Titulo Original: Noite em Claro
Autor: Martha Medeiros
Editora: L&PM Pocket
Ano: 2012
Edição: 1°
Páginas: 64
Gênero: Romance Brasileiro
Na solidão do seu apartamento, uma mulher escreve sobre a sua história numa noite de insônia. Uma história plena de relacionamentos marcados por frustrações, dor e prazer. Encorajada pelo champanhe, sem nenhuma censura, ela vai contando sua vida enquanto chove lá fora. O livro só terminará com o último pingo de chuva. Martha Medeiros, a poeta de Cartas extraviadas, a cronista de Feliz por nada, a romancista de Divã está inteira nesta novela visceral que é um verdadeiro convite à reflexão.
Fim de semana passado eu fui visitar minha família na cidade onde morei até meus dezoito anos, leia-se ano passado haha, como a viagem dura em média de quatro á cinco horas, eu resolvi levar alguns companheiros para poder me distrair e dentre eles estava o livro 'Noite em Claro' da Martha Medeiros e eu preciso confessar que por ele ser pequeninho - daquela coleção 64 páginas - eu não queria fazer resenha, mas a magnitude desse livro me fez voltar atrás e cá estou eu com uma mini-resenha para vocês.
É dia 12 de Junho, dia dos namorado e chove bastante. Uma mulher se encontra sozinha no seu apartamento, bebe champanhe, come chocolate e resolve escrever um livro, um livro que será escrito enquanto lá fora a chuva cair. Entre algumas taças de champanhe, algumas frases escritas, capítulos concluídos conhecemos mais e mais da mulher que diz a-do-rar sexo, conhecemos mais sobre a mulher que é casada com um cadeirante, conhecemos mais da mulher que engravida do namorado alguns anos mais novo, e que leva adiante a gravides apenas para não perder o namorado, mesmo não querendo estar grávida. Conhecemos assim a mulher que bebe champanhe e come chocolate em uma noite chuvosa e que nos permite saber de toda uma vida marcada pelo desejo, o prazer e o sexo.
![]() |
Apesar da fragmentação temporal o texto apresenta uma fluidez sensacional, que te permite ler o livro em um piscar de olhos. A escrita da Martha é totalmente catártica, é possível perceber pela escolha lexical a alma e os sentimentos da personagem. Como disse acima, o livro é bem pequeninho, mas os pensamentos e questionamentos que dele podem ser extraídos são de tamanha grandiosidade que eu acredito que quase, se não todas, as mulheres deveriam ler.
Só uma pequena observação, não disse em momento algum do post o nome da personagem, pois ele não é dito na história.
NOTA:

Beijos , Anna (:
Martha escreve mto bem, esse é um dos meus livros preferidos :D
ResponderExcluirGrifei quase todo o meu livro trsrsrs
http://torporniilista.blogspot.com.br/
Adoro o trabalho da Marta, apesar de não ter um livro realmente dela (um pouco caros rs)
ResponderExcluirnão conhecia esse título dela e fiquei mega curiosa pra ler.
Já está na lista dos que precisam ser lidos com urgência rs
http://www.viciodiario.com/
Eu já li e resenhei esse livrinho com uma mega história, eu fiquei apaixonada pela escrita da Martha Medeiros depois que conheci esse livro, adoro essa coleção de 64 páginas e tenho alguns aqui em casa na minha estante e sempre recomendo esse, muito bom mesmo!
ResponderExcluirEstandy Books - A Estante Da Andy
Oie,
ResponderExcluirconfesso que pela capa eu não leria este livro, mas gostei da resenha.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Sempre tive vontade de ler algo da Martha, mas nunca tive a possibilidade.
ResponderExcluirCurti sua resenha e fiquei interessada.
Ótima dica :)
Beijocas,
www.segredosentreamigas.com.br
Eu adoro os livros da Martha. Esse é um dos meus preferidos.
ResponderExcluirGostei da tua resenha e sempre fiquei querendo colocar um nome na personagem, acho que fica meio curioso sem. Dá uma vontade louca de colocar, rs
M&N | Desbrava(dores) de Livros
Como assim um livro tão baratinho da minha diva??? Eu não conhecia, preciso procurar urgentemente, eu simplesmente adoro tudo o que ela escreve.
ResponderExcluirBeijão, Van - Blog do Balaio
balaiodelivros.blogspot.com.br
Olá,
ResponderExcluirEu me interessei bastante por esse livro e ainda não o conhecia. Mesmo, não tendo gostado de Divã da autora, acho que vou dar mais uma chance.
Lucas - Carpe Liber
http://livrosecontos.blogspot.com.br/
Omg a Martha é demais, né?! queria a oportunidade de ler mais livros dela. :/
ResponderExcluirEsse entrou com certeza pra lista. Vou me lembrar de marcar no skoob, se não esqueço. rsrs
beijos
Blog DAMA DE FERRO