[Resenha] Um Gato de Rua Chamado Bob - Editora @Novo_Conceito

postado dia 12 setembro 2013

Titulo Original: A Street Cat Named Bob
Autor: James Bowen
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Edição: 
Páginas: 240
Gênero: Autoajuda, Memórias Autobiográficas 

Sinopse: Quando James Bowen encontrou um gato ferido, enrolado no corredor de seu alojamento, ele não tinha ideia do quanto sua vida estava prestes a mudar. Bowen vivia nas ruas de Londres, lutando contra a dependência química de heroína, e a última coisa de que ele precisava era de um animal de estimação. No entanto, ele ajudou aquele inteligente gato de rua, a quem batizou de Bob (porque tinha acabado de assistir a Twin Peaks). Depois de cuidar do gatinho e trazer-lhe a saúde de volta, James Bowen mandou-o embora imaginando que nunca mais o veria. Mas Bob tinha outras ideias. Logo os dois tornaram-se inseparáveis, e suas aventuras divertidas — e, algumas vezes, perigosas — iriam transformar suas vidas e curar, lentamente, as cicatrizes que cada um dos dois trazia de seus passados conturbados. Um Gato de Rua Chamado Bob é uma história comovente e edificante que toca o coração de quem a lê. (Skoob) (Orelha de Livro)

Quando eu solicitei 'Um Gato de Rua Chamado Bob', estava esperando algo no estilo 'Marley e Eu'. Mas quando me deparei com algumas resenhas, percebi que não deveria criar tantas expectativas para o livro. Então decidi esperar o momento certo para lê-lo. Porém, quando optei por fazer isso, não tinha ideia de que o enredo me viria em tão boa hora.



Na verdade James Bowen é um ex-viciado em heroína que está em fase de recuperação, no entanto possuí seu próprio apartamento e ganha seu dinheiro tocando e cantando pelas ruas de Londres. Em um certo dia ele se depara com Bob - o gato laranjinha - machucado no corredor de seu prédio e decidi cuidar dele. Após a recuperação, James deixa com que Bob siga sua vida novamente, mas o bichano acabou se afeiçoando de mais ao seu bem feitor a ponto que decidi segui-lo para o trabalho. Daí por diante começa uma linda história de amizade e superação.

'Um Gato de Rua Chamado Bob' se trata de uma auto biografia do musico James Bowen. Não costumo ler muitas biografias, mas no meu ponto de vista essa ficou bem resumida, porque mesmo que o livro comece a partir do momento que Bob entra na vida de James, e nessa altura ele já não morava mais nas ruas e se tratava contra as drogas, o autor faz citações de tudo o que ele enfrentou até aquele momento, porém de maneira bem superficial, e eu acho que isso poderia ter sido melhor explorado. É claro que isso não atrapalhou o enredo, nem deixou a história mal contada, mas fez com que o livro fosse bem mais leve do que deveria ser. É como se ficasse faltando uma pitadinha de tempero, se é que me entendem.



No meu ponto de vista um viciado só pode ser ajudado quando ele quer, esse é o primeiro passo para a recuperação. No entanto, no meio do caminho qualquer coisa vira desculpa para o deslise, e no caso de James, o gato Bob foi o grande motivo para que ele não se deixasse abater e fracassar no meio do caminho. No livro ele deixa bem claro que Bob conseguiu salvar sua vida, mas a realidade é que ele não teria sido salvo se não quisesse. Foi ai que eu consegui enxergar a verdadeira história de superação, mas é lógico que ela ficou bem melhor com a ajuda de Bob.

Eu nunca tive gatos, mas como vocês sabem tenho um cachorrinho chamado Johny, e ultimamente estamos enfrentando uma fase de muitas idas ao veterinário. Mas desde que o Johny chegou em minha vida, eu o tenho como um bebê, e ver James se referir ao gato desta mesma maneira fez com que eu me identificasse muito com ele. Eu assumi 100% a responsabilidade quando trouxe o Johny para dentro de casa, e ver que uma vida depende da sua te abre muito os horizontes em respeito a vida, seja ela de um ser humano ou qualquer tipo de animal. Posso dizer que ler 'Um Gato de Rua Chamado Bob' não me trouxe um turbilhão de emoções, mas me colocou de cara a cara com uma história real, que acontece com milhares de James e milhares de Bob por ai, mas que nem sempre tem o mesmo final feliz. Leitura super valida, recomendo para todos os amantes dos animais.

