[Resenha] A Falsa Princesa - @FarolLiterario

postado dia 27 março 2014

Titulo Original: The False Princess
Autor: Eilis O'Neal
Editora: Farol Literário 
Ano: 2013
Páginas: 406
Gênero: Literatura Infanto-juvenil

Sinopse: Princesa e herdeira do trono de Thorvaldor, Nalia leva uma vida privilegiada na Corte. Mas, logo após seu aniversário de dezesseis anos, ela descobre que é uma falsa princesa e que foi colocada no lugar da verdadeira para protegê-la. Obrigada a deixar o palácio com pouco mais do que suas roupas, a garota, agora chamada de Sinda, terá de abandonar a cidade, seu melhor amigo, Kiernan, e a única vida que ela conhecia. Enviada para viver com a tia no interior, Sinda não se mostra capaz de executar nem a mais simples tarefa. Mas, para sua surpresa, ela descobre que uma intensa e perigosa magia corre por suas veias, e que ela jamais será apenas uma humilde camponesa. Sinda retorna à cidade em busca de respostas. Reencontra o garoto que se recusou a abandoná-la e desvenda segredos que podem mudar a história de Thorvaldor para sempre. Com uma trama surpreendente e uma aventura de tirar o fôlego, A falsa princesa é um grande romance de fantasia e uma história que encantará os leitores. (SKOOB)


Temos a péssima mania de nunca estarmos satisfeitos com aquilo que temos, com a vida que levamos. Estamos sempre querendo que uma coisa ou outra fosse diferente em nossas vidas. Mas e se isso acontecesse, e se quem pensamos que somos, ou a família que achamos que temos, não fossem realmente nossa? Como você se sentiria se descobrisse que tudo aquilo para o que viveu não fosse seu? Esse é o drama de Sinda em 'A Falsa Princesa'.


Depois de passar dezesseis anos vivendo como uma princesa e estudando para ser a futura rainha de Thorvaldor, Sinda vê seu mundo desmoronar ao descobrir que este tempo todo só esteve ocupando o lugar da verdadeira princesa, Nalia, para que a mesma não fosse morta, como previsto pelo Oraculo. A partir desta revelação ela é enviada para o campo, onde vive uma tia, sua unica parente viva. Lá Sinda percebe o quanto foi 'estragada' pela realeza, não levando jeito para as tarefas da casa. O que dificulta ainda mais as coisas para ela, já que o futuro que lhe resta agora é igual ao de qualquer outra camponesa. Porém algo inquietante dentro dela fará com que Sinda volte a cidade atrás do seu verdadeiro eu. E com a ajuda de seu melhor amigo, Kiernan, ela terá a chance de escrever sua própria história. 


Eu estava precisando muito de um livro assim, que me fizesse ficar acordada até tarde ou vará o dia todo lendo, sabe? Ele é meio grandinho, tem cerca de quatrocentas paginas, mas as cenas são tão gostosas que me fizeram viajar com esse dois amigos - Sinda e Kiernan - aventureiros. E a forma com que a autora aderiu trono, coroa, magia, oráculo, profecias e plebeus em sua estória, só fez com que meu coração palpitasse ainda mais alto, colocando 'A Falsa Princesa' como um dos melhores livros que eu li esse ano. Pois vamos combinar, vem sendo difícil livros com essa premissa - que eu amo tanto - me surpreender e me agradar nesses últimos tempos. 


Narrado em primeira pessoa, pela personagem Sinda, somos conduzido por uma protagonista forte, corajosa, mas de um coração tão mole que em algumas vezes me despertou agonia. 
É que mesmo sendo menosprezada por aqueles em que ela acreditava ser seus pais, ela ainda se importava profundamente com o rei e a rainha. Vocês podem até me achar insensível quanto a isso, afinal ela não ia deixar de amar seus 'pais' da noite para o dia, mas não sentir nem um pouquinho de revolta por ter sido usada e descartada ... eu não consigo concordar. 

Fora isso eu não tenho o que reclamar, 'A Falsa Princesa' é uma espécie de conto de fadas moderno, que com muita criatividade percorre diversos caminho da fantasia, fazendo o leitor viajar em um enredo emocionante, mas ao mesmo tempo se questionar até onde iriamos para definir quem somos.







