[Resenha] O Lado Bom da Vida - @intrinseca

postado dia 14 janeiro 2014

O Lado Bom da VidaTitulo Original: The Silver Linings Playbook
Autor: Matthew Quick
Editora: Editora Intrínseca
Ano: 2013
Edição: 
Páginas: 256
Gênero:  Ficção Americana

Pat Peoples, um ex-professor na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados". Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, a esposa negando-se a aceitar revê-lo e os amigos evitando comentar o que aconteceu antes da internação, Pat, agora viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida. Uma história comovente e encantadora, de um homem que não desiste da felicidade, do amor e de ter esperança. (SKOOB)
Acredito que todos aqueles que seguem o blog tem conhecimento do tanto que eu sou apaixonada por filmes, então no inicio do ano passado eu tomei a decisão de assistir (ou pelo menos tentar) todos os filmes que estavam concorrendo ao Oscar. Dentre os filmes estava "O Lado bom da vida", então eu sentei e comecei a assisti-lo, maaaaaaaaaaaas dez minutos depois eu já estava completamente sem paciência e enjoada, logo larguei o filme de lado sem terminar de assisti-lo.

Fériaaaaaas! uhuul. Estava eu em casa agora no fim de ano de férias, e meu livros "acabaram", ou seja, os livros que tinha trazido de casa já estavam todos lido. Para não ficar no ócio, eu fui até a casa de uma amiga para poder pegar livros emprestados, e adivinhem qual foi o escolhido? Sim, ele mesmo. O Lado Bom da Vida hahaha.


Pat Peoples é um cara com trinta anos que sem entender o porque, ou se lembrar do porque, foi internado numa instituição psiquiátrica por sua família. A unica certeza que Pat carrega consigo é que suas atitudes para com sua mulher foram as responsáveis por leva-lo até esse ponto de sua vida e é por isso também que além de estar internado, ele está passando por um tempo "separado" de sua tão amada mulher, Nikki.


A mãe de Pat consegue uma ordem judicial para que o filho possa sair da clinica e passar a se tratar em casa com auxilio dos remédios e dos seu familiares. A reintegração de Pat na sociedade inicia-se e todos parecem disposto a ajuda-lo. Seu irmão Jack incentiva-o a se envolver com o futebol, uma antiga paixão de Pat. Ronnie, seu amigo o convida para um jantar, onde Tiffany - irmã da mulher de Ronnie - também está presente, e então o amigo incentiva Pat a se relacionar com Tiff.


Tiffany é mulher comum, mas assim como Pat enfrenta problemas psicológicos decorrentes da perda do seu marido. Tiffany, no entanto, parece ser mais lucida do que Pat, e tem consciência do que aconteceu e do quanto isso a perturbou.


Tiffany e Pat são duas pessoas "quebradas", que do jeito que os convêm começam a conviver e a se entenderem. Por terem passado por traumas semelhantes eles conseguem se colocar no lugar um do outro e a imaginarem o que cada qual esta sentindo. E são essas duas pessoas aparentemente desequilibradas que trazem equilíbrio um para o outro.



Apesar de ter não só um, mas os dois pés atrás com esse livro por causa do filme, a minha leitura foi muito prazerosa e adorei o livro. E adivinhem? Eu estou louca para poder ver o filme, todo, dessa vez!

Estruturalmente o livro me lembrou um diário, parece que o personagem seleciona o que achou mais importante em determinado período de tempo e expõe. Isso faz com que os capítulos em sua maioria sejam bem curtinhos - o que particularmente eu gosto.


A tematica abordada no livro é bastante atual e muito interessante de ser discutida. O autor do texto parece ter pelo menos o minimo de conhecimento a respeito dela pois trabalha muitíssimo bem seus personagens. Ainda no que diz respeito as personagens, elas são estabelecidas a partir do ponto de vista piscilogico - o que eu acredito ter sido feito devido ao tema da narrativa.


Apesar de a personagem Nikki ser reconte no texto - e isso ser muuuuuuuuuito chato - se você conseguir abstrair dela vai se apaixonar pela leitura. Sei que ela é um tropico essencial na narrativa, mas ela é a personagem mais intragável de todas hahha.



