[Resenha] Uma Longa Jornada - @EditoraArqueiro

postado dia 19 novembro 2013

Titulo Original: The Longest Rid
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Ano: 2013
Edição: 
Páginas: 368
Gênero: Romance 

Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias. Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida. (Skoob)

Não li muitos livros de Nicholas até hoje, mas o único que li foi o suficiente para me apaixonar e coloca-lo na lista dos meus autores favoritos. Por causa disso comecei lendo 'Uma Longa Jornada' com muitas, mas muita expectativa mesmo!

A principio conhecemos Ira, um senhor de idade que acaba de sofrer um grave acidente de carro e fica preso dentro dele, embaixo de um monte de neve. No capitulo seguinte somos levados de volta a quatro meses atrás, dando de cara com Sophia, uma jovem estudante que após terminar com o seu namorado cafajeste, vai a uma festa de rodeio e é salva das garras desse 'ex' por um caubói bonitão chamado Luke. Daí por diante passamos a conhecer um pouquinho mais da vida destes três personagens.


Os capítulos são narrados de uma forma intercalada, sobre Ira, Luke e Sophia. Os acontecimentos focados na vida de Ira nos leva a um cenário triste e antigo onde casais apaixonados eram separados pela guerra, e que de alguma forma tinham que encarar suas consequências. E juro que eu pensei que seriam as minhas partes favoritas, só que não. Já os fatos envolvendo Luke e Sophia eram repletos de clichês, - principalmente se tratando de Nicholas Sparkes e seus personagens envolvendo algum tipo de doença terminal - e de alguma forma foram as partes que 'mais me mantiveram presa ao livro'.

Não sei se foi o fato de eu esperar emoção do começo ao fim, mas confesso que essa foi uma leitura totalmente empurrada com a barriga. Eu queria emoção, mas só conseguia sentir sono. Interrompi a leitura e comecei a ler outro livro, que por sinal também não foi bom. Não sei se estou em uma fase mais exigente, ou se estou ficando mais impaciente. O que sei é que esse momento ápice só veio acontecer na reta final da leitura. O livro tem um desfecho interessante, mas meio previsível, já que desde o começo sabemos que em algum momento a história desses três personagens se encontrarão. Só foi preciso acreditar em um final feliz. 


Para concluir posso dizer que foi uma boa leitura, afinal é Nicholas Sparkes, mas de alguma forma a história ficou meio arrastada para o meu gosto. Contudo esse é mais um daqueles livros em que os meios justificam o fim, e eu super recomendo para aqueles que procuram uma nova história de amor. 

NOTA: 


Comentários via Facebook

12 comentários:

  1. Oi amiga,
    Eu li 1 livro do Sparks e não sou super fã, mas gosto dele porque vi ótimos filmes baseados em suas obras. Esse livro não me empolgou tanto para ler, mas quem sabe um dia.
    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como eu disse foi o livro 'A Ultima Musica' que me fez me apaixonar pelo autor, já os filmes eu não assisti muitos por que quero ler os livros primeiros xD

      Excluir
  2. o único que li dele foi Um amor pra recordar, e quero ler agora Diário de uma paixão. Eu tenho marcador desse livro.

    Parece clichê, mas deve ser interessante... agora esse lance de rodeio... poutz, detesto rodeios rsrs
    bjs


    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sahushaush ... e eu ficava pensando na música O CAUBÓI VAI TE PEGAR!! rsrs

      Excluir
  3. Oie,
    confesso que não nem um pouco fa do autor.
    Então não leria este livro no momento.

    bjo

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Thais!

    Eu li somente um livro do autor. Gostei, mas não me apaixonei por sua escrita. A premissa do livro até parece interessante, pois gosto de histórias que se intercalam, mas não sei se leria no momento. Ótima resenha.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa,
    estou louca para ler esse livro,
    o Nicholas é um dos meus
    autores favoritos ... e
    seus livros me encantam :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu sou super fã do Sparks miga, e entendo completamente sua resenha, às vezes estamos procurando algo que fuja do clichê, por mais que ele seja agradável. E e todas as obras do autor vemos sempre a mesma estrutura literária, oque pode ter feito você achar a leitura um pouco arrastada. Mas também creio que só por ser mais uma linda história de amor de Nicholas, merece ser lida *--*

    Beijoos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Já li bastantes livros de Nicholas Sparks, e gostei embora nenhum esteja nos meus favoritos. Mas por acaso esse não consigo ainda captar a minha atenção nem minha motivação para o ler.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!