[Resenha] O Mistério de Marie Rogêt - Editora @LePM_Editores

postado dia 26 setembro 2013

Titulo Original: The Mystery of Marie Rogêt
Autor: Edgar Allan Poe
Editora: L&PM Pocket

Ano: 2012
Edição: -
Páginas: 64
Gênero: Ficção Americana




Paris, século XIX. Um corpo de mulher, jovem e bonita, foi encontrado boiando no rio Sena. Nas proximidades, um matagal fechado. Lugar ideal para desocupados, marginais e atividades suspeitas. Crime de  fácil resolução? Para Auguste Dupin, famoso detetive, quanto mais simples o mistério, mais difícil a solução. (Skoob)

Auguste Dupin, um celebre investigador, recebe o caso de Marie Rogêt para solucionar. Um crime fácil e totalmente previsível aos olhos de todos, mas definitivamente instigante e intrigante para Dupin. 

Apoiando-se em noticias tidas como verdadeiras pelos mais renomados jornais parisienses, que influenciam não somente a massa populacional como também a própria policia de Paris, Dupin inicia seu processo de investigação concordando em alguns pontos com os jornais mais na grande maioria das vezes contestando firmemente os fatos propostos por essa mídia, afim de coerentemente solucionar o possível assassinato de Marie Rogêt.

Pistas, suspeitos e certezas que vão aos poucos chegando até Dupin, corroboram  para que após uma minuciosa analise, o investigador finalmente chegue a elucidação do mistério.


Tive que manter o resumo do livro em rédeas curtas, porque como é um conto e não uma história qualquer detalhe que eu desse podia se tornar um spolier lamentável.

A estrutura desse livro me lembrou bastante um jogo de perguntas e respostas, pois o enredo é construído a partir das matérias publicadas nos jornais - sobre o possível crime - e a perspectiva de Dupin em relação a essas matérias. Assim a cada novo fato, há uma nova contestação de Dupin, que leva a um novo fato e uma nova contestação e assim suscetivamente.  

O conto é bastante cientifico, existem passagens, por exemplo, que o investigador utiliza-se de conhecimentos químico e biológicos para objetar os fatos apresentados pelos jornais.  Além disso, o conto é bastante denso, por tanto se o leitor não estiver prestando cem por cento de atenção a leitura ele pode se perder e ter que reler uma boa parte do livro novamente.

"Todas as experiencias mostram que cadáveres de afogados ou corpos jogados na água imediatamente após uma morte violenta requerem de seis a dez dias para que haja decomposição suficiente que os faça vir á tona. Mesmo quando um cadáver libera gases e ele emerge antes de ficar submerso ao menos cinco ou seis dias, ele submerge novamente se o deixarem como está." (p.26)

Eu particularmente, desde o semestre passado da faculdade, estava querendo ler algo do Poe, como a Thais falou que ia me mandar um livro da  Editora Geração, sobre o Poe para ler eu acabei me motivando mais ainda a ler uma obra desse autor magnifico, por tanto acho que não será surpresa eu dizer que adorei o livro e a leitura por conseguinte.

Outro ponto que me fez amar a história ainda mais é a fácil associação existente entre Dupin e o meu amado Sherlok. Os métodos dedutivos que ambos aplicam em suas investigações são análogos para dizer o minimo. Dupin foi o percursor dos grandes investigadores que surgiram na literatura como é o caso do Sherlok, por consequência disso não há como amar ao filho e não pai, ou seja não existe como amar Sherlok, amar Dupin.

Beijos , Anna (:

Comentários via Facebook

34 comentários:

  1. Mistérios, mistérios e mais mistérios, pela resenha que me deixou bem curioso quanto ao livro, foi isso que deu para perceber ;D
    Uma estória sim pode ser encarada por uns como um quebra-cabeça, já os que possuem uma cabeça quebrada pode ser um simples relaxamento rsrsrs. O livro parece ser bem intenso e isso me agrada em qualquer tipo de leitura *--*
    P.S.: Fiquei tipo Anitta, BA-BAN-DO no seu marcador Anna hahaha
    Beijooos.
    Lauro,
    http://entreversosepaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história trabalha basicamente com o dizer e não dizer, então mistério é o cerni da coisa hahhaha ! Eu sou louca por esse marcado , deixo ele bem guardadinho e quase nem uso hahhaa

      Beijos , Anna

      Excluir
  2. Nunca li um livro de mistérios dessa forma, mas me parece ser bem massa. Não sei se é exatamente a 'minha cara' mas eu tenho até um gosto bem diversificado haha! O livro parece ser ótimo, deu vontade de ler, mas antes tem muuuitos outros livros que quero hahaha!
    Beijoca, adorei a resenha!

    Foreverbia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia , o livro é simplesmente maravilhoso , te envolve de uma forma ...

      Beijos , Anna

      Excluir
  3. Já muitas resenhas positivas de livros do Edgar... Não é muito meu estilo de leitura, mas não dá para negar que o cara é um gênio do mistério e terror.
    Ótimas resenhas.

    Beijocas,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu amo mistério , Sherlok é meu amorzinho e os livros de Harlan são meus xodozinhos, então o Poe é mais um na lista dos amores! hahaha , ele é realmente um gênio , impossível não se envolver com a história!

      beijos , Anna

      Excluir
  4. amo Poe. Esse é um dos contos que mais gosto dele :D
    Bjs
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria , confesso que estou caidinha de amor pelo Poe hahaha

      Beijos , Anna

      Excluir
  5. Eu ainda não tive nenhum contato com as obras do Edgar Allan Poe, porém tenho muita curiosidade. Gostei deste deste conta, pelo pouca informação que é dada na resenha, rica claro o quanto o livro é repleto de informações importantes que se ligam no final. Quando tiver oportunidade, lerei com toda certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse conto foi meu primeiro contato com o Poe , além das barreiras da faculdade e eu gostei bastante , então jaá que você tem vontade de conhecer o autor eu recomento essa história .

