse filme. A forma como o seu personagem se torna decadente ao longo do filme por causa da doença é assustador, e ver que o Matt tornou-se decadente também para compor o personagem é incrível. Matt perdeu 40 quilos para interpretar esse personagem, então imaginem quão verosimílimo não ficou sua interpretação.


Bom, esse é um daqueles filmes que eu acho que todo mundo deveria ver, porque ele levanta uma causa muito polemica e muito legal de ser discutida, e vamos combinar galera, a pessoa que tem AIDS não vem com estrela na testa. Na década de 80 podia até ser aceitável, imaginar que ela era uma doença só de Gay, mas hoje sabe-se que ela é uma doença de todo mundo, então não importa idade, sexo, cor ou raça, se você não se cuidar, ela te pega! 

The Norml Heart, é definitivamente um dos meus filmes favoritos!



E ai, alguém já assistiu a esse filme? Já ouviram falar dele? Ficaram curiosos? Contem-me Tudo! 

Beijos , Anna (:


Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Depois que li a sua resenha eu e minha irmã fomos assistir ao filme. Muito bom e um pouco diferente do que estávamos costumadas a assistir!
    Beijos,
    Luana Karla - Sector 12 - http://sector-12.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ver este filme, parece que esse é aquele tipo de filme que a gente leva pra vida né. Assisti esses dias Clube de Compras Dallas que aborda também a Aids nos anos 80 e recomendo. Ah parabéns pela resenha. =)

    http://www.profanofeminino.com/

    ResponderExcluir
  3. Ooooooooooooooi, Tha <3 Gente, olha o SHELDOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOON, ♥ Omg, o filme aparenta ser bom! Mas, não sou muito fã desse gênero, sabe? Não que eu tenha PRECONCEITO, sou super contra matarem ou maltratarem os gays, mas sei lá... Não faz meu estilo, acho esquisito '-' Uauahsuash! E genteeeeeee, o Mark Ruffalo está aí também, omg! Sou apaixonada por ele e pelo Sheldon! (não sei o nome dele, uaaushuahusah!)

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana..
    Ainda não tinha ouvido falar deste filme, mas adoro esses atores.
    Fiquei curiosa, ainda mais pela sua empolgação.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. poxa, fiquei super a fim de assistir, vou marcar em meu Filmow pra não esquecer... :o

    ResponderExcluir
  6. Oi, Anna!
    Amei a sugestão e adicionei aos filmes futuros.
    E gsto muito do Mark Ruffalo!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Não conheço, mas já ficou aqui anotado para eu assistir. E quanto a AIDS, conheço pessoas portadoras do vírus que tem muito mais disposição para a vida do que muitos que nem tem uma sequer dor de cabeça. O que limita é a mente e não o copro

    ResponderExcluir
  8. Oi, Anna
    Não conhecia esse filme, mas com certeza quero assistir. Quando começou a aparecer as primeiras vítimas da Aids aqui no Brasil, ainda era criança, mas lembro do preconceito, era muito forte.

    ResponderExcluir
  9. Gente eu com certeza vou ver este filme. Me tocou só ao ver as imagens e adoro o Mark Ruffalo também. Como você descreveu o filme parece tocante e emotivo. Amei!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  10. Oie, tudo bom?
    Não conhecia esse filme, mas a história é uma verdadeira lição de vida. Não é nada fácil hoje imagina há anos atrás? Vou pesquisar mais sobre ele. Ainda mais porque tem Mark Ruffalo no elenco e ele é um ótimo ator.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Matt e Mark -----> PERFEITOS. Eu quero assistir esse filme logo. O elenco é um time de atores brilhantes e que eu admiro muito.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!