A Linguagem das FloresTitulo Original: The Language of Flowers
Autor: Vanessa Diffenbaugh
Editora: Editora Arqueiro
Ano: 2011
Edição: -
Páginas: 304
Gênero: Romance

Victoria Jones sempre foi uma menina arredia, temperamental e carrancuda. Por causa de sua personalidade difícil, passou a vida sendo jogada de um abrigo para outro, de uma família para outra, até ser considerada inapta para adoção. Ainda criança, se apaixonou pelas flores e por suas mensagens secretas. Quem lhe ensinou tudo sobre o assunto foi Elizabeth, uma de suas mães adotivas, a única que a menina amou e com quem quis ficar... até pôr tudo a perder. Agora, aos 18 anos e emancipada, ela não tem para onde ir nem com quem contar. Sozinha, passa as noites numa praça pública, onde cultiva um pequeno jardim particular. Quando uma florista local lhe dá um emprego e descobre seu talento, a vida de Victoria parece prestes a entrar nos eixos. Mas então ela conhece um misterioso vendedor do mercado de flores e esse encontro a obriga a enfrentar os fantasmas que a assombram. Em seu livro de estreia, Vanessa Diffenbaugh cria uma heroína intensa e inesquecível. Misturando passado e presente num intricado quebra-cabeça, A linguagem das flores é essencialmente uma história de amor – entre mãe e filha, entre homem e mulher e, sobretudo, de amor-próprio. (SKOOB)

Inesperado é a primeira palavra que vem a minha mente quando penso no livro 'A Linguagem das Flores'. 

Victoria Jones é uma garota órfã que cresceu vivendo entre abrigos para menores e casas de potenciais pais adotivos. Devido acredito eu, a essa falta de estabilidade que é tão necessária a um criança, mais situações as quais foi submetida durante seu crescimento, ela passou a odiar os seres humanos de uma forma geral, fazendo de tudo para que as famílias que queriam adota-la desistissem no meio do caminho.


Elizabeth, porém, foi um sopro de ar novo na vida de menina. Com dez anos, Victoria foi avisada que Elizabeth seria sua ultima chance de ser adotada. Pouco lingando para isso, ela se rebelou com a possível mãe e fez de tudo que se possa imaginar para que Elizabeth desistisse da adoção.


Elizabeth, no entanto, vê nas atitudes de Victoria, muito de si quando criança, e determinada a não se deixar vencer por Victoria, ela passa a tratar a garota com pulso firme, mas sempre demonstrando afeição e carinho. Elizabeth ainda ensina algo a Victoria, que talvez seja a mais importante ensinamento da vida da garota, que é  a linguagem das flores, o que cada flor quer dizer (pois cada uma significa algo diferente).


Contratempos fazem com que Victoria não seja adotada por Elizabeth, e que ela tenha que retomar a abrigos para menores, onde vive até completar seus 18 anos, quando é emancipada e passa a ter que caminhar com as próprias pernas. Victoria vive durante algum tempo nas ruas, passa fome e frio, mas um dia encontra Renata, que é dona de uma floricultura. 


Determinada a conseguir um emprego Victoria prova para Renata que sabe muito sobre flores, e então consegue um emprego. Sua vida começa então a entrar no eixo, até que um dia visitando com Renata o Mercado das Flores ela vê Grant, e com o passar do tempo acaba se envolvendo com ele.


O que ela descobre só mais tarde é que ele é sobrinho de Elizabeth, e junto com ele memorias de uma outra época começam a vir atona, e também um tempo de desculpar e pedir desculpas se iniciará na vida de Victoria. 


Muitas emoções, conflitos, atos mais do que inesperados e escolhas surgiram na vida de Victoria.



Acho que nada que eu disser nesse post será suficiente para expressar como eu amei esse livro e como ele mexeu comigo. Acredito que acima de qualquer coisa, ele trata de algo muito importante, mas que os seres humanos estão deixando de lado: A sensibilidade. Eu acho super importante sermos sensíveis, e sermos sensíveis aos outros, ou seja, devemos sempre nos colocar no lugar do outro, e imaginar como aquilo nos afetaria, e pensar que provavelmente é assim que o outro irá se sentir.

