Titulo Original: Jeg skal vise dere frykten
Autor (a): Nikolai Frobenius
Editora: Geração Editorial
Ano: 2013
Edição: 1°
Páginas: 296
Gênero: Literatura Estrangeira , Suspense
Edgar Allan Poe (1809-1849), o célebre poeta e autor de histórias de terror, bem como criador do gênero policial na literatura, é o protagonista deste romance de suspense psicológico, que discute os limites da criação literária e a responsabilidade moral da arte. Nele vemos o jovem escritor norte-americano afligido pela pobreza, angustiado com a enfermidade da sua frágil esposa e assombrado por um maníaco que comete assassinatos inspirados nos seus escritos, além de sabotado em sua carreira pelo crítico literário Griswold, que lhe dedica um misto de admiração e ódio. Publicado em toda a Europa, traduzido em dez idiomas e plagiado por Hollywood, este romance premiado marca a estreia, no Brasil, de Nikolaj Frobenius, um dos grandes expoentes da moderna literatura norueguesa. (Skoob)
Poe, Poe, Poe, Poe! Essa foi a única palavra que dominou minha mente durante toda a noite, após o fim da leitura desse livro. Como havia dito antes a vocês, quando a Thais falou que me enviaria esse livro eu fiquei bastante curiosa e cheguei até ler umas coisas a respeito do Poe e um de seus contos, e então quando comecei essa leitura eu já tinha alguma base, o que ajudou, mas não é imprescindível para a leitura.
Em Vou lhe mostrar o medo, conhecemos Griswold, um critico literário bastante reconhecido em Nova York e em suas redondezas. Um celebre critico, Griswold é adorado e aclamado pelos grandes autores norte americanos, mas alimenta uma inquietante e paradoxal relação de amor e ódio, com o novo escritor que emerge no mercado literário americano, o escrito Edgar Allan Poe.
Poe, é um escritor convicto de seu talento, e não se deixa abalar por qualquer critica. Acredita ter um dom e que as pessoas que o criticam, só o fazem por não compreender a magnitude da sua literatura. No entanto, Poe é como qualquer outro escritor, ou seja, é pela sociedade submetido aos críticos literários e aos seus juízos de valores que eles atribuem a sua obra, logo, mesmo que não ligue, Poe precisa da aprovação de todos para que no fim da semana possa ter dinheiro para alimentar e cuidar da sua linda, frágil e doente esposa, Sissy.
Enquanto superficialmente, digo superficialmente como alvo visível e não leviano, somos levados a conhecer mais detalhes da briga de nervos que a relação critico/autor de Griswold e Poe, como plano de fundo tomamos conhecimentos de alguns crimes chocantes que estão acontecendo em Nova York.
Apesar de a priori aparecerem como plano de fundo, quase que como um detalhe, os crimes começam ao decorrer da história a se tornarem o cerne da mesma, isso porque, após uma analise mais minuciosas inúmeras são as semelhanças entre os crimes e as histórias de Poe. O que leva todos suspeitarem de Poe, ou como cúmplice dos crimes, ou como a mente responsável por 'ceder' ideias a mente psicótica do assassino.
![]() |
Quanto a construção do texto ela é clara, na medida do possível por se tratar de uma narrativa de suspense, fluída e concisa. É engraçado que apesar de ser pouca a minha experiência com os textos do Poe, em determinados momentos eu acreditava estar lendo algo escrito por ele.
A trama é bem construída, ou seja, todos as 'pontas' são bem amarradas, a diagramação desse livro é Sensacional e eu fiquei completamente apaixonada por ele. Diversos trechos de poemas e histórias do Poe aparecem no decorrer da narrativa, o que permite conhecer mais do Poe autor, e desperta ainda mais curiosidade em relação as suas histórias.
Ficção e Realidade se confundem nesse livro, e confesso que inúmeras foram as vezes que recorri ao google para conferir as informações haha, e confissão numero dois: Eu simplesmente amei amei amei isso haha.
O livro em geral é muito bom e prende o leitor, principalmente aqueles que como eu adoram um mistério!
* Samuel, é um personagem importante para a história, mas não quis cita-lo no pequeno resumo que fiz acima com medo de soltar um spoiler.
Ps: Estou aceitando livros do Poe de presente, então me façam feliz hahaha
NOTA:

Beijos , Anna (:
como fã de Poe, quero mto ler esse livro. Vi a adaptação pra cinema e gostei, apesar que muita gente disse que não chega aos pés do livro. Mas se eu gostei do filme, é certeza de gostar da obra ^^
ResponderExcluirhttp://torporniilista.blogspot.com.br/
Se é fã do Poe você deve amar esse livro , porque eu acabei me tornando fã dele por causa do livreo hahhah . Eu vi que tem filme , e to muito curiosa para assistir , espero não me decepcionar!!
ExcluirBeijos , ANna
Mô adorou esse livro.
ResponderExcluirConfesso que me deu uma vontadezinha de ler devido a tudo que ele me contou.
Ótima resenha :)
Beijos,
http://www.segredosentreamigas.com.br/
Se o Mô gostou , eu só posso dizer que ele tem bom gosto hahaha . O livro é muito bom , se pegar pra lê , vai ama-lo também!
ExcluirBeijos , Anna
Oie,
ResponderExcluirconfesso que este tipo de livro não me prende, então não leria no momento.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Acredito que devemos gostar de determinado genêro para gostar de uma leitura , se não gostarmos , apenas simpatizar já ajuda , eu acho hahha
ExcluirBeijos , Anna
muito bom mas ao ler a resenha sentir medo em continuar a ler ,lamento mas so li metade da resenha ,bem mas não fique triste me sentirei horado em ler sua próxima resenha ,kkkk
ResponderExcluirbeijos ja estou seguindo :)
beijos
livro-azul.blogspot.com.br
Medo ? juro que o livro é bem tranquilo , e a segunda metade da resenha so falava da parte tecnica hahha , mas espero que goste da minha próxima resenha !
ExcluirBeijos , Anna
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEu gosto de livros com essa premissa...mistério e assuntos instigantes.
ResponderExcluirVou anotar a dica, pois não conhecia esse livro.
;) Adorei a capa!
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/