[FIlme] Perfume: A História de um Assassino

postado dia 18 fevereiro 2014

Titulo Original: Perfume: The Story of a Murderer
Gênero: Suspense Drama 
Direção: Tom Tykwer
Elenco: Ben Whishaw, Dustin Hoffman, Alan Rickma
Duração: 2h27min
Paris , 1738. Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) nasceu em um mercado de peixe, onde sua mãe (Birgit Minichmayr) trabalhava como vendedora. Ela o tinha abandonado, mas o choro de Jean-Baptiste faz com que seja descoberto pelos presentes na feira. Isto também faz com que sua mãe seja presa e condenada à morte. Entregue aos cuidados da Madame Gaillard (Sian Thomas), que explora crianças órfãs, Jean-Baptiste cresce e logo descobre que possui um dom incomum: ele é capaz de diferenciar os mais diversos odores à sua volta. Intrigado, Jean-Baptiste logo demonstra vontade de conhecer todos os odores existentes, conseguindo diferenciá-los mesmo que estejam longe do local em que está. Já adulto, ele torna-se aprendiz na perfumaria de Giuseppe Baldini (Dustin Hoffman), que passa por um período de pouca clientela. Logo Jean-Baptiste supera Baldini e, criando novos perfumes, revitaliza a perfumaria. Jean-Baptiste cada vez mais se interessa em manter o odor de forma permanente, o que faz com que busque meios que possibilitem que seu sonho se torne realidade. Só que, em suas experiências, ele passa a tentar capturar o odor dos próprios seres humanos.
Geente, faz tanto tempo que não faço um post assim que me deu até medo de fazer esse! hahaha brincadeira! Então vamos ao que interessa né ?

Jean-Baptiste Grenouille é o quinto filho de sua mãe, assim como os quatro que o precederam, ele vem ao mundo de uma forma perturbadora. Quando sente que é o momento, a mãe do garoto se abaixa sob a tenda de peixes e com a mesma faca que usa para decepar os animais marinhos ela corta o cordão umbilical. Após o parto a mulher se levanta e volta a venda de peixes como se nada tivesse acontecido, e o recém-nascido fica jogado junto aos restos dos animais que ela descartará ao fim do dia no rio próximo a feira aonde trabalha.

Grenouille, no entanto, está decidido a viver mais do que deseja sua mãe e mais do que viveu seus irmãos. E com um choro, se faz presente e reconhecido no ambiente, denunciando assim a mãe, que apesar de tentar fugir é pega e condenada a forca.

O recém-nascido é então, levado para um orfanato para ficar sob os cuidados de Madame Gaillard: uma mulher que vê nas crianças apenas um fonte de renda e nada além disso. Grenouille é colocado num quarto abarrotado de crianças das mais diversas idades, e algumas delas ao se sentirem ameaçado pelo pequeno garoto recém-chegado, tentam mata-lo. Mas novamente, o desejo de viver dele, o livra de uma morte cruel.

E assim, Grenouille cresce no orfanato como uma criança a margem de todas as outras. Porém, ainda na terna idade, ele descobre ter um dom especial: Um Olfato extremamente aguçado. O garoto consegue perceber odores nunca antes imagináveis ao seres humanos.


Ao atingir treze anos Grenouille, não pode mais viver no orfanato, por isso Madame Gaillard o leva até um canto da cidade e o vende. Grenouille trabalha anos a fio para seu dono sem reclamar, sem preguiça ou qualquer outro impedimento, e é assim que um dia como recompensa, Grenouille é levado a parte que podemos chamar de "nobre" da cidade.

Encantado com os novos odores, que em sua maioria são mais agradáveis que os do lugar de onde vem, o jovem se sente inebriado em tal ambiente. E seguindo o seu sentido olfativo ele anda pela cidade sem perceber que esta se perdendo do patrão. No meio de sua peregrinação, ele acaba por sentir o cheiro mais avassalador de todos, e determinado a encontra-lo ele segue seu sentido mais aguçado e acaba por descobri que tal odoro provem de uma linda jovem ruiva.


Na insana captura do cheiro que o perturbou Grenouille acaba por matar a linda jovem. E junto com a vida que se esvai dela, desaparece também o odor eloquente pelo qual o jovem ficou fascinado. Determinado a nunca mais perder um odor de tamanha magnitude, Grenouille começa uma busca para aprender a "preservar" o cheiro.

Giuseppe Baldini foi um perfumista de grande reconhecimento, que "atualmente" vive da gloria de um passado extraordinário. E esse perfumista que se sente entregue a uma vida de desilusão, encontra em Grenouille a solução de todos os seus problemas. Com a promessa de ensina-lo a conservar o cheiro daquilo que deseja o perfumista consegue de Grenouille formulas e mais formulas de perfumes "perfeitos" que trazem de volta os dias de gloria. 



Grenouille se sente enganado por Giuseppe Baldini, quando percebe que seus ensinamentos não permite que Grenouille consiga extrair e conservar o odor dos seres humanos. E diante disso Grenouille resolve partir numa viagem de descoberta, onde ele se descobre e depois de muito e muitos experimentos, ele também descobre - à sua maneira- como extrair o odor humano.


Não falei mais nada sobre a trama, para não entregar o final hahha.