A escrita da autora é surpreendente e cativante, o que torna a leitura do livro um momento de completo prazer. A autora trabalha com falshback, então é preciso ter um pouco mais de atenção, porque ela está sempre indo e vindo na história de Victoria, mas em momento algum ela te fala "Oh! agora to no passado.", ou então "Oh! ta no presente."

O livro tem uma gama de conhecimentos sobre flores gigantesca, e tudo é apresentado de uma forma tão doce, que você fica querendo aprender mais, agora antes de dar ou se quer pensar em dar uma flor a alguém eu recorro ao Google pra saber o significado e vê se está de acordo com que eu desejo expressar hahah.

Enfim, acho que esse é um daqueles livros que todo mundo deveria ler em algum momento da vida.


Spoiler.
A personagem principal (Victoria) acaba ficando gravida, e por talvez não ter tido o sentimento maternal em sua vida, ela não sabe como agir. Então tem passagens no livro que ela faz algumas coisas com a neném (não por ser má, ou outra coisa do gênero, mas por não saber lidar mesmo) que me angustiaram profundamente. Gente eu quase tive um AVC + Infarto. E tive que me controlar pois minha vontade era super de entrar no livro e dar uns tapas nela hahaa.


NOTA:


beijos , Anna (:

Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Olá!
    Adorei a resenha e a tua opinião sobre o livro também. Achei muito clara.
    Já havia lido muitas críticas positivas sobre a história e o livro já está na minha lista de desejados (agora ainda mais!).
    Beijão!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Sempre vejo resenhas positivas sobre esse livro e ele já está na minha lista de desejados ;)
    Espero ler em breve ;)
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  3. Nem conhecia nada a respeito desse livro mas já estou amando e querendo bem ele. Flor que coisa m,ais sensível, e o jeito que você colocou a resenha me deixou ainda mais alegre quanto a querer ler o livro! Eu penso em adoção, acho que será bom ler este livro! hihihi. E amo flores. Mas o que me chamou mais a atenção foi a delicadeza de descobrir o que as flores falam, o segredo de cada botão!
    PS: Flor tenho um pouco de dificuldade em ler os comentários de seu blog, porque as letras são de uma cor muito parecida com o fundo!

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre achei a capa desse livro linda e sempre tive a curiosidade de saber se ele realmente fala alguma coisa sobre flores. E vc disse que nos da uma imensidão de conhecimento sobre flores. Gostei da resenha e quero muito lê esse livro,
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Anna!

    Parece uma história com um tema bem denso e ao mesmo tempo que foca nessa sensibilidade que comentou que muitas vezes esquecemos. A vida da personagem parece ter sido bem difícil e fiquei curiosa por conhecer um pouco mais. Bela resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro, mas achei a sinopse interessante e a capa linda! Parece ser um daqueles que nos faz pensar e eu adoro esse tipo de história. Beijos e tenha uma ótima semana :D!!
    maluquice de garota
    página no face
    página no Twitter

    ResponderExcluir
  7. Já vi várias vezes esse livro no Sub, mas nunca tive vontade de ler!
    Depois da sua resenha, fiquei!
    Ótima dica
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  8. Esse é um daqueles livros que a gente olha e não dá nada por ele, mas quanto engano. Eu amei esse livro. Ele entrou para a lista dos melhores livros que li na minha vida. Não é aquela história água com açúcar e sim um livro que mostra a realidade de uma forma tão bonita que não temos como não amar.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Ai Anna, eu entendo exatamente o que diz sobre este livro. Quando li ele me apaixonei. Ele é um livro tão lindo, tão bem escrito que não tem como não se comover com toda a tragetória da personagem. E ainda me interessei mais por flores depois disso e sempre vou olhar o significado delas... hahahahahaha

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Anna, tudo bem flor?

    Que livro mais lindo! O nome já é perfeito. Adorei saber que não é uma metáfora também, que realmente durante a história há flores... E parece ser mesmo um livro ótimo. Como você disse, sensível. Ótima resenha!

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!