Contos de Fadas: Nem Tudo é o que Parece

postado dia 27 abril 2014


As narrativas que conhecemos atualmente como Contos de Fadas, existem em nossas sociedades a milhares de anos. Inciaram-se como relatos orais ao redor de fogueiras, eram de cunho adulto e tinham como principal objetivo difundir valores e ensinamentos da época. Esses relatos acabaram por se tornar histórias infantis, que apesar de ter implícito e suavizado alguns ensinamentos, também servem como divulgadores de alguns valores sociais.
  
Pensando nisso, no meu primeiro período da faculdade, juntamente com outras três colegas de sala desenvolvi um trabalho sobre as diversas versões dos contos ao longo do tempo.

As versões mais conhecidas pela nossa sociedade são: A dos Irmãos Grimm, a da Disney e os atuais pastiches cinematográficos. E foi elas que utilizamos em nosso Trabalho.

A parte mais legal de todo o trabalho foi descobri através das entrelinhas o "algo a mais" que existiam em todas as histórias, e que com isso cada uma delas acaba por ganhar nova significação.



Você Sabia ?

No conto da Branca de Neve,  a rivalidade entre a Rainha (em algumas versões não existe madrasta, ou seja, a rivalidade é entre mãe e filha) e a Branca de Neve no que diz respeito a beleza, é na verdade uma metáfora para a batalha entre mãe e filha pelo amor do rei.

O sono de 'morte' no qual Branca de Neve cai ao morder a maçã, é na verdade um período pelo qual ela deve passar para se recuperar, por ter experimentado sua sexualidade precocemente.


O famoso dialogo entre Chapeuzinho Vermelho e o Lobo, no qual os sentidos humanos são enumerados remete a ideia de sensações, de experiências novas pelas quais a garota deseja passar. Sendo assim os sentidos estando intimamente ligados ao desejo e a sedução, constroem a tensão sexual no conto. 


A figura do lenhador e do lobo, são na verdade representações do pai da Chapeuzinho Vermelho no conto, e que entre eles (o pai e a garota) existe uma relação edípica.



Enfim, existe milhares de simbologias e significações para os contos (e se vocês quiserem depois venho falar mais sobre isso).

Mas  foi com o objetivo de mostrar as varias versões (em forma de ilustrações) que as princesas da Disney ganharam nos últimos anos, que eu criei esse post. Então sem mais delongas apresento para vocês as versões que mais gostei:

Princesas Disney  Hipster:



Versão  Dark:



Versão Homens:



Versão Hogwarts:


E ai o que acharam desse post? Curtiram alguma dessas novas versões? Contem-me tudo!!

Ps.: Só queria deixar aqui minha frustração por não poder pintar meu cabelo de vermelho, visto que a Ariel é minha princesa favorita e eu amo tudo que está relacionado a ela haha.

Beijos , Anna (:




Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Tenho o cabelo vermelho haha. Fala mais sobre as verdadeiras histórias, as originais. Já estudei um pouco sobre isso e tem algumas histórias que são bastante macabras.
    Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lary , posso sentir uma doce inveja de você ? Porque não posso ter cabelos vermelhos? Meu sonho poxa hahahaha. A maioria das histórias são macabras mesmo , mas eu acho que por isso que as amo haha . Pode deixar que depois venho contar mais .

      beijos , Anna

      Excluir
  2. Que legal, Anna.
    As vezes vemos essas histórias como algo tão fabuloso que não nos prendemos nos preceitos que elas passam.

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é , a Disney com o intuito de vender histórias fofas , acabou desconstruindo muitos contos de fadas , que apesar de serem meio "dark" são profundamente legais e porque não , apaixonantes :)

      Excluir
  3. Oie, tudo bom?
    Hahhahah....eu amo essas ilustrações que fazem das personagens da Disney. Amei essa de Hogwarts, pois não tinha visto ainda.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline , essas ilustrações são um máximo né ? Minha mente viaja a mil quando as vejo hahaha

      Beijos , Anna

      Excluir
  4. Oi, Anna
    Adorei as versões diferentes dos Contos de fadas. As ilustrações da Disney estão super legais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado Monica.

      Beijão , Anna

      Excluir
  5. Amei saber essa versão da Branca de Neve *_* Bem dramática e cruel, na verdade, não?! Ainda bem, eu acho, que foi modificada '-' rs
    Mas falando sobre as outras versões das princesas: LINDAS. Amei as 'dark' e de Hoghwarts <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe de uma coisa , ao ter contato com as versões originais , por mais 'pesadas' que elas fossem eu acabei amando-as mais . Estranha eu né ? hahahha
      Sim , as princesas Disney são encantadoras , em quase todas as versões hhaha

      Beijos , Anna

      Excluir
  6. Adorei as várias versões das princesas, já vi várias outras aqui pela net que amei *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gab , já vi outras muitas também e se não me controla-se ia postar tudo , mas fiquei com medo do post ficar muito grande hahaha

      Beijos , Anna

      Excluir
  7. Adorei as ilustrações!!! As princesas dark ficaram doidas demais!
    Eu já li algumas das curiosidades macabras sobre as origens dos contos de fadas, é cada uma mais pesada do que a outra, rs. Coisa de pesadelo mesmo, rs

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bru , pois é , as coisas realmente não são o que parecem nos contos de fadas , quano ouvi pela primeira vez a "verdade" eu fiquei tãaaaaaaaaaaaaaaao pirada , que me recusava acreditar hahahha

      Beijos , Anna

      Excluir
  8. Ameeei o post! Amo tudo relacionado aos contos de fadas, mas prefiro essas versões mais "sombrias" como as escritas pelos Grimm, acho bem mais interessante que as infantis! kkkkk As ilustrações a que mais gostei foi a versão Hogwarts *-* muita perfeição!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toca aqui Patricia , porque eu também prefiro as coias mais tensas hahahhaah

      Beijos , Annas

      Excluir
  9. Flor acho que vocẽ deveria falar mais a respeito das originais versões dos contos de fadas (que de fadas não tinham nada). Eu tinha uma revista Mundo Estranho, e nela trazia as versões dos contos, eram bem resumidos mas mostrava a crueldade do que acontecia com a Bela Adormecida, que era mãe mesmo dormindo, e outras coisas bem cabulosas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana , pode deixar flor ! Vou dar uma pesquisada melhor e logo logo venho falar mais pra vocês hahahah . Acho que já vi essa revista , e se for a mesma que eu to pensando ela é ótima !

      Beijos , Anna

      Excluir
  10. Nossa amei , que lindo , adoro desenhos , sou fascinada . Gostei muito de saber esse lado das histórias que cresci escutando rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa isso nos faz duas , porque apesar da idade amo animações hahha

      Beijos , Anna

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!