O filme é bastante enigmático, metafórico e simbólico, e como ele tem um narrador - que eu não consegui estabelecer como narrador onisciente ou narrador personagem - ele vai te guiando em toda a história para um determinado fim. No entanto, quando o fim realmente chega, a narrativa começa a fazer tipo uns "flashback" que me confundiu totalmente. Então certezas que eu tive no inicio do filme, hoje não posso dizer que era realmente o que pensei.

O filme tem uma fotografia belíssima, um roteiro digno de palmas, interpretações maravilhosas e um figurino de babar. Ele é um filme mais complexo, então exige mais a atenção do telespectador.

ALERTA: Se você tem estômago fraco, pense duas vezes antes de ver esse filme, porque as primeiras cenas me perturbaram muitíssimo, a do parto pra mim foi a pior!!! 

Mas o filme é lindo gente! Assistam e me digam depois o que acharam haha.




Beijos , Anna (:



Comentários via Facebook

17 comentários:

  1. Nunca tinha lido/ouvido falar desse filme. Primeiríssima vez. Me pareceu confuso. Não me interessei muito. =P

    Um abraço, Anna!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erica , talvez tenha sido minha eloquente resenha , mas se você prestar atenção ao filme , consegue acompanhar a história sem se perder , e diga-se de passagem é uma história maravilhosa!

      Beijos ,Anna

      Excluir
  2. Olá , eu amei o poste , adorei saber que existe um filme tão magnífico como esse , eu não conhecia é claro , adorei o fato de ter compartilhada conosco rsrs :) .. Reconheço essa " garotinha" , kkkk cadê o Peter , Wendy ? rsrs kkk tata chega de infantilidade rs , eu gostei muito e irei procurar um site para assistir ele online ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel fico feliz que tenha gostado da resenha de tal forma que optou por assistir ao filme ! E espero que sua experiencia seja tão prazerosa quanto foi a minha apesar dos pesares hahaha

      Beijos , Anna

      Excluir
  3. Você nem precisava ter falado que a cena do parto era forte, fiquei imaginando como seria assim que li a descrição da cena.. Sinceramente achei o enredo meio maluco haha
    não faz o meu estilo.

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei com o estomago embrulhado , mas na cara e na coragem segui em frente e amei o filme haha

      Beijos , Anna

      Excluir
  4. Já assisti o filme e mesmo com toda a poesia e metáfora inserida nele, ainda fiquei chocada com algumas cenas.rs Mas é uma obra belíssima se refletida após assisti-la >< Ótima recomendação <3

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , ele é um filme encantador - Literariamente falando - mas é preciso ter muita cabeça , percepção e estomago pra entende-lo verdadeiramente.

      beijos , Anna

      Excluir
  5. Eu não consegui assistir tentei duas vezes ainda, na primeira vez eu dormi e na segunda eu desisti mesmo. Pra mim foi muito confuso.
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No inicio do filme , eu o achei bem pesado e quase desisti , mas odeio deixar filme no meio do caminho , então optei por terminar de vê-lo e amei!!

      Beijos , Anna

      Excluir
  6. Eu não vi esse filme, mas li o livro. E é perfeito do ponto de vista histórico, tudo o que há nele de história é resultado de pesquisa e pesquisa bem feita. É ótimo de verdade! Nunca vi o filme e confesso que tenho até medo de ver e me frustrar terrivelmente... De certa forma nesse sentido tua resenha veio a calhar, porque tirou parte de meu medo, por incrível que pareça foi a primeira que vi na blogosfera literária.

    Ah, concordo com você o filme é para quem tem estomago forte, é muito realista e o fim é meio de deixar a gente de boca aberta néh!??!?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou louca para ler o livro , mas ele parecer ser um tipo de leitura mais densa e que exige mais tempo do leitor , por isso estou adiando ao maximo , mas sim o filme é encantador - na medida do possível- e teve uma produção e roteiro maravilhoso , e fico feliz que a minha resenha tenha ajudado a tirar o medo hahaha

      beijos , Anna

      Excluir
  7. Eu não vi esse filme, mas li o livro. E é perfeito do ponto de vista histórico, tudo o que há nele de história é resultado de pesquisa e pesquisa bem feita. É ótimo de verdade! Nunca vi o filme e confesso que tenho até medo de ver e me frustrar terrivelmente... De certa forma nesse sentido tua resenha veio a calhar, porque tirou parte de meu medo, por incrível que pareça foi a primeira que vi na blogosfera literária.

    Ah, concordo com você o filme é para quem tem estomago forte, é muito realista e o fim é meio de deixar a gente de boca aberta néh!??!?

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca tinha visto nada desse filme. Adoro filmes que se passam na antiguidade. Esse me chamou muito a atenção. As fotos dão um quê de mistério e vontade de ver.
    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Filmes de época são os meus preferidos também , e bom não são só as fotos que dão um quê de mistério , o filme todo é assim ahahha

      Beijos, Anna

      Excluir
  9. O filme parece bastante intenso e acho que o intuito do filme é chocar de uma forma poética rsrs. Eu me interessei bastante pela estória e filmes do gênero Suspense/Drama são um dos meus favoritos *-------*

    Beijoos,
    Lauro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acredito que a história realmente tenha sido escrita para incomodar , e impactar as pessoas e é por isso que existem aqueles que a amam e aqueles que a odeiam hahah , e na minha opinião , filme bom é assim!!

      Beijos , Anna

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!