O Significado dos Nomes dos Personagens em Suas Histórias

postado dia 28 março 2014


Nesse período eu estou fazendo um curso na faculdade sobre Teoria do Conto Moderno, e uma das coisas mais importantes que aprendi é que o conto nunca conta só aquela história que lemos a primeira vista, sempre existe mais,sempre existe um "além de". E foi pensando nisso que eu construí o texto abaixo, que originalmente foi postado no site da minha amiga sobre Português e Literatura chamado Aulas da Cata, no mais espero que gostem hahah.

Nomes e Significados em: A Culpa é das Estrelas

No romance de John Green, 'A Culpa é das Estrelas' - publicado no Brasil pela Editora Intrínseca (resenha aqui), somos apresentados a personagens extremamente cativantes. Ao compor um personagem, é de suma importância identificá-lo na história, seja através de um pronome pessoal, um nome comum, ou até mesmo um inventado.

David Lodge, em seu livro a 'Arte da Ficção' afirma: “Em geral, recebemos nomes com alguma intenção semântica que, para nossos pais, têm alguma associação agradável ou esperançosa à qual podemos ou não responder“ (P.46). E posso dizer que o mesmo vale como verdade para os "seres de papel".

Hazel, que é nome da personagem principal do livro ACEDE, tem como significado cor de avelãque, muitas vezes, é associado a flor de avelã. As flores são diversas em vários aspectos e carregam consigo significações muito importantes: é o caso da flor de avelã, que significa reconciliação. Ou seja, é preciso haver reacomodação na vida de Hazel.

Mas então, com o que Hazel estaria se reconciliando? O par romântico de Hazel na narrativa se chama Augustus, que é um nome latino e significa sagrado. Um dos sinônimos da palavra "sagrado" é "predestinado", ou seja, aquele que é destinado de antemão a alguma coisa.

Se associarmos a significação de ambos os nomes acima, veremos que Augustus foi predestinado a alguém; que pela narrativa podemos dizer que Hazel é esse alguém; e que logicamente ele seria o elo entre Hazel e o processo de reconciliação.

Ao longo da leitura do livro, somos capazes de perceber que Hazel, uma jovem com câncer, que se mantém à margem da sociedade como uma manifestação de autopreservação, começa a “sair da sua concha” no momento em que conhece Augustus e começa a conviver com ele. Augustus é quase que uma “alavanca” que impulsiona Hazel para dentro da sociedade e faz com que ela acabe expandindo seus laços afetivos e aumentando seu círculo de amigos.

Logo, Augustus cumpre seu papel de ser destinado a ajudar Hazel, e ela se reconcilia (reacomoda) não com uma pessoa especificamente, mas com a vida e a sociedade.

Beijos , Anna (:


Comentários via Facebook

9 comentários:

  1. É muito legal saber que todos os nomes tem um significado, até mesmo os personagens de livros. Agora fico imaginando os significados dos nomes de meus personagens favoritos.

    ResponderExcluir
  2. Legal! sendo escritora eu sempre procuro saber o significados dos nomes, não posso por um nome diferente tendo um significado horrível ou que não tem muito a ver com o personagem.

    Bjs!
    formula-amor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, Anna!
    Muito legal esse post. Nunca paro muito pra pensar no significado dos nomes de personagens.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  4. Oi, Anna!
    Gostei do post, bem interessante! Não sabia dos significados dos personagens, mas o achei curiosos, adoro o livro <3

    Beijão,
    Sofia || Lendo de Tudo

    ResponderExcluir
  5. Achei super interessante esse post, é bem diferente e se olharmos atentamente tudo faz sentido, eu li o livro e pensei da mesma forma que você descreveu no post. Gostei bastante e quero mais posts assim, agora com outros personagens.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Muito legal esse post! A análise que a sua amiga fez ficou incrível!
    Eu não conheço ninguém que escolha um nome para o seu filho ou filha sem antes verificar o que aquele nome significa. nas nunca parei para pensar que os autores podem pensar da mesma forma. Escolhendo nomes que signifiquem algo, quem tenham a cara do personagem!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  7. Eu admito que não ligo muito para essas coisas, mas foi legal de saber.

    ResponderExcluir
  8. Já li tantas conspirações sobre A Culpa é das Estrelas, mas sobre os nomes dos personagens é novidade pra mim rsrs.
    Eu adorei a análise, bem construída e com boa base teórica, me convenceu *---*

    Beijoos,
    Lauro.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!