Vocês vão me desculpar o excesso de fotos, mas a Johny fez tanta pose que era impossível não posta-las aqui no blog, e olha que eu não coloquei nem a metade das fotos...rsrsrs

NOTA: 


Comentários via Facebook

19 comentários:

  1. Uau! É totalmente diferente do que eu imaginei. Na verdade, já tinha visto esse livro em prateleiras alheias, mas nunca me importei, acreditava que era um romancezinho clichê, tolice minha, hahah.
    Gostei bastante da sua resenha e as fotos ficaram incríveis! Sei bem como é quando o nosso ~filho~ fica fazendo poses sem parar (minhas gatas são assim, hahah). O Johny parece ser um amor. ♥
    A capa do livro é muito linda, nossa. <33

    Beijinhos.
    www.november92.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina nem me fale, eu deixei esse livro na estante por muito tempo, se soubesse tinha lido antes!! Ha o Johny é um amor mesmo, mas quando pega pra fazer arte. Agora mesmo ele e o Bob (meu outro cachorro) arrancaram terra de um vaso de planta aqui da garagem...aiaiaiaia

      Excluir
    2. Flor, não consigo comentar no sue post, deixa a opção de comentar como visitante pois não consigo logar pra comentar...

      Excluir
  2. Amei as fotos <3
    Não costumo ler livro assim, mas parece interessante.
    A capa é muito linda. A editora fez um ótima trabalho de modo geral.
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Posts com foto são tudo! E seu dog é tão fofinho *--------------* hahaha
    Essa é a segunda resenha que leio do livro, e ambas tocaram em um ponto em comum, o fato da 'princesa' não se revoltar nem um pouco com seus pais adotivos. E cá entre nós, é meio absurdo mesmo..
    Mas de qualquer forma sou doida pra ler esse livro. Parece uma história incrível e cheia a aventuras.

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na minha opinião não tem nada de mais ser adotada, desde que os pais que te adotaram fizeram isso para dar amor e assumir as responsabilidades de ser pai e mãe até o fim, ou se possível até a maior idade dessa pessoa. Nesse caso temos um adoção por conveniência da parte da coroa, eles simplesmente criaram Sinda para morrer no lugar da verdadeira princesa, e quando isso não aconteceu descartaram ela como se a nunca tivessem a amado. Eu odiei o rei e a rainha por isso, e tive um pouco de raiva de Sinda por ela ainda ama-los mesmo eles esfregando na cara de todo mundo que não sentiam nadinha por ela...

      Excluir
    2. Exato. Como alguém que você ama te descarta assim e você não faz nada! Nem fica um pouco revoltada.. E não era um namoradinho qualquer, eram os pais dela!
      Já vi que vou me irritar um pouco durante essa leitura haha

      Beijos, Dreeh

      Excluir
  4. Quando o livro foi lançado eu nem dei muita importância para ele. Mas depois de ler algumas resenhas eu já fiquei desejando lê-lo! A história parece interessante. Além disso, sei que não possui continuação e isto sim me anima ainda mais em realizar a leitura!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm estava precisando de livros sem continuação ...

      Excluir
  5. Oi, tudo bom?
    Vim te fazer uma visitinha.
    Apaixonada pelo livro, tanto pela história quanto pelo livro físico *o*
    Preciso dessa capa na minha estante hahaha, quero muito ler
    Te espero lá no blog.
    Bjs*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  6. Muita gente me fala super bem desse livro! Tanto que acabei colocando na lista de leituras a serem feitas quando minha pilha diminuir - ou seja, vai demorar um pouco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele ficou na minha fila de espera por um tempão, acabei me arrependendo por não ter lido antes....

      Excluir
  7. Oi, Lôra!
    Amei esse livro, achei a história bem diferente com o misto de coisas que ela envolve ;)

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá
    Não conhecia esse livro, mas adorei sua resenha. Como gosto de livros sobre princesas e contos de fada tenho certeza que irei gostar muito. É uma série ou volume único?

    ResponderExcluir
  9. Já conhecia o livro mas apenas pela capa pois nunca me interessei de ler a sinopse mas agora vi que perdi tempo pois o livro é demais, só pela sinopse já gostei muito dele e depois que li a resenha me apaixonei. Me parece ser um livro lindo e já estou revoltada pelo que fizeram com a Sinda hahah.
    Beijos
    visite: the-universe-of-books.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. A estória parece incrível. Amo essas reviravoltas nos livros que leio e eu achei a premissa bem interessante.
    Ameeei as fotos, o Johnny, sempre da um jeitinho de brilhar aqui no blog, dando o ar de sua fofura :3

    Beijoos,
    Lauro.

    ResponderExcluir
  11. Gostei muito do enredo, parece um livro que eu também ficaria acordada lendo e que sacanagem treinarem a garota e darem essa rasteira.
    Adorei sua cadelinha. *o*

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!