[Resenha] Cartas Para um Pai - @MODOEditora

postado dia 28 outubro 2013

Cartas para um paiTitulo Original: Cartas para um pai
Autor: Janaina Rico
Editora: Modo Editora
Ano: 2013
Edição: 
Páginas: 208
Gênero:  Literatura brasileira , Romance brasileiro



Juliana achou que suas férias em João Pessoa renderiam apenas fotos e boas lembranças, mas não foi assim que as coisas se desenrolaram. Uma gravidez inesperada alterou toda a sua vida e, para se comunicar com o pai do bebê, as cartas foram a melhor escolha. Um livro emocionante e envolvente, sobre amores e a formação de uma nova vida.


Navegando por blogs e afins, eu me deparei com uma listinha de lançamentos de autores Brasileiros no segundo semestre de 2013, muito curiosa fui logo lendo sinopse por sinopse e anotando aquelas que me agradavam. Foi no meio dessa "viajem" que eu encontrei o livro 'Cartas Para um Pai' da Jana, eu já tinha ouvido falar de outras obras da autora, inclusive aqui no blog tem resenha de outro livro dela, mas esse foi o primeiro livro dela que me deixou piradinha para ler. Logo, eu aproveitei da minha amiga linda que foi na Bienal do Livro no Rio, e fiz ela não só comprar, como também conseguir um autografo no meu 'Cartas para um Pai'.

Nesse livro somos apresentados a Juliana, uma jovem "padrão", apaixonada pela vida que leva, que ama sair com as amigas, beber e até mesmo fumar algumas coisas mais fortes do que um mero cigarro. No entanto Juliana sente necessidade de "dar um tempo" nessa agitação que é sua vida e curtir suas férias com tranquilidade nas praias de João Pessoa. Sozinha em  João Pessoa, pois Juliana declina da companhia dos outros familiares afirmando que ele são "barulhentos", não demora muito, aliás nem um dia, para que ela conheça Anderson, um paraibano moreno, charmoso e com um sotaque extremamente sexy.

Completamente fascinada com Anderson, Juliana logo se vê envolvida com ele. Os dois passam a dividir muito mais do que beijos, carinhos e diversão, Juliana e Anderson vivem trinta dias de encanto e muito sexo. Mas como dizem por ai, tudo o que é bom dura pouco, e as férias de Juliana chegam ao fim, antes do esperado por ela.


De volta a realidade e a sua rotina em Brasilia, Juliana não consegue esquecer das doces lembranças do seu ultimo passeio e nem do apaixonante Anderson. Mas nem tudo são flores nessa vida, logo Juliana percebe que as lembranças de Anderson supostamente tem dela, estão prestes a se tornar o tanto quanto amargas, e isso se deve a uma noticia inesperada que Juliana recebe. A Brasiliense descobre que esta grávida e isso vira seu mundinho de cabeça para baixo.


Apesar de ser toda descola, Juliana carrega com sigo alguns costumes clássicos, e um deles é gosto por preferi cartas ao invés de e-mail's. E é assim, através de uma carta, que Juliana comunica a Anderson que esta grávida dele, e é assim que conhecemos a história de amor entre mãe e filho, ou melhor, entre Juliana e seu pequeno Alien.




Como o próprio titulo diz, o livro é composto basicamente por cartas da Juliana ao Anderson, pai do seu bebê. Confesso que esse tipo de estrutura me agradou bastante, pois sou apaixonada por cartas - se alguém quiser me mandar cartas eu aceito, e vou ficar muito feliz haha - e isso contribui também para tornar a leitura do livro mais dinâmica.

Por causa do formato, os capítulos são bem curtinhos, mas isso não impede a fluides e a coerência da história. Um aspecto que me chamou muitíssimo atenção em relação a essa história foi o fato de a Juliana ser irmã da Clara - da História Ser Clara - ou seja, a Clara aparece como personagem seriado*,  e eu curti bastante isso, e fiquei com ainda mais vontade de ler o 'Ser Clara'.

Sobre a dedicatória do livro eu preciso fazer um comentário haha. A todos que eu apresentei esse livro eu brinquei que a Jana, só dedicou a irmã porque não me conhecia, mas deixa eu explicar o porque.  A Jana escreveu o seguinte:

"Dani Rico, irmã querida,dedico esse livro a você, a pessoa mais apaixonada por grávidas e nenés que eu conheço"
Então, eu brinco dizendo que ela não dedicou a mim pois não me conhecia, porque eu sou completamente louca, apaixonada e um milhão de outros adjetivos semelhantes a esse, por bebês, grávidas e esse mundo. Minha mãe costuma dizer que existem mulheres que nascem para ser mãe e outras não, e eu acredito verdadeiramente que nasci para ser, porque sou completamente maternal, logo não podia ter amado mais esse livro.



*Explicando: Personagem seriado, é aquele que pertence a um história depois aparece em outra histórias com as mesmas características da história que apareceu primeiramente.

