Titulo Original: Heart to Heart
Autor: Lurlene McDaniel
Editora: Editora Novo Conceito
Ano: 2013
Edição: 1°
Páginas: 207
Gênero: Ficção Norte-Americana
Da autora best-seller Lurlene McDaniel, De coração para coração fala de perdas, amor e renovação. Fala também da maneira como esses sentimentos tão complexos se entrelaçam, nos momentos mais difíceis, nas relações familiares e de amizade. Elowyn e Kassey são grandes amigas, que dividem tudo.
Mas uma coisa Elowyn não contou para Kassey: ao tirar a carteira de motorista, ela marcou a opção “doadora de órgãos”. Kassey descobre esse detalhe da vida da amiga da maneira mais trágica – quando o desejo de Elowyn está prestes a ser atendido. Arabeth nunca teve a sorte de ter uma melhor amiga. Com o coração doente, ela leva uma vida protegida de tudo e de todos. Até que, aos 16 anos, recebe o telefonema que tanto esperava — mas inicialmente ela e sua mãe não sabem a quem devem agradecer.Quando os mundos dessas três meninas e de suas famílias se cruzam, suas vidas se transformam de maneira nunca imaginada. Kassey, especialmente, encara os fatos como uma forma de manter viva a memória de sua querida amiga. Ela passa a compartilhar da nova vida de Arabeth, ao mesmo tempo em que ajuda a aliviar o sofrimento da família de Elowyn e a compreender a sua própria dor.
Assim que vi esse livro eu me encantei completamente pela capa, após ler a sinopse eu tive a certeza de que precisava lê-lo.
De coração para coração, conhecemos três diferente jovens, que estão na mesma faixa etária - apesar de terem idades diferentes - e que carregam consigo suas particularidades que as tornam especiais e essências.
Elowyn, é uma jovem com o que poderíamos dizer "vida perfeita". Além das superficialidades que toda garota deseja ter - como por exemplo beleza e dinheiro - ela tem pais amorosos e presentes em sua vida, é bem aceita nos grupos sociais nos quais está inserida, e tem uma melhor amiga.
Kassey melhor amiga de Elowyn, não conta com a mesma sorte. Apesar de ser uma menina encantadora, cativante e amável, Kassey nunca teve uma figura paterna em sua vida, pois ainda muito nova o pai a deixou assim como a mãe por cauda do vicio em drogas.
Arabeth é uma garota que tinha tudo para ter a vida perfeita, pais que a amavam, uma melhor amiga de infância e outros pormenores que completam a vida de qualquer garota. No entanto, ainda na infância a jovem foi diagnosticada com um grave problema genético no coração, e isso fez com que ela perdesse sua melhor amiga e qualquer chance de fazer uma nova amizade. Uma vida de privações se iniciou para a pequena garota, e como se isso já não fosse muito para uma menina de seis anos, anos mais tarde ela recebeu uma noticia que só a faria sofre mais: O pai, pertencente ao exercito americano havia falecido em uma de suas missões.
A vida dessas três garotas a um só tempo repletas de semelhanças e diferenças se cruzam quando a jovem Elowyn sofre um acidente de carro e vem a falecer. Respeitando o desejo da filha, Terri - mãe de Elowyn -permite que os órgãos dela sejam doados a quem precisa. E na fila do transplante de coração está a pequena e frágil Arabeth.
Algum tempo depois do transplante feito, os pais de Elowyn desejam conhecer a garota que agora carrega o coração de sua filha, Kassey e Wyatt (ex-namorado de El) acabam por embarcar nessa jornada também. E assim acabamos por nos envolver numa história emocionante repleta de reflexões a respeito de: Amizades, amores, companheirismo, laços familiares, e novos começos.
![]() |
Os capítulos são divididos de acordo com a personagem que irá narra-lo, assim temos capítulos dedicados ao ponto de vista da Elowyn, da Kassey e da Arabeth.
