[Filme] Ninfomaníaca

postado dia 22 março 2014

Titulo Original:Nymphomaniac: Parte I
Gênero: EróticoDrama
Direção: Lars Von Trier
Elenco: Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgård, Stacy Martin
Duração: 1
h58min



Bastante machucada e largada em um beco, Joe (Charlotte Gainsbourg) é encontrada por um homem mais velho, Seligman (Stellan Skarsgard), que lhe oferece ajuda. Ele a leva para sua casa, onde possa descansar e se recuperar. Ao despertar, Joe começa a contar detalhes de sua vida para Seligman. Assumindo ser uma ninfomaníaca e que não é, de forma alguma, uma pessoa boa, ela narra algumas das aventuras sexuais que vivenciou para justificar o porquê de sua auto avaliação.

Polêmico, interessante e frustrante. Esses são os três primeiros adjetivos que veem a minha mente sobre como me sinto em relação a Ninfomaníaca. 

Por estar a quase um ano fazendo postagens no blog e lendo os comentários de vocês, imagino que esse será um daqueles post divisores de água, assim como sei que a grande maioria não irá gosta desse post, mas achei completamente necessário faze-lo porque esse é um daqueles filme que mexem com a sociedade num geral.


Nesse filmes conhecemos uma mulher de nome Joe, ela esta caída em um beco suja e coberta de sangue devido aos seus ferimentos. Seligman que é um homem com idade avançada, ao caminhar de volta para casa, passa pelo beco onde Joe está e vai de encontro a ela para poder ajuda-la. 

Joe recusa a ideia dele de chamar uma ambulância, assim como a ideia de ser levada a um hospital. Diante de tal impasse, Seligman opta por leva-la até sua casa e lá auxilia-la no processo de recuperação. 

Já na casa de Seligman, ele começa a questiona-la o porque dela esta naquela situação, e é a partir dai, com as ressalvas necessárias, que Joe começa a contar lhe sua história.

Joe conta que ainda criança descobriu sua genitália (juro que vou tentar usar palavras menos pesadas das que são ditas no filme) o que é extremamente normal, visto que as crianças numa idade entre 2 e 4 - se não me engano - estão descobrindo o mundo a sua volta. No entanto, Joe cresce com o desejo e curiosidade de saber tudo sobre sexo.

Na adolescência, Joe pede a Jerôme - um conhecido - que lhe tire a virgindade,  a partir dai com um incentivo e apoio de uma amiga, que aparentemente que viver tudo o que avida sexual pode lhe propiciar - Joe inicia sua vida de satisfação e prazer sexual desregrada.



Joe conta  a Seligman, grande parte de suas aventuras sexuais, assim como o "motivo" que a levou viver casa uma de suas aventuras. Alternadamente com as narrações sexuais, Joe conta como foi sua infância com a mãe presente fisicamente mais ausente psicologicamente, e com o pai  extremamente presente e participativo, tornando-se então a figura mais importante para a criança.

Na juventude, com a amiga que das aventuras sexuais, Joe monta um grupo de garotas, que consiste basicamente em: transarem com o máximo de homens possíveis, sem se envolverem sentimentalmente e obterem o máximo de prazer possível. Porém, num dos encontros do grupo, Joe descobre que sua amiga está trasando com um mesmo homem a algum tempo e ela acha isso inaceitável, porque una das regras do grupo era não repetir "o homem" para não se envolver. Mas eis que a amiga fala que o melhor tempero para o sexo é amor. E essa frase passa a 'perseguir' Joe.


Anos mais tarde ela se reencontra com Jerôme, ela trabalha como secretaria dele em uma firma. Apesar das incansáveis tentativas de Jerôme de levar Joe para cama, ela não cede a nenhuma e eles acabam por construir uma relação bem interessante. Algum tempo depois ela acaba por perceber que nutri um sentimento mais forte por Jerôme, e acredita ser amor, quando finalmente resolve lhe contar, ela descobre que ele foi embora e está casado com uma outra mulher.


Tempos depois Joe e Jerôme se encontram novamente e ela acredita que essa é a oportunidade dela de acrescentar o algo a mais nas suas relações sexuais, mas o acontece, no entanto, é algo inimaginável e completamente perturbador para Joe.  