Ps: Eu realmente espero que alguém se anime e resolva me mandar uma cartinha, não importa o conteúdo eu as amo hahhaha

Ps: Foquem na minha linda caneca na foto a seguir hahahha




NOTA: 



Beijos , Anna (:

Comentários via Facebook

20 comentários:

  1. Anna, li a sinopse do livro e me encantei, tanto que por mais que não devesse, acabei lendo a resenha toda e isso só aumentou o meu interesse pelo livro. Ainda não li livro algum contendo "cartas", e nem mesmo sabia ou lembrava da existência de um personagem seriado*, o que me agradou bastante. ^^ Acabei acrescentando ele na minha wishlist de aniversário...espero conseguir ler o quanto antes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Taina , fico feliz que minha resenha tenha tido tal efeito sobre você , e creio que esse foi o primeiro livro em forma de cartas que li , e é muito interessante de verdade. Espero que sua experiencia com o livro seja tão boa quanto foi a minha!

      Beijos , anna

      Excluir
  2. Ameii a resenha Anna, eu também tenho Cartas Para Um Pai, autografado com dedicatória e tudo ;D. Quero muito começar logo a leitura, eu já li Ser Clara, então já conheço a escrita da autora e sei que a escrita é maravilhosa e bem divertida, mas acho que vou me emocionar bastante com esse livro.
    P.s.: Ameii suas fotos rsrs.

    Beijooos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou apenas te invejando por ter lido Ser Clara hahhaha , e espero que você curta tanto a leitura de Cartas para um pai , quanto eu!

      Beijos, Anna

      Excluir
  3. Acho que sou suspeita para falar dos livros da Janaina. Além de ser uma autora de alta categoria é uma pessoal de super alto astral!!!
    Adorei a resenha!

    Beijos
    http://plantaoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paola , nunca tive qualquer tipo de contato pessoa com a Jana , mas é perceptível pelo seus livros seu alto astral e amo isso !!

      Beijos, Anna

      Excluir
  4. Oie,
    já tinha ouvido falar do livro e da autora, mas nunca li nd dela e acho q não começaria com este livro, não faz muito meu estilo.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa , se esse não faz seu estilo e você não conhece a autora eu lhe aconselho procurar um outro titulo da Jana , e talvez assim você goste da escrita dela e se interesse futuramente ´por Cartas para um Pai

      Beijos , Anna

      Excluir
  5. Oi Anna!

    Tenho curiosidade em conhecer a escrita da autora, pois ouvi muito elogios a respeito. A premissa é bem interessante e apesar de o contrário de você, pois não sou muito maternal, gosto de ler histórias.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Fran , acho que o fato de ser maternal me fez cair de amores pelo livro , mas acho que as pessoas que não são assim como eu também acabam por amar a história! Quando a Jana , só posso dizer que curti bastante sua escrita!

      Beijo , Anna

      Excluir
  6. Nossa que máximo!! Eu amei a resenha que você fez, da gosto de ler!
    Preciso muito ler esse livro estou encantada, deve ser demais!
    Parabéns pelo blog lindo!
    www.sagadebeleza.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha curtido a resenha Joice! E eu amei , para dizer o minimo esse livro !

      Beijos , ANna

      Excluir
  7. Sabe o que mais me encantou?! A capa!!
    Que lindaaaaa :)

    Olá amores, tem post com lançamento esmaltístico no ar :)
    Venham conferir as novas cores da Beauty Color, estão lindas!!! Beijinhos.. http://www.bloglola.com.br/2013/10/beauty-color-apresenta-estrelas-do-mar.html

    Ps: meninas, tem SORTEIO novo no AR, oba!! Quer ganhar as réplicas das paletas queridinhas do momento, NAKED e NAKED 2?! Então venha, é super fácil concorrer!! Conto com vocês ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stephanie , confesso que a capa me conquistou também , acho alias que foi a primeira coisa do livro a me conquistar hahah

      Excluir
  8. bom, eu acho que não seria uma boa mãe xD mas pelo menos tia, eu sei ser kkkkkkkkkkk
    deve ser legal esse livro, a história parece ser bem amarradinha, interessante.^^
    bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria achei muito engraçada sua primeira frase , e ela é a cara da Juliana ! Uai , se não pode ser mãe , pelo menos tia hahhaha

      Beijos , Anna

      Excluir
  9. Eu já havia gostado da capa, e agora me encantei com a sua resenha!
    Também gosto bastante de livros que são em cartas, é tão gostoso de ler!
    Dri,
    http://livrosleituraseleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa conquista a primeira "vista" né ? hahha é um encanto essa capa *-* e fico muito feliz que a resenha tenha te conquistado hahah

      Beijos, Anna

      Excluir
  10. Dei uma sumida esse mês mas já estou de volta!!!
    Faz um bom tempo que quero ler esse livro, desde que vi a capa dele me encantei. Ainda não li nenhum livro da Janaína e espero que esse possa ser o primeiro. Já vi em algum lugar a mãe chamando o bebê de pequeno Alien só não sei onde foi.
    Faltou o endereço para o pessoal mandar a carta, só não mando por que não acho que escrevo bem, não só o conteúdo como a letra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi , primeiramente fico muito feliz que tenha voltado !! Pois é , esse também foi meu primeiro contato com a Literatura da Jana , e eu curti bastante , espero que você também goste se começar por esse livro. Acho que em cinquenta tons, quando a Ana descobre que ta grávida , ela chama o bebe de Alien também hahahah não tenho certeza no entanto.

      Beijos , Anna

      Excluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!