[Filmes em comparação] Dirty Dancing x Dirty Dancing - Noites de Havana

postado dia 05 dezembro 2013

Oláaa pessoas (: 

Faz tanto tempo que não atualizo essa coluna que acho que perdi o jeito haha. Mas então, acho que todo mundo que acompanha o blog sabe que nasci na década de 90, mas que tenho não só um pezinho, e sim o corpo todo em  décadas passadas, prova disso é meu gosto musical e cinematográfico hahaha. 


Dirty Dancing, ou Ritmo Quente como é conhecido aqui no Brasil, é um dos meus filmes favoritos. Eu posso vê-lo e revê-lo inúmeras vezes em um curto período de tempo sem ficar cansada dele. Ele é um filme norte-americano, lançado em 21 de Agosto de 1987 e trás como enredo a história de uma jovem - Baby - que vai passar as férias em um Resort com a família. É nesse Resort que ela conhece Johnny, o instrutor de dança do hotel. Com seu jeito rebelde e bad boy, não demora muito para que Baby se apaixone por Johnny, e é quando a parceira dele fica doente que Baby encontra a chance de ficar mais próxima do Bad boy aceitando ser parceira dele nunca competição de dança. 



Dirty Dancing - Noites de Havana, teve como ideia inicial ser continuação da produção cinematografica  de 1987, mas acabou por seguir outros rumos. Também uma produção norte-americana o filme estreiou em 8 de Julho de 2004. Nessa nova versão temos Katey Miller, uma jovem que se muda para Cuba com a familia alguns anos antes da revolução de Fidel Castro, nesse novo ambiente a jovem não consegue se encaixar com os filhos dos amigos de seu pai, e acaba por encontrar companhia ao lado de Javier, um jovem garçom de um hotel cubano que é apaixonado pela musica. É durante os ensaios para um concurso de dança que Javier e Katey acabam se apaixonando.



São pontos em comum em ambos os filmes:

  • O amor impossível, devido a diferença de posição social, visto que a menina é rica e o rapaz pobre.
  • A dança como ponte de ligação entre o casal.
  • A representação do rapaz como bad boy, mas um bad boy charmoso e muito carinhoso.

São pontos divergentes nas histórias :
  • O contexto histórico no qual ambos os filmes se desenvolvem.
  • O local, os costumes e a cultura no qual a história é construída.
  • Alguns dos personagens secundários aparecem em uma versão e não outra e o contrario também é verdadeiro.
  • Questões sociais, enquanto no primeiro filme temos uma preocupação social mais pessoal, mais voltada para o preconceito em relação as questões sociais, questões culturais, no segundo a preocupação é mais coletiva, então o foco se volta mais para o tipo de governo vigente, a situação da população e essas coisas.

 
                             (Filme de 1987)                                                                         (Filme de 2004)

Como disse acima , o segundo filme  apresenta questões sociais que vão além do mundo romântico do qual  os personagens fazem parte , então no primeiro filme o conflito se estabelece apenas na impossibilidade amorosa , já no segundo a impossibilidade amora existe, mas não é o foco principal . Logo em quanto temos Javier lutando pelo amor de Katey , temos também ele lutando ferozmente contra o governo local e contra as injustiças do mesmo em relação a população.

O desfecho do primeiro filme parece caminhar para uma solução romântica onde o casal poderia finalmente ter o seu final feliz, já a do segundo filme ficou parecendo pelo menos para mim que o casal decidiu por se separar e cada um seguir o seu caminho , o que tornou todo aquele apor que lutavam vazio, e eu fiquei tipo " Uai , mas vocês não se amavam ? como assim ? "

Apesar das diferenças e semelhanças , ambos os filme são muito bem produzidos , bem desenvolvidos e apaixonantes . Particularmente eu  prefiro o primeiro filme em detrimento do segundo devido a construção da história , pois a do primeiro filme se aproxima mais da realidade e do tipo de história que eu gosto do que o segundo, mesmo que ambas seja histórias de amores impossíveis.

O primeiro filme  é um clássico do mundo cinematográfico , então seria difícil comparar os filmes e estabelecer padrões elevados para essa comparação sem que houvesse injustiças acontecendo.  O segundo filme é muitíssimo bom e se estabelece como tal devido a suas particularidades. Um fato muito interessante é que o segundo filme não é um remake o do primeiro, ele parece mais uma homenagem , ou um reconhecimento do valor do primeiro filme.

Um fato muito legal é que o ator Patrick Swayze , que interpreta o personagem principal no primeiro filme , aparece como personagem secundário no segundo filme , ele aparece como professor do casal principal. 

Em resumo , ambos os filme são ótimos , então assistam se ainda não o fizeram hahha.

  
                        (Filme de 1987)                                                                              (Filme de 2004)


 

E ai o que acharam ? Já assistiram a alguma das versões ?

Beijos , Anna (:

Comentários via Facebook

3 comentários:

  1. A versão "noite de havana" ainda não assisti, mas o outro sim e vaaaaaaárias vezes, gosto muito! hahaha esses dias passou na sessão da tarde, fiquei em casa para assistir! hahaha

    Beijos!
    http://www.annacaarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Como vc disse Anna, não tem como comparar sem injustiças os dois filmes, pois o primeiro é um clássico, e como o de muitos é meu preferido. Eu também não vi o segundo, mas acho que irei assistir para comparar, apesar de ter um pé atrás com releituras clássicas.

    Beijooos.
    Lauro,
    entreversosepaginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Dirty Dancing também é um dos meus filmes favoritos, daqueles que sempre que passa eu vejo. O segundo eu preciso confessar, não sabia que existia, então não vi. Não sei se gostaria dele já que não é uma sequência e poderia ser bem parecido com o primeiro, mas quem sabe eu veja.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!