Oláaa pessoas (:
Faz tanto tempo que não atualizo essa coluna que acho que perdi o jeito haha. Mas então, acho que todo mundo que acompanha o blog sabe que nasci na década de 90, mas que tenho não só um pezinho, e sim o corpo todo em décadas passadas, prova disso é meu gosto musical e cinematográfico hahaha.
Dirty Dancing, ou Ritmo Quente como é conhecido aqui no Brasil, é um dos meus filmes favoritos. Eu posso vê-lo e revê-lo inúmeras vezes em um curto período de tempo sem ficar cansada dele. Ele é um filme norte-americano, lançado em 21 de Agosto de 1987 e trás como enredo a história de uma jovem - Baby - que vai passar as férias em um Resort com a família. É nesse Resort que ela conhece Johnny, o instrutor de dança do hotel. Com seu jeito rebelde e bad boy, não demora muito para que Baby se apaixone por Johnny, e é quando a parceira dele fica doente que Baby encontra a chance de ficar mais próxima do Bad boy aceitando ser parceira dele nunca competição de dança.
Dirty Dancing - Noites de Havana, teve como ideia inicial ser continuação da produção cinematografica de 1987, mas acabou por seguir outros rumos. Também uma produção norte-americana o filme estreiou em 8 de Julho de 2004. Nessa nova versão temos Katey Miller, uma jovem que se muda para Cuba com a familia alguns anos antes da revolução de Fidel Castro, nesse novo ambiente a jovem não consegue se encaixar com os filhos dos amigos de seu pai, e acaba por encontrar companhia ao lado de Javier, um jovem garçom de um hotel cubano que é apaixonado pela musica. É durante os ensaios para um concurso de dança que Javier e Katey acabam se apaixonando.
São pontos em comum em ambos os filmes:
- O amor impossível, devido a diferença de posição social, visto que a menina é rica e o rapaz pobre.
- A dança como ponte de ligação entre o casal.
- A representação do rapaz como bad boy, mas um bad boy charmoso e muito carinhoso.
São pontos divergentes nas histórias :
- O contexto histórico no qual ambos os filmes se desenvolvem.
- O local, os costumes e a cultura no qual a história é construída.
- Alguns dos personagens secundários aparecem em uma versão e não outra e o contrario também é verdadeiro.
- Questões sociais, enquanto no primeiro filme temos uma preocupação social mais pessoal, mais voltada para o preconceito em relação as questões sociais, questões culturais, no segundo a preocupação é mais coletiva, então o foco se volta mais para o tipo de governo vigente, a situação da população e essas coisas.
(Filme de 1987) (Filme de 2004)
Como disse acima , o segundo filme apresenta questões sociais que vão além do mundo romântico do qual os personagens fazem parte , então no primeiro filme o conflito se estabelece apenas na impossibilidade amorosa , já no segundo a impossibilidade amora existe, mas não é o foco principal . Logo em quanto temos Javier lutando pelo amor de Katey , temos também ele lutando ferozmente contra o governo local e contra as injustiças do mesmo em relação a população.
O desfecho do primeiro filme parece caminhar para uma solução romântica onde o casal poderia finalmente ter o seu final feliz, já a do segundo filme ficou parecendo pelo menos para mim que o casal decidiu por se separar e cada um seguir o seu caminho , o que tornou todo aquele apor que lutavam vazio, e eu fiquei tipo " Uai , mas vocês não se amavam ? como assim ? "
Apesar das diferenças e semelhanças , ambos os filme são muito bem produzidos , bem desenvolvidos e apaixonantes . Particularmente eu prefiro o primeiro filme em detrimento do segundo devido a construção da história , pois a do primeiro filme se aproxima mais da realidade e do tipo de história que eu gosto do que o segundo, mesmo que ambas seja histórias de amores impossíveis.
O primeiro filme é um clássico do mundo cinematográfico , então seria difícil comparar os filmes e estabelecer padrões elevados para essa comparação sem que houvesse injustiças acontecendo. O segundo filme é muitíssimo bom e se estabelece como tal devido a suas particularidades. Um fato muito interessante é que o segundo filme não é um remake o do primeiro, ele parece mais uma homenagem , ou um reconhecimento do valor do primeiro filme.
Um fato muito legal é que o ator Patrick Swayze , que interpreta o personagem principal no primeiro filme , aparece como personagem secundário no segundo filme , ele aparece como professor do casal principal.
Em resumo , ambos os filme são ótimos , então assistam se ainda não o fizeram hahha.
(Filme de 1987) (Filme de 2004)
E ai o que acharam ? Já assistiram a alguma das versões ?
Beijos , Anna (:
A versão "noite de havana" ainda não assisti, mas o outro sim e vaaaaaaárias vezes, gosto muito! hahaha esses dias passou na sessão da tarde, fiquei em casa para assistir! hahaha
ResponderExcluirBeijos!
http://www.annacaarol.blogspot.com.br/
Como vc disse Anna, não tem como comparar sem injustiças os dois filmes, pois o primeiro é um clássico, e como o de muitos é meu preferido. Eu também não vi o segundo, mas acho que irei assistir para comparar, apesar de ter um pé atrás com releituras clássicas.
ResponderExcluirBeijooos.
Lauro,
entreversosepaginas.blogspot.com.br
Dirty Dancing também é um dos meus filmes favoritos, daqueles que sempre que passa eu vejo. O segundo eu preciso confessar, não sabia que existia, então não vi. Não sei se gostaria dele já que não é uma sequência e poderia ser bem parecido com o primeiro, mas quem sabe eu veja.
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.seja-cult.com