[Resenha] A Sombra do Vento - @Suma_BR

postado dia 19 março 2014

A Sombra do VentoTitulo Original: La Sombra del Viento
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de Letras
Ano: 2007
Páginas: 400
Gênero: 
Literatura Estrangeira / Romance

A Sombra do Vento é uma narrativa de ritmo eletrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irônica. O enredo mistura gêneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo.
Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Além de ser uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros, é um verdadeiro triunfo da arte de contar histórias.
Tudo começa em Barcelona, em 1945.
Daniel Sempere é um garoto como outro qualquer de sua idade, vivem em Barcelona com o pai, em um apartamento em cima do estabelecimento de onde tiram seu sustento. No seu decimo-primeiro aniversário, Daniel é invadido por uma angustia terrivel, por não se recordar do rosto da mãe que faleceu a alguns anos, seu pai diante de tal circunstancia, resolve leva-lo ao Cemitério dos Livros Esquecidos.

Cemitério dos Livros Esquecidos é uma especie de biblioteca, onde todos aqueles livros que um dia foram muito importantes e depois foram abandonados "vivem". O lugar em si conserva uma áurea de mistérios, e por quase não ser conhecido pelas pessoas, por sua arquitetura e pelas pessoas que o frequentam, essa áurea apenas se confirma. 

O pai de Daniel, explica que ali, dentro do Cemitério dos Livros Esquecidos, cada visitante tem o direito de escolher um livro para si, e então este livro se torna responsabilidade da pessoa que o escolheu, cabendo a pessoa então, cuidar e conservar o livro para quem sabe um dia ele possa se tornar responsabilidade de um outro alguém.

Diante dos inúmeros títulos e os mais diversos exemplares, o livro escolhido por Daniel é: A Sombra do Vento do autor Julián Carax. O garoto retorna a sua casa, e lá inicia a leitura do livro, completamente fascinado pela narrativa, ele passas toda a madrugada lendo e com os primeiros feixes de luz do dia ele termina sua leitura.

Arrebatado pela experiencia que teve ao ler o livro de Carax, Daniel inicia uma buscar por outros títulos do mesmo autor e acaba por descobrir que o exemplar que escolheu no Cemitério dos Livros Esquecido é uma raridade, pois a anos atrás um desconhecido passou a adquirir todos os exemplares de livros de Julián e a queima-los.


Atraído pelo mistério que parece rondar Carax e seu livros, Daniel inicia sua própria investigação, afim de descobrir o porque dos livros de Julián terem sidos queimado. O que Daniel não imaginava era que todo seu interesse em Julián mexeria com um passado muito conturbado, envolveria muitas pessoas - e até mesmo algumas mortes - e por fim, traria a tona segredos, que talvez fossem melhor terem continuados como segredos.



Eu parei a resenha nesse ponto para não cometer o pecado de soltar nenhum spoiler, mas eu juro que o livro é um milhão de vezes melhor que a minha resenha, eu simplesmente não consigo colocar em palavras o quão maravilhoso é.

O livro é relativamente extenso, mas completamente envolvente, o que permite o leitor a ter uma leitura fluida e "rápida". A estrutura do livro é bem interessante, pois ao longo dele alguns personagens vão sendo apresentados ao leitor, e eles parecem não ter ligação nenhuma, mas ai o autor constrói uma trama tão maravilhosa e perfeita, que todos os personagens se entrelaçam sem  parecer algo forçado.


O livro se passa em barcelona, na Espanha, então é possível ver muitos elementos tanto culturais quanto históricos do país na narrativa. O Autor tem um domínio muito grande tanto na escrita, quanto no jogo com as palavras.

Ps.: Quem nunca leu nada do Zafón, corra e vá ler!!!

Ps².: Se eu pudesse dar dez estrelas na classificação eu daria!


NOTA: 

Beijos, Anna (:

Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Que da hora, fiquei com vontade de ler... *-*
    http://belezaparatodass.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Esse é com certeza um dos meus 2 livros favoritos!
    Amei a leitura e fiquei fã do Zafón! Ele é demais, um escritor ímpar! Já li "Marina", também do Zafón, e apesar de ser num estilo diferente, um pouco mais fantasioso, porém ainda com bastante suspense, ele nos conquista mesmo assim!
    A sua resenha foi maravilhosa!
    Beijão!

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. amo de coração esse livro e muito bom beijos
    @livroazuis
    livro azul.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Anna!

    Quando vi que tinha resenha de A Sombra do Vento corri aqui, pois estava curiosa desde a sua foto no instagram para saber o que iria achar do livro. Fico muito feliz que essa bela obra e esse fantástivo autor ganhou mais uma admiradora. Concordo em tudo com que você e também daria mil estrelas para a obra. É uma história maravilhosa e seus outros livros são na mesma linha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, tudo bom?
    Vim aqui agradecer pela visitinha lá no blog, espero te ver por lá sempre!!
    Muito obrigada :3
    Ain, me deu vontade de ler o livro *o* parece ser muito bom msm
    A resenha me deixou curiosa ^^
    Território das garotas
    @territoriodg
    Bjss *-*
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Tenho muita vontade de ler algo do Zafón, vejo muitas resenhas positivas.
    Curti a sua ;)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Anna!
    Ainda não li nenhum livro desse autor, mas adorei a sua resenha, ela me deixou morrendo de vontade de ler A sombra do vento e também Marina. Com certeza vou ler. Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nenhum livro do autor , mas pretendo começar por este , sabia que este em especial é fantástico .

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nada de Carlos Ruiz Zafón, mas já ouvi muito falar sobre sua obra A Sombra do Vento, e obviamente só comentários positivos.
    Sua resenha me deixou ainda mais sedento por me aventurar nas obras deste maravilhoso autor *----*

    Beijoos,
    Lauro.

    ResponderExcluir
  10. Muitos falam muito bem sobre esse autor , mas ainda não li nenhum livro dele , mas conheço a coleção e pretendo de ler .

    ResponderExcluir
  11. Quando li no inicio do post "a novela gótica de Edgar Allan Poe..." sabia quem nem precisava ler o resto para saber que esse livro seria incrível mas é claro que eu li tudinho hahah Adorei o livro demais, ele parede ser incrível e não é a toa o porque das 5 estrelas no final né?! Nem preciso dizer que já estou indo comprar ele agora hahah
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá Anna, tudo bem??
    Já li resenhas maravilhosas dobre os livros do autor Carlos Ruiz Zafón, desde a primeira resenha que li fiquei muito curiosa para ler os livros dele, sempre dizem que ele escreve absurdamente bem, e eu quero me deliciar com uma leitura inesquecível, com histórias que marcam. Adorei a sua resenha sobre esse livro, você conseguiu transmitir para mim a sua admiração pela obra e pelo autor, e isso me fez querer mais ainda ler não só esse livro, como todos os livros dele.Beijos ♥

    ResponderExcluir
  13. Todos falam infinitamente bem do autor, mas o único livro dele que eu iniciei a leitura (Marina) não progrediu muito.. Eu te entendo quanto a dificuldade de passar para a resenha o quão bom um livro é, mas todos que lerem conseguem perceber o quanto você gostou ;D Espero que minha próxima oportunidade com o autor seja melhor haha

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  14. Eu ouço falarem tão bem desse livro, mas eu não sei porque acho que não iria gostar. =(
    Não sei explicar.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!