NOTA: 


Comentários via Facebook

37 comentários:

  1. Acho que estou apaixonado pelo Bob, que gato mais fofo minha gente.
    Quero muito ler o livro, e não sabia que se trata de uma biografia.Depois dessa sua maravilhosa resenha despertar ainda mais a minha curiosidade pelo livro, só me resta esperar verba e comprar meu exemplar.



    bs: Seu cachorrinho melhorou do problema no olho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê, o Bob é realmente apaixonante!! O Johny melhorou sim, mas ainda estou gastando muito com os medicamentos dele. Além do mais ele rasgou uma sacola de lixo no quintal essa semana, e deu o que fazer aqui pra mim de novo! Mas a veterinária dele vai entrar com um novo colírio, para tirar a mancha que ficou no olho dele. A dó é que ele precisa muito de um banho e eu não vou levar em pet shoping nenhum, vamos ter que nos virar fds para segurar esse danadinho na hora da secagem .... kkkkk

      Excluir
    2. kkkkkkkk que bom que o Johny melhorou, e boa sorte pra dar banho nele ;)

      Excluir
  2. Oi meninas eu comprei esse livro mais ainda não li, mas meu filho Rafa leu e fez a coluna li até a página 100 do livro ele gostou muito, pretende ler em breve, ótima resenha!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Dani ;) vou lá conferir a coluna dele. Que legal que seu filho bloga com vc, achei um máximo!!

      Excluir
  3. Mesmo o Bob sendo lindo e eu gostando de gatos não tenho vontade de ler o livro. Não que a historia não seja interessante, só que não senti aquela vontade louca de ler, então se for para comprar um livro tem que ser pelo menos um que não vai ficar juntando poeira na estante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é Gi, e é ai que as resenhas dos blogs entram né! Espero que a minha tenha ajudado. xD

      Excluir
  4. Me apaixonei por bob quando li esse livro!
    Tenho um gato Boris!
    Com certeza adorei a dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oun, o nome é mega fofo, imagina o gatinho então, Boris *-*

      Excluir
  5. Minha amiga leu esse livro e achou ótimo. É bom ler a opinião de outras pessoas pra sabermos o que nos espera melhor... Pelo que entendi, é tipo uma biografia, só que não muito. É isso? hahaha Eu não gosto de gatos, tenho medo na verdade... Sei que nem todos vão me arranhar como outros, mas mesmo assim, evito. Eu já não gosto muito de ler livros de animais sabe? Minha cachorrinha morreu e fico realmente sensível, me dói o coração, prefiro não ler.
    Não querendo ser chata, nem metida, nem inconveniente mas para ajudar, tem um errinho de português ali flor. Em "No meu ponto de vista um viciado só pode ser ajudado quando ele quer, esse é o primeiro paço para a recuperação"... Seria "passo" né? hihi Acontece!!
    E ahhh, como tá seu bichinho? Eu lembro que você falou no resumo mensal sobre ele, ele tá bem? Melhor? :)
    Beijos

    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. shaushauhsau....vou arrumar!! Obrigado amore ;)
      O Johny está melhorando mas cada hora ele apronta uma nova, acabou rasgando um saco de lixo e ficou mal do estomago. Mas ele está mais alegrinho agora xD

      Excluir
  6. Thais, estou torcendo muito pela recuperação do Johny, só quem ama de verdade os animais sabe o quanto eles são importantes na vida das pessoas e são nossos amigos, irmãos e até filhos. Já li algumas resenhas sobre o livro e como sou um apaixonado por animais tudo oque tenho que fazer é colocar o livro na minha Wish List e torcer por uma promoção kkk *-----*
    Beijooos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juro que tenho um livro desse sobrando aqui amore, mas a editora ainda não deu um parece sobre as promoções =S vamos esperar né

      Excluir
  7. Adorei a resenha... Também pensei em algo no estilo Marley e Eu, mas a história parece mega interessante :)

    Beijocas,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que em Marley temos momentos mais cômicos do que nesse aqui...

      Excluir
  8. Oi, Thais.
    Interessante esse livro.
    Não curto muito biografias, mas adoro gatos e sei como eles são companheiros e carinhosos (apesar da má fama que têm). Quem sabe eu dê uma chance para esse livro. :)

    Beijos e boas leituras.

    http://navirj.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendo pq essa má fama para os gatinhos né, tadinhos!

      Excluir
  9. Oi Thais.
    Já adquiri este livro e espero lê-lo em breve. Adoro histórias que envolvem animais, ainda mais quando a história é verídica. Gostei da resenha.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obriga Fer, então vc vai gostar bastante deste livro!

      Excluir
  10. Ouço falar muito sobre esse livro, mas nem tenho muito interesse em lê-lo. Ainda mais agora sendo uma biografia, nada contra, mas não faz muito o meu estilo. É legal ver que os bichinhos tem esse poder sobre a gente, acho muito interessante, as vezes até mesmo uma pessoa, o que é mais difícil, mas as vezes acontece. E o seu bb Thais, tá melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhorou Bi, durante a semana vamos fazer alguns exames mas ele está bem mais alegre agora!

      Excluir
  11. ah, eu amo gatos e quando vejo um livro com eles, fico logo animada pra ler. o/

    tbm chamo meus bebês de filhos, eles são meus filhos peludos <3
    quero muito muito ler esse livro *--*

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bonito o amor entre James e Bob, vc vai gostar amore!

