Titulo Original: Paper Towns
Autor: John Green
Editora: Editora Intrínseca
Ano: 2013
Páginas: 366
Gênero: Romance
Em Cidades de papel, Quentin Jacobsen nutre uma paixão platônica pela vizinha e colega de escola Margo Roth Spiegelman desde a infância. Naquela época eles brincavam juntos e andavam de bicicleta pelo bairro, mas hoje ela é uma garota linda e popular na escola e ele é só mais um dos nerds de sua turma.
Certa noite, Margo invade a vida de Quentin pela janela de seu quarto, com a cara pintada e vestida de ninja, convocando-o a fazer parte de um engenhoso plano de vingança. E ele, é claro, aceita. Assim que a noite de aventuras acaba e um novo dia se inicia, Q vai para a escola, esperançoso de que tudo mude depois daquela madrugada e ela decida se aproximar dele. No entanto, ela não aparece naquele dia, nem no outro, nem no seguinte.
Quando descobre que o paradeiro dela é agora um mistério, Quentin logo encontra pistas deixadas por ela e começa a segui-las. Impelido em direção a um caminho tortuoso, quanto mais Q se aproxima de Margo, mais se distancia da imagem da garota que ele pensava que conhecia. (SKOOB)
Depois de ter lido 'A culpa é das Estrelas' e ter me apaixonado perdidamente pela história e pelos personagens, decidi, então, procurar outros livros do João Verde (como carinhosamente, muitos o chamam), e o primeiro livro dele que tive a oportunidade de ler após 'A culpa é das Estrelas', foi 'Cidades de Papel', e depois dessa leitura encantadora, começo a pensar que talvez, eu esteja me apaixonando pelo autor também.
Em 'Cidades de Papel', somos apresentados a dois melhores amigos ainda em terna idade. Quentin e Margo, apesar da pouca idade, em um passeio de bicicleta que compartilham, encontram um homem morto caído no chão e todo ensanguentado. Ao contrario do que se imagina, Quentin é a criança que fica completamente apavorada diante do homem, enquanto Margo observa a cena a sua frente com espantosa admiração.
Alguns anos se passam e Quentin e Margo crescem, se tornam adolescentes opostos e acabam por se afastarem um do outro.
Quentin é o típico jovem nerd, apaixonado por vídeo games e afins, ele divide sua vida entre a escola, seus pais e seus dois melhores amigos Radar e Ben. Apesar do afastamento que o tempo impôs a ele e Margo, Q. como é chamado pelos amigos, nunca deixou de ser apaixonado pela vizinha.
Margo é o estereótipo da garota popular do colégio, todas as pessoas a conhecem, querem ser amigas dela e desejam ter a vida que ela tem. Extremamente aventureira, Margo se sente sufocada em sua cidade natal, e é por isso que sempre quando tem a oportunidade, ela "foge". Nada preocupante, pois no fim das contas ela sempre volta para casa por livre espontânea vontade.
Perto de se forma no Ensino Médio, e após descobri a traição de seu namorado com uma das suas "amigas", Margo decide juntar o útil ao agradável e embarcar numa nova viagem. Porém, antes de partir ela resolve convidar Quentin para uma noite, ou melhor, madrugada inesquecível.
Após a partida de Margo, Quentin acredita encontrar pistas deixadas por ela para que ele pudesse encontra-la e resolve segui-lás, e é assim que embarcamos juntamente com Quentin, Radar e Ben numa nova aventura.
![]() |
O livro é dividido em algumas partes (não me lembro bem quantas haha), mas apesar disso a história é continua e fluida. A narrativa é feita com muita leveza, o que permite o leitor se envolver e ler paginas e mais paginas sem se dar conta. Os personagens são muito bem trabalhados e encantadores.
Margo não é a personagem principal, ou pelo menos, não é através do ponto de vista dela que conhecemos a história , mas eu preciso confessar que ela é a melhor personagem literária que conheci até hoje, ela tem um senso de humor questionável e apaixonante, eu fiquei completamente envolvida por ela, e quero mais um livro sobre ela hahhaa.
O assunto: 'Cidades de Papel', abordado pelo autor nesse livro, era para mim completamente desconhecido, mas preciso confessar que fiquei totalmente curiosa e acabei por pesquisar algumas coisinhas, e para quem assim como eu gosta de ficar por dentro do que podemos chamar de "conhecimentos de mundo", acho que vai adorar saber mais sobre esse assunto.