E ai, alguém aqui já leu ou viu o filme? Me contem o que acharam!!

NOTA: 

Beijos , Anna (:


Comentários via Facebook

11 comentários:

  1. Oi! Quero muito ler esse livro. Depois de assistir ao trailer fiquei com vontade de ver o filme, mas sempre o livro vem primeiro, haha. Olha, sua resenha ficou boa, mas não foi a melhor. E sua resenha está com alguns erros de português e de digitação, confere aí.

    Dica: no 3º parágrafo "o porquê" deve ser escrito assim, pois está se referindo à um substantivo. É isso, sucesso ao blog!

    ResponderExcluir
  2. Eu já li o livro terminei de ler ele em um ponto de ônibus enquanto esperava uma amiga para ir no Starbucks. Adorei o filme também, é um pouco diferente mas adorei.
    rebeldiaemv.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu estava super aniso pra ler esse livro e principalmente ver o filme que estava super comentado. Mas acho que te entendo Ana, pois uma adaptação nunca vai ser tão boa quanto o livro que a deu origem, mas espero ler em breve e tomara que vc finalmente veja o filme todo *---*

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. eu nunca quis ler esse livro pelo fato da história não me chamar a atenção e q eu odiei o livro D:
    quem sabe um dia eu leia

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti o filme enquanto ainda no cinema. Aliás, assisti na tarde anterior ao Oscar! HAHA
    O livro eu li também no ano passado, mas um pouco depois. Particularmente, gostei mais do filme. Estranho, né?

    beijo

    ResponderExcluir
  6. Oi moça..
    Gostaria muito de ler este livro de tanto que falam dele..mas ainda não tive oportunidade..
    Esta atriz ficou muito mais famosa do que já é né..só falam nela.
    Um dia eu leio..rs
    Ótima resenha..

    beijos
    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Nunca assisti o filme, mas o livro parece ser até bom! Simpatizei pelo personagem por ele acreditar em finais felizes e no lado bom da vida, deve ser muito emocionante ! :)
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu gostei bastante do filme e, apesar de ter lido ótimas resenhas, ainda não tive a oportunidade de ler o livro.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  9. O lado bom da vida .. Aaaa como falam tão bem deste livro , desde o momento que vi ele pela primeira vez , essa capa que eu acho belissíma , me interessei em lê-lo , vou dizendo logo que eu vi o filme primeiro , e chorei que nem um condenada , ai se perguntam quem chora em um livro desse ? kkkk sla sou louca como eles kkkkkkk .. O filme é um de meus favoritos , eu sou daquelas que ver o minimo do minimo , sou bem sentimental , sou .. nem sei dizer , choro ao ler alguns livros , livros que outras pessoas leram e não sentem nada , acham mais ou menos triste e fica por isso mesmo , mas eu choro , choro porque consigo sentir o cada personagem sente , acho que amar ler é isso . 17 de janeiro , ontem , foi meu aniversário , e ganhei este livro de presente, rsrs lógico que porque eu o queria muito e nunca pude compra-lo rsrs , estou lendo ele , pra mim até agora esta sendo bem divertido e engraçado .. Sei que irei amar esse livro ..

    ResponderExcluir
  10. Honestamente, achei o livro um tanto chato e repetitivo, mas como Pat tem transtornos psiquiátricos, achei que era por isso mesmo, rsrs. E o filme é mais dinâmico que o livro (caso raro), Tiffany ganha muito espaço e muita voz- na versão telona. Ainda dei outra chance ao autor com Perdão, Leonard Peacock e este, sim, pude dizer que adorei! Inegável que o cara escreve bem, mas seu segundo livro supera muito o primeiro.

    ResponderExcluir
  11. Estou muito satisfeito com o filme, mas eu estou prestes a começar o livro. A história eu achei muito bom, bem executar um script, engraçado e inteligente. Abotoaduras entre Jennifer Lawrence e Bradley Cooper me espanta, posso dizer que é um dos melhores filmes drama Cooper. Atuações ótimas até mesmo dos coadjuvantes Robert De Niro e Jacki Weaver estão ótimos. Uma ótima historia, madura, diferente de todas essas comedias dramáticas/românticas. Vale muito apena acompanhar.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!