[Resenha] O Enigma das Estrelas - @Geracaobooks

postado dia 25 maio 2014

Titulo Original: O Enigma das Estrelas
Subtitulo: Clube dos Mistérios
Autor: F. T. Farah
Série: Livro 1
Editora: Geração Editorial
Ano: 2013

Páginas: 160
Gênero: Ficção Juvenil 
Sinopse: Uma aventura eletrizante, um enigma perturbador Antes de ser queimado em praça pública, um padre amaldiçoa Morro do Ferro. Pouco depois, luzes misteriosas começam a perseguir seus moradores. O vilarejo mineiro, cercado por erosões sinistras, é o destino das férias de julho de cinco amigos: Jonas, Alfredo, Carola, Carmem e Vicentinho. No primeiro volume da saga Clube dos Mistérios, a turma é encorajada a acampar no topo do Morro dos Anjos. Uma experiência do outro mundo marcará suas vidas. Para sempre. Prepare-se para desvendar o enigma das estrelas. Mas tome cuidado. Alguém pode estar observando seus passos... (SKOOB)
Realmente estou aproveitando essas férias para colocar minha leitura em dia, e aproveitei o dia frio de hoje para ler algo leve e rápido, por isso optei por 'O Enigma das Estrelas: Clube dos Mistérios', que é o primeiro volume da saga. E eis que o livro cumpriu o esperado, li em apenas algumas horas, devido a simplicidade de sua narração.


Aqui temos a histórias de cinco jovens amigos: Jonas, Carola, Carmen, Alfredo e Vicentinho. Todo ano o grupo se encontra durante as férias de Julho em Minas Gerais, especificamente na cidade de Morro do Feno. Segundo seus moradores, o vilarejo vem sendo amaldiçoado desde que um padre foi queimado em praça publica, a muitos anos atrás. Além disso, em Morro do Feno não é nada anormal acreditar em Extraterrestres e Disco Voador, uma vez que a maioria de seus moradores já presenciaram casos de luzes misteriosas que surgiam no céu e desapareceram sem deixar rastro.

O relacionamento do grupo vem desde o tempo de seus pais, que faz com que os encontros sempre aconteçam, e desta vez acaba incentivando as crianças a irem acampar sozinhos em Morro dos Anjos. A intensão é que o grupo faça destes três dias fora, uma espécie de 'rito de passagem', e é ai que damos inicio a uma misteriosa aventura envolvendo seres de outro planeta/dimensão. 


Quero deixar explicito que a série é totalmente voltada ao publico juvenil, - tanto é que faz parte do selo Geração Jovem - e como embarquei nesta aventura com a consciência disto, procurei encarar a narração de acordo com seu publico alvo. Além dessa característica juvenil estar na linguagem e diálogos dos personagens, as ilustrações também faz com que isso fique bem evidente. Coisa que é importante levar em consideração para que alguns pontos do livro não fique desinteressante quando visto com outros olhos. 


Eu sou fã de fantasia, mas o fato de eu não me simpatizar com seres como Extraterrestre por exemplo, fez com que óvnis e abdução fugisse completamente dos meus temas favoritos. É que ainda prefiro  a fantasia das fadas e elfos não me julguem, do que encarar esses tipos de lendas urbanas (#medrosa). Mas se tem algo que achei sensacional neste livro, foi o fato do autor deixar notas no rodapé e diversos quadrinhos contendo as lendas detalhadamente, lista de filmes alienígenas, e dica do que não pode faltar para fazer um acampamento. Falando em filmes alienígenas, juro que sempre que assisto Sinais, não consigo dormir. Mas é segredo, viu?!

Fora isso a unica coisa que não me agradou muito, foi o fato do enredo fazer varias referencia a Raul Seixas, sempre achei as musicas dele sinistra, porém deixar as coisas sinistras era exatamente o propósito deste detalhe na história. Então quanto a isso o autor foi bem criativo, e esse detalhe não atrapalhou em nada a narração, pois são coisas que não fazem o meu perfil, mas que deram total incrementada na premissa do livro. Quero deixar claro que 'O Enigma das Estrelas' foi uma boa leitura, do tipo que me fez rir de varias situações sabe? Eu recomendo para os jovens leitores, que estão começando abandonar os quadrinhos e embarcar no mundo dos livros. E também para aqueles que buscam uma leitura leve, rápida, e que simpatize com o tema alienígenas e lendas urbanas. 

NOTA:  


Como podem ver a Editora Geração - mais uma vez - fez um maravilhoso trabalho de diagramação. Inclusive veio uma cartela de adesivos com ilustrações da história, e que eu vou sortear entre aqueles que comentarem essa resenha, até o dia 26/05/2014 com o endereço de e-mail. Também vou mandar junto um kit de marcadores, pois estou com vários repetidos aqui!


Comentários via Facebook

7 comentários:

  1. Acho que vou curtir o livro! Achei a sinopse dele interessante.


    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
  2. Não é o meu tipo de genero, mas a sinopse me deixou com aquela vontade e por ser rapido pode ser que me conquiste, porque por ser objetivo me faça querer ler os outros da série... bom, adorei! hehehe

    Pri ;*
    http://closettgarden.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, pode até não ser meu gênero favorito tbm, mas por ser um livro tão leve e rápido acabou sendo uma leitura prazerosa!

      Excluir
  3. Oie, tudo bom?
    Eu não curti muito o livro porque não gosto da temática sobre ET's. Sou muito medrosa para falar sobre essas coisas. Além disso, não consegui gostar dos protagonistas.
    Mas, como você disse, o livro consegue atingir muito bem o público alvo.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline, tudo sim e vc? Nossa amiga vc é minha alma gêmea então, eu sou a maior cagona, e nem gosto muito de ficar falando em ET ... kkkkk .... Isso é verdade, os protagonistas não chamaram muito a atenção, mas acredito quue pode até ser pelo fato de ser um livro bem juvenil e com pouquíssimas paginas. Sei lá né ... quem sabe eles amadureçam na sequencia ...

      Excluir
  4. Logo quando ele foi lançado eu fiquei em estado de alerta porque queria demais, depois comecei a ler várias resenhas a respeito do livro e vi que se tratava de um livro para um público mais jovem, e que se trata de ets, bom, a partir dessas resenhas continuei achando o livro fofo, mas sem nenhuma vontade verdadeira de ler, acho que passou!!!

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!