      Excluir
  12. Quem não fica com vontade de ter um fofo desses depois do livro? Só vendo resenhas, mas a história é tão lindinha *-*
    Vale a pena conferir, histórias assim são lindas de ver. E ler né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que minha vó não quer gato em casa, pq se dependesse de mim xD Estou querendo um irmãozinho p Johny mas ela não quer deixar de jeito nenhum rsrsrs

      Excluir
  13. Adorei a resenha e o blog.
    Acho que estou concorrendo a esse livro em um blog..
    Adorei aqui.
    Seguindo, te espero no meu..

    http://pamlepletier.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Não sou muito fã de gatos, então história que os tenha como protagonistas não costumam chamar a minha atenção.
    Mas este livro parece bastante interessante. Gosto da história de superação do autor, lutando contra um vício e contando com a ajuda de um amigo fiel e inseparável. Gosto de histórias de superação, e essa tem um lugar especial na minha estante. (Assim que eu conseguir comprar, haha

    ResponderExcluir
  15. Eu sou apaixonada por animais, gatos então ... Recentemente presenciei um gtainho sendo atropelado e então peguei ele, com a intenção de cuidar e doar para alguém, aparentemente parecia que ele tinha quebrados os quartos então levei no veterinario e ele disse que ele não tinha quebrado, fui dando o remedinho que o veterinario passou e agora ele está bem,mancando um pouco,mais está bem... e esta comigo... ain, quando eu fui comprar meu livro na saraiva eu vi este aí na vitrine e como amo animais já me interessei... um dia vou compra-lo e espero que ele seja bom ...

    ResponderExcluir
  16. Eu sou apaixonada por animais, gatos então ... Recentemente presenciei um gtainho sendo atropelado e então peguei ele, com a intenção de cuidar e doar para alguém, aparentemente parecia que ele tinha quebrados os quartos então levei no veterinario e ele disse que ele não tinha quebrado, fui dando o remedinho que o veterinario passou e agora ele está bem,mancando um pouco,mais está bem... e esta comigo... ain, quando eu fui comprar meu livro na saraiva eu vi este aí na vitrine e como amo animais já me interessei... um dia vou compra-lo e espero que ele seja bom ...

    ResponderExcluir
  17. Oi Thais!! Tudo bem??
    Fiquei encantada com essa história, não só por gostar de gato, mas por ter sentido uma incrível sensação de paz e sinceridade. Espero poder adquiri-lo e poder ler esta linda historia. E como amo gatos esse livro não pode faltar na minha estante!
    Bjuss♥

    ResponderExcluir
  18. Eu já tive gatos, e sei muito bem o quão essas coisinhas se tornam importantes pra nós. São verdadeiros anjos que temos que cuidar.
    Em relação ao livro, confesso que não tenho experiências muito interessantes com histórias como essas. Já li dois livros com essa pegada "autobiográfica" que não me agradaram tanto, por isso, se algum dia for lê-lo, irei sem grandes expectativas. Quem sabe se acabo me surpreendendo positivamente, né?!?!

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  19. Eu ainda não li nenhum livro de auto-ajuda. Não conheço o gênero mais tenho curiosidade. Quando o livro tem algum bichinho do meio, já fico imaginando como seria assistir ao filme, como se fosse "Marley & Eu". Ainda não li o livro, amei o filme, assisti várias vezes... Confesso que prefiro cachorros a gatos, mais o Bob é uma exceção. Darei uma chance. Meu primeiro contato com "Biografia" foi com o livro "The Bling Ring: A Gangue de Hollywood". Fiquei impressionado e levei um tapa na cara, porque é um gênero fantástico.

    ResponderExcluir
  20. Oi Thais!
    Acredita que eu não sabia que esse livro é uma biografia?! E assim como você, eu também não costumo muito ler biografias.
    Deve ser um história cativante, espero ler logo!

    ResponderExcluir
  21. Desde que foi lançado o livro eu fiquei com vontade de ler, só não o li ainda por que o bolso já tá pesando a algum tempo kkk
    Eu amo animais! Tenho uma gatinha chamada Hermione (sim, por causa de Harry Potter, kkkk), e quando vi a capa do livro eu fiquei apaixonada de cara pelo Bobby *-*

    ResponderExcluir
  22. Oi Thais!
    Muito tocante essa história baseada em fatos reais e também a maneira como James Bowen encontra esse gato especial e a amizade especial que surgiu.

    ResponderExcluir
  23. Eu acho a história desses dois muito interessante, assim como o relacionamento deles!

    Esse livro está na minha lista de desejados desde que eu soube do seu lançamento...Só não tive tempo de ler ainda.

    Gosto muito de biografias, ainda mais se envolverem animais, de alguma forma.

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!