O livro em si é bem juvenil, quase que um "aguinha com açúcar", muito engraçado e envolvente e quem já leu qualquer outra obra do autor e gostou tem tudo para se apaixonar por esse livro.
![]() |
NOTA:

Beijos , Anna (:
eu ainda não li esse livro, mas quero mto ler algo mais de J. Green, só li Teorema Katherine xD
ResponderExcluirbjs
http://torporniilista.blogspot.com.br/
Adorei a resenha. Meu primeiro livro do João Verde também foi ACEDE e gostei tanto que comprei O Teorema Katherine - que também é muito bom, aliás. Já estava doida pra ler Cidades de papel, agora piorou hahaha
ResponderExcluirQuero todos os livros dele ç.ç
Bjs
www.doceilusao.com/
Oiê!
ResponderExcluirTinha te perdido... te segui com outra conta e não te achava mais... e loka pra mostrar seu blog a minha filha...
Não lembrava mais... até que encontrei e segui na conta certa...
Taynara lê livros numa tarde... no maximo em 2 dias... ela adora ler...
Ela já ta a espiar seu cantinho...
Beijokassssssssssssss...
http://www.hananmustafa.com/
Olá.
ResponderExcluirAdorei sua resenha e sou super fã do John Green, apesar de ter lido só um livro dele hahaha mesmo assim, quero ler todos, principalmente esse.
Beijos.
http://realityofbooks.blogspot.com.br/
Oi, Anna!
ResponderExcluirQuero muito ler este livro!
Já incluí na minha lista de leitura para 2014.
Parabéns por concluir sua meta de janeiro!!
Gostei da sua resenha. Já tenho cidades de papel mas ainda não li
ResponderExcluirNão vejo a hora
http://foreverabookaholic.blogspot.com.br
Não li nenhum livro do John Green ainda . Essa é a minha primeira resenha do " Cidades de papel " . Eu gostei muito , apesar de que já vi algumas pessoas falando negativo dele , mas tai , acho que quero ler ele .
ResponderExcluirGostei da resenha!
ResponderExcluirGanhei este livro de aniversário e pretende ler em breve. Sua resenha me deixou com mais vontade de ler, ainda não li nenhum livro deste autor, esse será o primeiro rs
Beijos
Dri,
http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/
Ontem eu cheguei a colocar esse livro no meu carrinho de compras, mas por causa da quantidade de livros que já comprei em janeiro, resolvi deixar para depois.
ResponderExcluirAdorei sua resenha, apesar de sempre ouvir falar super bem de Cidades de Papel, li poucas resenhas sobre ele.
Beijão
Sun Rises Here
Oi Anna!
ResponderExcluirEu também li e adorei ACEDE, além dele li Quem é você, Alasca? que também achei muito bom. As opiniões sobre Cidade de papel tem sido bem distintas. Acho que ainda vou ler para tirar a prova. Que bom que curtiu a leitura. Adorei a resenha.
Beijos
http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/
Ainda não li nada de John Green, mas o primeiro que gostaria de ler é A Culpa é das Estrelas e logo depois Cidades de Papel. Pelas resenhas que já li do 'Verde", seus livros tem um "Q" a mais, algo especial que torna a leitura esplendorosa. Amei sua resenha Anna *----*
ResponderExcluirBeijoos.
Lauro,
http://entreversosepaginas.blogspot.com.br
Eu comprei esse livro, to louca para começar a ler!! beijoos flor:*
ResponderExcluirwww.fashionwithmyh.blogspot.com.br
Adorei sua resenha, muito bem explicada e sem spoilers (ADORO ISSO).
ResponderExcluirEsse foi o 3° livro do João Verde que eu li, eu gosto da escrita dele é muito envolvente, mas eu fiquei meio sei lá (na falta de palavra melhor) com o final esperava mais.
Bjs ;*
Gosto de livros que retratam a história de nerds e afins, mas não curti muito a ideia desse livro.
ResponderExcluirSua resenha ficou ótima, mas é que os livros dele têm deixado a desejar pra mim, exceto A culpa é das estrelas.
M&N | Desbrava(dores) de livros