Titulo Original:  Splintered
Autor: A. G. Howard
Editora: Editora Novo Conceito
Série:  Livro 01  
Ano: 2014
Edição: 
Páginas: 368
Gênero:  Ficção, Fantasia 
Comprar: Fnac, Submarino
Sinopse:Alyssa Gardner ouve os pensamentos das plantas e animais. Por enquanto ela consegue esconder as alucinações, mas já conhece o seu destino: terminará num sanatório como sua mãe. A insanidade faz parte da família desde que a sua tataravó, Alice Liddell, falava a Lewis Carroll sobre os seus estranhos sonhos, inspirando-o a escrever o clássico Alice no País das Maravilhas. Mas talvez ela não seja louca. E talvez as histórias de Carroll não sejam tão fantasiosas quanto possam parecer. Para quebrar a maldição da loucura na família, Alyssa precisa entrar na toca do coelho e consertar alguns erros cometidos no País das Maravilhas, um lugar repleto de seres estranhos com intenções não reveladas. Alyssa leva consigo o seu amigo da vida real – o superprotetor Jeb –, mas, assim que a jornada começa, ela se vê dividida entre a sensatez deste e a magia perigosa e encantadora de Morfeu, o seu guia no País das Maravilhas. Ninguém é o que parece no País das Maravilhas. Nem mesmo Alyssa... (SKOOB)

Fala sério, qualquer um que tenha se quer um pouquinho de afeto pela tão conhecida história 'Alice no País das Maravilhas', ficaria atraído por essa sinopse, concordam? 
E comigo não foi diferente! Tanto é que assim que recebi os lançamentos de Abril da Editora Novo Conceito, esqueci minha lista de prioridades e o coloquei na frente. Mas como todo bom leitor, eu já deveria ter previsto - aquilo que todos nós já sabemos - que grandes expectativas geram grandes frustrações. E mesmo com seus lados positivos e uma premissa atraente, 'O Lado Mais Sombrio', acabou sendo uma leitura cansativa.


Alyssa está longe de ser uma garota normal, aliás, nenhuma das mulheres de sua família pode ser consideradas normais, já que uma terrível maldição caiu sobre as Liddell, desde que há muitos anos atrás, sua tataravó Alice, entrou no País das Maravilhas. E para salvar a sua linhagem, e a si mesma, Alyssa atravessa o espelho e entra na toca do coelho. Só o que ela não esperava é que seu amigo, Jeb, acabasse embarcando com ela acidentalmente nesta viagem, e que o País das Maravilhas, está muito longe de ser o lugar descrito nos livros de Lewis Carroll.


Em 'O Lado Mais Sombrio' nos deparamos com um País das Maravilhas, totalmente insano, como se isso já não fosse possível na história 'Alice no País das Maravilhas', né? Mas a diferença é que aqui as coisas tem uma aparência muito mais sombria, de tal forma que é até mesmo bizarro imagina-las. Exemplo é o Coelho com braços e pernas humano, feito só do esqueleto, sem carne e sem pele, e as plantas carnívoras que se moviam através de pernas feitas de suas próprias raízes. 
Se é que me entendem, nessa jornada nos deparamos com todos os personagens que já conhecemos, porém nenhum deles são como Alice descreveu. E eis que a missão de Alyssa é 'concertar' os erros cometidos por sua tataravó dentro do País das Maravilhas, para que assim ela pudesse voltar para casa e salvar sua família. 


Eu comecei a leitura bem animada, louca para mergulhar na missão de Alyssa no País das Maravilhas, e quanto mais misterioso as coisas ficavam mais me agradavam. Mas na metade do livro, o excesso de informações e a maneira como a autora escolheu para descrever tudo e a todos, acabaram deixando a leitura um tanto cansativa e arrastada. Se não fosse por Morfeu, o guia de Alyssa no País das Maravilhas, creio que teria perdido o interesse pela trama, já que as atitudes dele faz com que a gente queira chegar até o final e descobrir o que ali é realmente verdade.

