[Resenha] O Sofá Laranja - @tintanegraedit

postado dia 31 maio 2014

O Sofá LaranjaTitulo Original: O Sofá Laranja
Autor: Fania Szydlow Benchimol
Editora: Editora Tinta Negra

Ano: 2013
Edição: 
Páginas: 112

Gênero: Cartas brasileiras 

Um maço de cartas é encontrado por entre as folhagens do Central Park, em Nova York. Todas as mensagens são assinadas por uma mesma mulher, Susan, e endereçadas a um mesmo homem, Sam. E todas foram escritas num mesmo mês: janeiro de 2002. “O inverno é penoso e te escrever quase me faz sentir corajosa, valente de um jeito que nunca precisei”, descreve a primeira missiva da série. Mas quem é Susan, que assina todas aquelas cartas? E Sam, o destinatário silencioso? Quais laços os unem, e quais segredos ainda pesam sobre a memória de uma vida em comum? Ao reproduzir essa peculiar correspondência, O sofá laranja vai montando um delicado quebra-cabeças, que desvenda aos poucos a face de ambos os personagens e a rede de tensões e afetos que constrói a sua história em comum. Susan e Sam viveram juntos por quarenta e sete anos, seis meses e quatorze dias, revela uma das cartas. (SKOOB)
'O Sofá Laranja' é um daqueles livros que quando você inicia a leitura, acha que será apenas mais um livro lido, mas ao longo da narrativa, você percebe que a história te diz muito mais do que apenas o significado das palavras ali presentes. 

Susan, é uma mulher de certa idade, viúva, que tem apenas uma filha chamada Gloria, e que aluga um quarto em sua casa para uma garota que não conhece muito bem. Como um artificio, para burlar a dor, a solidão, ou talvez ambos, ela começa a escrever cartas endereçadas a Sam, seu marido.


Em suas cartas, Susan, conta como é a vida, o que tem feito entre outras coisas, como se quisesse deixar o marido ciente de como anda sua vida. Mas, ela também relembra acontecimentos passados, e memorias que trazem a ela sentimentos agridoce.


Quase ao final da narrativa, Susan, revela quase sem querer, um segredo que faz com que o leitor tenha que rever tudo o que viu, e vê se fez uma leitura certa dos fatos, por ela, expostos.



O livro é estruturado em forma epistolar, ou seja, cartas. Então tudo o que se sabe sobre a narrativa, é pelo ponto de vista de Susan, o que permite ao leitor a duvida, pois não se sabe se o que ela diz, realmente é a verdade. 

O livro é bem pequenininho, e fácil de ler. As cartas de Susan, não são muito longas, o que é um ponto positivo pois assim você não se perde no assunto tratado. 

Assim como 'A Linguagem das Flores' que eu já resenhei aqui no blog, 'O Sofá Laranja', também trata da sensibilidade. Mas acho que aqui, está mais voltado para a sensibilidade que você deve ter consigo mesmo e com seus sentimentos.

'O Sofá Laranja', é aparentemente um livro simples, mas quando você se propõe a viajar com Susan, a magnitude dele é surpreendedora. 


Vou deixar com vocês alguns dos quotes que mais gostei!

"Comecei a sublocar nosso apartamento; ficou grande de mais pra lembranças apenas."
"Primeiro, ela passa a esponja na louça toda. Talher por talher. Usa pouca água, é atenta. E chora contida. Para não desperdiçar sentimento."
"Me veio outono. A grama por baixo de um tapete alaranjado, que insisto enxergar em tons Dourados."
"Não tenho saudades do que vivi intensamente, tenho saudade do que não pude mais viver com você."

NOTA: 

E ai , alguém já leu esse livro ? O que acharam ?Alguém quer ler ? Contem-me tudo ! 


Beijos , Anna (:



Comentários via Facebook

6 comentários:

  1. nossa, que lindo. Fiquei apaixonada só em ler as quotes rsrs
    vou anotar pra comprar depois. A capa dele é linda tbm, curti muito. ^^
    bj, Anna ^^
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca ouvi falar desse livro, como assim? Ainda bem que você o resenhou. Sabe quando começa a ler uma resenha e o livro parece que te agarra? Aconteceu comigo nesse. Eu quero ler ele agora heheheh.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  3. Que qoutes profundos, lindos e poéticos, não conhecia esse livro mas já fiquei tentada a ler, achei muito bonita a forma com que você falou de sentimentos, e que fofo você tentando reconstruir o sofá laranja... Fiquei curiosa com o título, onde ele se encaixa???

    ResponderExcluir
  4. Pronto, já estou doida de vontade de ler. A começar que este título todo simples e enigmático me conquistou de cara, e outra que eu adoro livros que abordam cartas como tema central. Nunca tinha ouvido falar, mas já vai para a lista de desejados!!!

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parece ser bem bacana pela sua resenha. Deve ser muito gostoso de ler!

    Beijocas,

    nossoglamour.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse, mas parece ser muito legal. Gosto de livros que imitam cartas.
    beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!