Titulo Original: Letters From Skye
Autor: Jessica Brockmole
Editora: Editora Arqueiro
Ano: 2014
Páginas: 256
Gênero: Ficção Americana

Sinopse: Março, 1912: A jovem poeta Elspeth Dunn nunca viu o mundo além de sua casa, localizada na remota ilha de Skye, noroeste da Escócia. Por isso, não é de espantar a sua surpresa quando recebe uma carta de um estudante universitário chamado David Graham, que mora na distante América. O contato do fã dá início a um intercâmbio de cartas onde os dois revelam seus medos, segredos, esperanças e confidências, desencadeando uma amizade que rapidamente se transforma em amor. Porém, a Primeira Guerra Mundial força David a lutar pelo seu país, e Elspeth não pode fazer nada além de torcer pela sobrevivência de seu grande amor. Junho, 1940, começo da Segunda Guerra Mundial: Margaret, filha de Elspeth, está apaixonada por um piloto da Força Aérea Britânica. Sua mãe a alerta sobre os perigos de um amor em tempos de guerra, um conselho que Margaret não quer ouvir. No entanto, uma bomba atinge a casa de Elspeth e acerta em cheio a parede secreta onde estavam as cartas de amor de David. Com sua mãe desaparecida, Margaret tem como única pista do paradeiro de Elspeth uma carta que não foi destruída pelas bombas. Agora, a busca por sua mãe fará com que Margaret conheça segredos de família escondidos há décadas. Querida Sue é uma história envolvente contada em cartas. Com uma escrita sensível e cheia de detalhes de épocas que já se foram, Jessica Brockmole se revela uma nova e impressionante voz no mundo literário. (SKOOB)

Confesso que até então nunca tinha lido um livro assim, narrado através de cartas, então não sabia bem o que esperar. Eu até já vi resenhas de livros que seguem este padrão, inclusive a Ana resenhou aqui no blog o livro 'Cartas para um Pai', que tem uma narração semelhante. Porém este não foi o principal motivo para eu decidir ler 'Querida Sue', e sim o fato de a história envolver Londres, e não só uma, mas as duas guerras mundial. 


Tudo começa no ano de 1912, quando o Americano David Graham, decidi expressar sua admiração de fã pelos poemas de Elspeth Dunn, através de uma carta. A autora vive na Ilha de Skye, na Escócia, e mesmo tendo uma mente brilhante, Elspeth é o tipo de mulher que leva uma vida pacata, sem grandes emoções. Desde criança ela e seu irmão já eram muito talentosos, e tinham grandes ambições, porém os seus medos e o destino, fez com que Elspeth se isolasse em seu chalé. 

Então, a partir do momento em que Elspeth e David começam a se corresponder, nasce uma grande amizade entre os dois, de modo que a troca de confissões e admirações entre amigos, acaba virando uma linda e sufocante paixão.

De forma alternativa entre os capítulos a autora nos leva para o ano de 1940, onde a filha de Eslphet, Margaret Dunn, se vê apaixonada por Paul, seu amigo de infância que atualmente luta na Força Aérea Real para defender o país da grande guerra. Na tentativa de fazer a filha aceitar que os sentimentos podem se equivocar em tempos de guerra, Elspeth e Margaret acabam tendo uma terrível discussão no exato momento em que a parede de sua casa é destruída por uma bomba, revelando assim cartas até então escondidas. Em meio a tudo isso Elspeth desaparece levando todas as cartas de David, mas uma delas acaba ficando para trás, e é justamente esta carta endereçada a 'Querida Sue', que ajudará Margaret encontrar a sua mãe e desvendar de uma vez por todas o seu passado.


Incrivelmente apaixonante e extremamente viciante, 'Querida Sue' conseguiu superar todas as minhas expectativas, e é com certeza uma das minhas melhores leituras do ano. A autora soube conduzir a alteração entre passado e presente de uma forma muito bem estruturada, de tal maneira que um capitulo chamava o outro, e eu os devorava com muito entusiasmo. E se você pensa que por se tratar de um enredo envolvendo somente cartas, o leitor acaba perdido e com grandes lacunas pela história, está extremamente equivocado. A autora teve a brilhante ideia de fazer com que vários outros personagens se comunicassem através de cartas, e isso fez com que eu pudesse ver a trama pela perspectiva de todos aqueles envolvidos.


'Querida Sue' é sim uma das mais belas histórias de amor que eu tive o prazer de conhecer, as palavras de Jessica Brockmole são carregadas de emoções, tanto que assim como me fez rir soube também me fazer chorar. Além do romance, o livro gira em volta de um grade drama familiar, e eu o recomendo a todos aqueles que procuram um bom novo romance, diferente de tudo que já leu até agora. 

NOTA:


Comentários via Facebook

10 comentários:

  1. Morri de amores por esse livro, a narrativa é perfeita, a história é perfeita, os personagens são perfeitos.
    Londres, primeira e segunda guerra mundial, romance, cartas. Tudo de lindo para duas histórias românticas maravilhosas.

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  2. 5 Estrelinhas, ai, puro amor!!! Eu quis ler esse livro assim que vi que se tratava de cartas (eu troco cartas com um grupo de correspondentes) e sempre achei maravilhoso o encanto que uma carta pode levar e os sentimentos em que depositamos nela. Fiquei aqui babando pelos papéis de carta e pela singeleza de suas palavras quanto à história, afinal como bem diz o Querida Sue, nunca uma carta é só uma carta!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou em uma ótima maré, só lendo livros 5 estrelas ...hahaha

      Excluir
  3. Olá Thais,
    Também nunca li nenhum livro escrito através de cartas. Não esperava que esse livro fosse tão perfeito assim. Agora vejo que devo urgentemente buscar a leitura desse livro. E justamente por esses motivos que você falou: Londres e as guerras. Bela resenha! Bjs
    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura perfeita, ainda mais para nós que amamos esses detalhes citados ;)

      Excluir
  4. Oie flor tudo bem?? ^^
    Nunca li um livro narrado através de cartas, e realmente a autora tem que ter uma grande capacidade de escrita para não deixar lacunas. Segunda resenha positiva que leio sobre esse livro, está despertando minha curiosidade kkkkk

    /http://closettgarden.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi, foi uma experiencia incrível, gostaria que a autora tivesse publicado outros livros tbm, pois amei a escrita dela.

      Excluir
  5. Oi Thais, tudo bem flor?

    Amei sua resenha! E morri de vontade de ler o livro. O trabalho da Arqueiro foi sensacional, a capa promete muito e bom saber que o livro atende (e supera) todas as expectativas. E pelo fato de ser escrito em cartas: É incrível e cativante. Bom saber que foi uma das suas melhores leituras do ano ^^

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu realmente não esperava que o livro fosse tudo isso, me surpreendi!!

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!