'O Lado Mais Sombrio' foi uma leitura cheia de 'boas intensões', com uma premissa tentadora, um final surpreendente e uma autora pronta para inovar. Porém enredos excessivamente descritivos, me fazem perder totalmente o foco na leitura, além de me dar sono, pois minhas leituras são feitas de noite, quando chego do trabalho. Por isso, no meu caso, a leitura acabou se estendendo mais do que eu desejava. Mas se você já me ouviu dizer por ai, que os fins valem seus meios, entenderá que mesmo com esses pontos negativos, esta foi uma boa leitura, visto que eu realmente me surpreendi com a reta final deste livro.


Ah, e eu não posso terminar essa resenha sem elogiar a diagramação e a capa maravilhosa da Novo Conceito, e vocês também não perdoariam se eu não revelasse que encontrei vários erros de revisão (fica a dica Novo Conceito). Vale também ressaltar que este é o primeiro livro da série, e a editora já comprou os direitos autorais para a publicação de 'Unhinged', o segundo livro. Na verdade eu não senti nenhuma ponta solta perante a conclusão da trama, no entanto, bem no finalzinho Morfeu deu uma informação muito propicia para a continuação. Já quanto a mim, não sei se terei interesse em ler essa sequência. A capa original também é linda (ver aqui), mas a sinopse terá que valer a pena para me conquistar!

NOTA: 



Comentários via Facebook

29 comentários:

  1. Terminei recentemente de ler Quando Tudo volta e me decepcionei bastante. Acho que poderia até colocar o livro em uma leitura cansativa.
    Tô querendo bastante ler O Lado mais sombrio e espero que minha opinião não seja como a sua e que eu curta a história!

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leituras cansativas são péssimas pra mim que leio de noite depois do serviço, vou anotar sua dica ;)

      Excluir
  2. Tive apenas dois problemas com esse livro:
    1) Jeb. Ele é chato e não tem NENHUM propósito no livro que não seja o romance. NENHUM. E o "grande papel" dele no final poderia muito bem ter sido feito por qualquer outro personagem, ou seja.
    2) O romance. DESNECESSAURO. Daria pra cortar todas aquelas páginas de romance e tornar a leitura mais rápida. Ou cortar a cabeça do Jeb. CORTEM-LHE A CABEÇA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não vi sentido pra ele não estar com Alyssa desde o começo, sinceramente!

      Excluir
    2. Teria sido mais interessante se a Taelor tivesse ido pro País das Maravilhas com a Alyssa, as duas brigado pra caramba mas ficando amigas, ou pelo menos se entendendo, e deixa pra resolver isso do Jeb quando as duas voltassem.

      Excluir
  3. Oi =)

    Eu amo o universo de Alice e o País das Maravilhas. Fiquei muito satisfeita com a leitura de O Lado Mais Sombrio. Realmente gostei bastante, ainda mais que tem um toque do estilo de Tim Burton, uma das influências que inspiraram o livro da autora.


    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez esse tenha sido o problema pra mim, sou muito mulherzinha e não curto livros de terror. Por mais que O Lado Mais Sombrio tenha apenas uma pegada gótica, eu sei lá, esperava outra coisa mesmo. Talvez todo o mistério, mas não a distorção dos personagens de Carroll.

      Excluir
  4. to tentando decidir se vai ser ou não minha próxima leitura. pq apesar de estar bem empolgada com esse livro eu não sei se irei gostar.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só lendo mesmo Alice! Gosto é uma coisa que muda de cada um pra cada um, então é sempre válido tirar nossas próprias conclusões né. Mas pra quem me conhece, e acompanha o blog, já deve saber que gosto de livros que mexem mais comigo, ou que tenha um bom propósito. E essa pegada gótica, distorcendo o pais das maravilhas, não foi o que eu esperava. Como eu disse na resenha é um bom livro, mas teve horas que ficou cansativo. Porém a revelação sobre a origem de Alyssa foi o que eu mais gostei nisso tudo. Tipo, foi algo que me surpreendeu e deu um novo ar a história, mas tipo, sei lá, só Carriell poderia dar um outro destino a Alice. Pelo menos na minha opinião. Eu só aceitaria vindo dele isso!!! xD

      Excluir
  5. Ah, que pena que não curtiu tanto a leitura. Eu também estava super empolgado para a leitura deste livro, mas foi bom para que quando eu tiver a oportunidade de ler, não vou com tanta vontade assim. Ótima resenha!

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu sempre dou com a cara na parede por causa disso, minha ansiedade! rsrsrs

      Excluir
  6. Oi Thais!

