[Resenha] A base do Iceberg

postado dia 15 dezembro 2013

A base do icebergTitulo Original: A Base do Iceberg
Autor: Flávio Sanso
Editora: Editora Schoba
Ano: 2013
Edição: 
Páginas: 324
Gênero: Romance Brasileiros



Pedro é um jornalista aficionado pela história de seu país, sobretudo no que diz respeito ao episódio conhecido como Revolução Fraterna. Em meio a conflitos internos que envolvem a culpa pelo fim do casamento e a frustração causada pela derrocada de sua carreira, ele tem a grande oportunidade de se dedicar a um projeto que lhe permite extravasar o seu idealismo. Mas essa também será a forma de descobrir que tudo vai muito mais além do que aquilo que se pensa conhecer.

Assim que chegou, o livro A Base do Iceberg, chamou bastante minha atenção devido a sua capa. As cores preta, branca e as diferentes tonalidades de cinza se encaixam formando um contraste, que particularmente me encantam, e as formas acima do que parece ser uma escada são outros elementos que me chamaram bastante atenção. Capa mais do que aprovada, vamos ler a  Sinopse. Bom, logo de cara ela me conquistou também, pois deixou clara que a história estaria fortemente ligada a história, e como literatura e história são minhas duas paixões, eu fiquei mais do que empolgada para começar minha leitura.


Logo nas primeiras paginas desse livro, somos apresentados a Pedro, um jornalista que esta insatisfeito com sua vida, mas que não esta disposto a fazer nada para mudar essa situação, e que é eloquentemente apaixonado por uma figura histórica de nome Donatelo Veras.
A falta de iniciativa de Pedro é compensada pelo o que podemos chamar de Universo, por isso enquanto o jornalista continua a viver o marasmo que é sua vida, o universo ao seu redor começa a se movimentar para que as coisas sejam diferentes. E é nessas “movimentação” que Pedro encontra Nina, uma garota por que se sente atraído, devido a sua inteligência e conhecimento, que a mulher de Pedro também insatisfeita com a vida conjugal, encontra motivo para pedir o divorcio  e que Miguel, colega de trabalho de Pedro incentiva-o a se demitir.

O jornalista vê seu mundo ser virado de cabeça para abaixo e se isolata de tudo e todos que conhece. O único com quem mantém contato é Miguel, e é esse ex-colega de trabalho que propõe a Pedro uma oferta de emprego, que não só tratará estabilidade financeira, mas também uma luz na vida do mesmo.

A proposta de Miguel é que Pedro escrava uma Biografia de Donatelo Veras. Sem pensar duas vezes, o jornalista aceita a proposta e se envolve completamente em fatos históricos, da Revolução Fraterna e tudo mais que possa ser ligado a Donatelo Versa. E é partir daí que entramos numa viagem com Pedro na qual descobrimos que existem muito mais por trás da história do país do que nos conta os livros didáticos.


No que diz respeito a escrita, confesso que a primeira coisa a me chamara a atenção foi o domínio que o autor Flávio Sanso tem sobre a escrita e o português. O autor  em diversos momentos utiliza sinônimos muito bem encaixados, palavras que não são cotidianamente utilizadas , mas que enriquecem o textos entre outros pormenores. E o mais interessante é que esses artifícios gramaticais utilizados pelo autor não tornam o texto mais difícil , nem na compreensão e nem na leitura.

O texto é bastante fluido e envolvente, o que tornar a leitura do texto “ rápida”. O único momento em que eu dei uma “travada” na leitura foi num trecho muito descritivo do livro, e eu comecei a ler um linha e saltar duas , mas esse trecho foi só em um capitulo e logo o livro voltou ao “normal” haha.

Os fatos históricos narrados na história fazem alusão a alguns fatos históricos brasileiros, mas são completamente fictícios. Apesar disso a construção feita pelo autor nós faz pensar que tudo realmente aconteceu.
Quem assim como eu é apaixonado por história, tem obrigação de ler esse livro, muitíssimo interessante e inteligente. Quem não é muito fã de história, mas gosta de uma boa leitura, deve ler também.




Beijos , Anna (:

Comentários via Facebook

8 comentários:

  1. Conhecendo livro agora, ainda não conhecia.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
    http://lizajoneslivros.wix.com/lizajones

    ResponderExcluir
  2. Oi Anna, não conhecia a obra, mas achei interessante! Confesso não ser muito fã de história, haha, mas acredito que seja uma leitura que vale a pena!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Oie,
    eu já tinha visto a capa por aí, mas nunca tinha lido nada sobre o livro e confesso que não me pareceu muito o meu estilo de leitura. Quem sabe mais para frente....

    Bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Anna!

    Não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante. Gosto de fatos históricos e pela sua resenha pude perceber que o autor soube desenvolver muito bem a trama. A capa está mesmo linda. Ótima resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro. Realmente achei a capa interessante, mas a sinopse não chamou minha atenção.

    Beijão
    Sun Rises Here

    ResponderExcluir
  6. Não curto muito livros assim, prefiro obras mais descontraídas e com uma pegada mais jovem. Olha que até gosto de história, mas não sei se é o livro é pra mim.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não compraria esse livro pela capa, mas a sinopse é interessante.
    Boa resenha :)

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá :)
    Não conhecia esse livro e apesar da sua ´ótima resenha, eu não me interessei muito. Sei lá, não é meu gênero favorito e talz. Enfim, quem sabe algum dia eu mude de ideia :D

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!