Um dos temas abordados nesse livro é a memória celular, que apesar de ter sido tratado "superficialmente" na narrativa é bem explicado pela autora na 'Nota da Autora' e eu fiquei bastante curiosa para saber mais sobre um assunto porque ele parece ser um ponto de divergência entre os pacientes que passaram pelo processo de transplantes e a ciência que possibilitou esse processo.
Outro ponto que me chamou bastante atenção foi que o nome de uma das personagens principais - Elowyn - é inventado de acordo com a história da trilogia Senhor dos Anéis, coincidentemente, essa semana estava vendo um programa na Tv, onde duas irmãs também "criaram" seus nomes na linguagem de Tolkien e agora eu PRECISO saber como saber meu nome gente, alguém que tenha lido a Trilogia sabe como me ajudar? HAHAHAHHA
Em suma, esse livro é um daqueles que te "perturba" emocionalmente, mas apesar de tudo ao final da sua leitura você acaba por se sentir melhor. É uma leitura que te faz pensar na efemeridade da vida, do tempo e das pessoas a quem amamos. E só posso dizer uma coisa: EU definitivamente irei doar todos os órgãos possíveis quando morrer, acho que não pode existir uma atitude tão nobre quanto essa.
![]() |

Beijos , Anna (:
Poxa vida, deve ser um livro bem emocionante mesmo, do tipo de fazer chorar, repensar sobre valores e se angustiar um pouco com a efemeridade da vida.
ResponderExcluirE é verdade, acho muito lindo quem topa doar os órgãos após a morte. Dizem que "doar sangue é doar vida", levo isso também para a doação de órgãos. É incrível saber que você pode proporcionar vida a outras pessoas depois que você partir.
Um abraço, Anna!
Sacudindo Palavras
eu achei um livro ok, talvez se tivesse mais páginas, uma densidade maior na narrativa teria me emocionado, mas é uma leitura válida...
ResponderExcluirtbm quero doar meus órgãos...
bjs
http://torporniilista.blogspot.com.br/
Gostei muito da resenha . Desdo do lançamento desse livro que tive uma certa curiosidade em ler ele . Gostei da capa também rs do coração ser impressão digital , é muito legal e condiz com a estória em si . Gosto também de livros que deixa esse efeito reflexivo nos leitores , essa é a minha segunda resenha desse livro e eu gostei .. Colocando na meta desse ano :)
ResponderExcluirRaquel , achei a construção da capa com as digitais fantástica também , quem pensou nesse detalhe ta de parabéns ! hahaha Como eu disse a autora não aprofundou muito no tema , então ele te deixa um pouco pensativa , mas meio que por conta própria ! Espero que você goste tanto quanto eu (:
ExcluirBeijão , Anna
Heeey Anna.
ResponderExcluirSó pelo título eu saquei a temática da estória: Doação de órgãos.
Mas pela resenha eu gostei muito do livro e apesar de te-lo visto despercebido quando foi lançado pela Editora Novo Conceito, algo brilhou em mim, e pretendo lê-lo.
Acho que o intuito da obra é nos fazer pensar que podemos fazer o bem e que literalmente NUNCA é tarde demais *----*
Beijoos.
Lauro,
http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/
Também penso em doar meus órgãos quando morrer, acho uma atitude bem humana (e difícil também) *----* Já li esse livro e gostei tanto, é uma leitura bem prazerosa e tocante, só achei um pouco superficial, parece que a autora não se aprofundou muito no drama dos personagens, mas mesmo assim é uma leitura válida (:
ResponderExcluirBrunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br
Nossa!! Adorei a sua resenha, já tinha visto várias vezes no Submarino e nem tinha dado bola pela capa, pensei que era um "romancezinho clichê". Agora fiquei com vontade de ler, parece bem emocionante e fofo!
ResponderExcluirBeijos ;*
Fiquei fascinada com a capa. Essa ideia do coração mostra que ele é único e deve ser assim. O romance parece ser diferente dos outros, o que dá uma vontade maior em ler,
ResponderExcluirM&N | Desbrava(dores) de livros