    Que pena que não gostou. A capa e a diagramação são convidativas, pois ficaram lindas. O problemas das altas expectativas muitas vezes nos acompanha, ainda bem que minha última experiência foi boa. Apesar disso gostei da premissa do livro. Ótima resenha. Objetiva e sincera.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigado Fran! Concordo que a minha alta expectativa teve boa parte dessa culpa mesmo. E tbm concordo que a capa é incrível e a premissa foi o que mais me fez querer ler este livro e cogitar ler o próximo.

      Excluir
  7. Eu compraria esse livro pela capa que está espetacular. Vou ler sem expectativas nenhuma para não me decepcionar. Que pena que a leitura não te agradou tanto.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi boa, mas não foi TUDO aquilo que eu esperava!

      Excluir
  8. Olá, primeira vez aqui no seu blog. Eu estou anciosissimo para ler este livro. E agora vendo as fotos do interior do livro, só me deu mais vontade de lê-lo. Parabéns pela resenha, mas fiquei agora um pouco receoso já que na metade do livro ele fica um pouco maçante. Tem post novo lá no blog, passa lá.
    http://j-a-santos.blogspot.com.br/
    Abraços,
    J. A. Santos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah seja bem vindo amore!! As vezes se engatar de uma só vez na leitura não seja assim arrastado como foi pra mim, pois eu leio de noite, quando chego do meu serviço, e basta o livro ficar assim 'enroleixão' para me desanimar!

      Excluir
  9. Tenho esse livro aqui, mas não me interessei tanto por ele. Não sei por que... Talvez por esse lado fantasia/sobrenatural, que não é algo que me atraia, entende?
    E, cara, que bom que o final valeu a pena porque persistir num livro e o final ser ruim é de lascar. hahahaha

    Um abraço!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha ... a é de lascar mesmo! rsrs ... mas sabe que vc falando assim me fez pensar que ando lendo muita fantasia, uma atrás da outra, pode ser que isso tenha ajudado para deixar o livro arrastado tbm. Mas atualmente já estou com um livro mais MUNDO REAL em mãos, e espero quebrar esse tabu com os livros de fantasia, que parando pra pensar, ultimamente não vem sendo boas leituras pra mim. Será que é fase?

      Excluir
  10. Oi, Thais
    Adorei a sua resenha. Estou louca para ler esse livro. Primeiro, por ser uma releitura de Alice no país das maravilhas. Segundo, a capa e a diagramação estão lindos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode-se dizer uma distorção de tudo o que você entende de Alice no Pais das Maravilhas ... olha eu dramatizando aqui ... kkkkkkk

      Excluir
  11. 3??? Você deu só 3 estrelas??? Ai meu Deus, já fico imaginando que é ruim... Fuém fuém fuém, estou ainda cheia de expectativas para ler esse livro flor, não me deixe triste... hhihih Bom a diagramação com certeza está linda e bem acabada pelas fotos que você gentilmente colocou na resenha, e eu amo Alice, mas vi outras avaliações não positivas do livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só li umas duas resenhas, eu acho, e uma foi positiva e a outra negativa ... kkkkk .... mas penso em minha resenha como algo intermediário, nem positiva nem negativa! O livro teve pontos altos em alguns momentos e baixos em outros, por isso classifiquei como uma leitura BOA, no meu ponto de vista.

      Excluir
  12. Oii Thais!
    A expectativa em cima desse livro está enorme mesmo. Acho que a Novo Conceito fez um excelente trabalho de marketing. É uma pena que você não tenha curtido tanto a história. Ainda assim estou curiosa para ler, mas vou ficar atenta para não esperar de mais do livro. :)

    Beijos,
    Pitada de Cultura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, a editora fez um ótimo trabalho, só deveriam ter tomado mais cuidado com a revisão, pois existe vários erros de concordância.

      Excluir
  13. Oi Lôra,
    Também estava ansiosa quanto a esse livro, mas as resenhas negativas me desanimaram.
    Ainda está na lista de leitura, mas acho que vai ficar pra trás :/

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ufa! Que bom saber que eu não sou a única, já estava começando a me achar anormal rsrsrs

      Excluir
  14. O livro deve ser bom , adorei as fotos , a capa desse livro é linda , e a diagramação deve ser também .

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!