Sobre o filme, eu preciso confessar que fiquei extremamente decepcionada, porque esperava algo mais profundo, com explicações psicologias, enfim uma narração mais elaborada. No entanto a primeira parte (porque o filme é dividido em Volume I e II)  deixou bem a desejar. Muitas explicações da narrativa ficam meios suspensas, sem respostas exatas.

Ao meu ver a primeira parte parece ser apenas uma introdução da história, então ela não envolve psicologicamente o expectador, mas desperta nele a curiosidade para descobri o "algo mais" existente no filme (que só aparece no Volume II).

As interpretações são fantásticas, de excelente execução. Algumas cenas são pesadas, porque aqui não há o trabalho que é feito na maioria dos filmes de "insinuação sexual" aqui são feitas cenas de sexo mesmo, com alguns close up bem desconfortantes. Lembrando que em algumas cenas, foram usados atores e atrizes pornôs para serem filmados. 

O filme trás uma carga de "conhecimentos de mundo/gerais" gigantesca, o que é bem legal, pois acrescenta muito a trama, principalmente se se fala de conteúdo. O filme é 80% metafórico, então Joe para narra suas "aventuras" utiliza-se de metáforas indiscriminadamente, e ele é bem literário e artístico.

O filme teve uma repercussão gigantesca na sociedade, tanto pelo tema abordado na narrativa, quanto pelo filme em si, com as cenas escancaradas de sexo, e se tornou quase que um tabu, digo isso visto a reação que as pessoas tiveram quando eu disse ter visto o filme. Agora que lançou a parte de dois e eu já consegui conferir, indico com certeza esse filme, e acho que ele é um filme bastante interessante de ser discutido.


Bom, é isso. Espero que você tenham gostado e que vocês consigam enxergar o filme além das questões sexuais.


beijos , Anna (:


Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Oi, Anna
    Realmente é um filme bem polêmico. Não gosto muito de filmes assim, com muitas cenas de sexo, mas a história parece ser bem interessante.

    ResponderExcluir
  2. Eu soube deste filme um tempinho atrás . Não sei eu iria assistir no momento , mas não irei esquecer rs

    ResponderExcluir
  3. Heey Anna !
    Eu particularmente gosto de filmes polêmicos e que possivelmente são julgados pela sociedade.
    Gostei bastante da maneira como vc descreveu o filme em sua resenha, e ainda pretendo assistir os dois volumes e me surpreender com a estória de Joe *---*

    Beijoos,
    Lauro.

    ResponderExcluir
  4. Legal .. Não sei agora agora irei assistir , mas pretendo ,eu não acho nada demais filmes assim , apesar de ser bem constrangedor , mas normal . rs

    ResponderExcluir
  5. Filmes assim podem parecer desconfortantes para se assistir com pessoas não tão íntimas, mas eu totalmente assistiria, fiquei muito curiosa. haha
    beijos!
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Wellyson está tendo síncopes por conta desse filme, confesso que também fiquei curiosa quando ele fez o post de lançamento.
    Achei interessante sua colocação quanto ao filme, fiquei ainda mais curiosa para ver.
    Preciso arranjar uma brecha ;)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu soube desse filme antes de estrear e até li a sinopse porém na hora vi que aquele filme eu não veria. Li sua resenha do filme e achei bem interessante, eu até veria pelo fato das questões sociais e tudo mais porém acho que algumas cenas ou a maioria delas seria demais para mim aguentar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Hoje mais cedo eu estava procurando filmes para assistir e vi o link desse, mas como não sabia se valia a pena acabei escolhendo outro. Agora que já sei mais do que se trata acho que vou dar uma chance.

    Beijão
    Ameeeeeeeeei o rosa/coral. Muito lindo! Eu vivo atrás de um nesse tom, mas ainda não achei exatamente um como eu quero! :(

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  9. Olá Anna, com certeza este filme deu o que falar...E depois de conferir esta sua postagem surgiu o interesse de ver ele, pois creio que teve ser um tema discutido!!

    ResponderExcluir
  10. Um filme dividido em duas partes? Isso é bem atípico!
    Eu já conhecia o filme de nome, mas nunca procurei saber mais sobre ele. Pelo que você falou, parece até um filme interessante, mas não sei se eu assistiria. Ele parece ser bem forte!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  11. Estou há um tempinho para olhar esse filme e acabo adiando.
    Dizem que realmente se esperava mais, mesmo assim quero ver por ser algo que ficou bem exposto na nossa sociedade até mesmo antes de lançar.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!