      Beijos , Anna

      Excluir
  6. Ainda não li nada do Edgar Allan Poe. O livro parece ser legal mas não se conseguiria lê-lo, acho que acabaria tendo que voltar para entender algo que deixei passar. Pode até ser que eu goste mas como nunca li algo do tipo não posso ter muita certeza. Não amo nem odeio só não conheço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gi , como eu disse ai em cima basta ter atenção e você não se perde na história , mas como o conto é tãoooo emocionante acho dificil qualquer leitor se perder hahah

      Beijos , Anna.

      Excluir
  7. Eu adoro livros de mistérios e investigação. Não conhecia o livro ainda, mas deu vontade de ler. Também gosto muito do Sherlok, e se esse é o pai dele, eu também quero conhecer, hahaha.
    Muuito boa a resenha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rossana , eu também sou apaixonada por livros de mistério e investigação , não é atoa que o Harlan é um dos meu autores favoritos , e agora o Poe também hahaha

      Beijos , Anna

      Excluir
  8. Eu até gosto de que o livro tenha contos científicos, porque eu gosto de investigações assim. Assisto até algumas séries do tipo, como CSI. Só uma coisa que não gostei muito foi da capa, achei... sei lá... não achei kkk
    Espero poder ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta , eu acho que meu gosto pela literatura de investigação começou pelo meu amor por essas series também hahaha . Ah eu acho a capa interessante hahaha

      beijos , Anna

      Excluir
  9. Oi Ana!

    Eu li faz muito tempo A Carta Roubada do autor e adorei sua narrativa. Até por que eu adoro um bom mistério. Quero ler mais coisas do autor e adorei sua resenha, pois não conhecia esse conto. Essa coleção 64 páginas é muito legal.

    Beijos

    http://poesiasprosasealgomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran , um bom livro de mistério é comigo mesmo . Bom saber que gostou de A carta roubada , procurarei para ser uma das minhas próximas leituras haha

      Beijos , Anna

      Excluir
  10. Faz muito tempo que quero ler algo do Poe, mas nunca consigo. Sou fã do gênero em que ele é um mestre, e em sinto um ET por ainda não conhecer sua narrativa. Adoro esses detetives da ficção e suas inteligências dedutivas. Espero conseguir ler em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava nessa mesma situação , louca para ler algo do Poe , por isso comecei pelo conto , mas espero ter oportunidade de ler algo mais ...

      beijos , Anna

      Excluir
  11. Gosto de livros que se passam numa época mais antiga e ainda mais quando tem desse gênero. Esse foi bem interessante, gostei da dica. Gosto de ler livros assim né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Histórias de época são minhas paixões , juntar então numa mesma narrativa época + mistério é pedir para eu me apaixonar hahah

      Beijos , Anna!

      Excluir
  12. Oi Anna,a dica de livro está interessante por ser um livro do Poe e por coincidência estava assistindo uma série The Following que o psicopata era estudioso da obra de Poe.
    Amo os livros de mistério sou fã da Agatha Christie e realmente acompanhar a investigação de Auguste Dupin deve ser eletrizante,encontrando pistas para solucionar o crime, até descobrir quem é o assassino.Interessante a estrutura do livro ser na forma de perguntas e respostas e também a parte dos conhecimentos científicos lembra até CSI!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa , serio que o psicopata de The Following é estudioso de Poe ? nossa vou te que começar a assistir esse seriado hahaha. Eletrizante não é nem um terço do que é realmente acompanhar as investigações de Dupin hahha

      beijos , Anna

      Excluir
  13. Nunca li nada dele e sinceramente, nem tenho interesse ;/ Não faz meu estilo, mas pra quem gosta deve ser um prato cheio :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bi , realmente a pessoa precisa ser fã do gênero mistério para se envolver e gostar da história!!

      Beijos, Anna

      Excluir
  14. Olá Anna!!
    Achei muito interessante este conto =)
    E curto bastante este gênero, mas confesso que já faz bastante tempo que não leio um , e este parece uma ótima indicação!!Bjuss

    ResponderExcluir
  15. Mistérios me seduzem...
    E este livro parece ter o ingrediente certo pra isso.
    Fiquei bastante curiosa quanto a obra, já que não revelado muita coisa, e isso só serve pra atiçar minha curiosidade, haha

    ResponderExcluir
  16. fui lendo e a verdade é que nao gostei. adorei misterios, mas nao detetives. capa palavra de critica estava me lembrando nosso cara Sherlok e quando vc citou seu nome nao tive duvidas de que estava fazendo a comparação certa. já li sherlok e nao gostei, as historias são boas, mas o problema é o jeito de se descobrir o misterio, nao sou nem um pouco amiga dos detetives, e acho que vou ter que descartar esse livro da lista kkkk
    beijos

    ResponderExcluir
  17. Oi Ana! Tudo bem?
    Eu não li nada do Poe, mas sempre que vou na biblioteca vejo o livro "Os melhores contos de Edgar Allan Poe" e me dá uma vontade imensa de pegar haha Pena que o livro é um peso que só, vou ter que pedir ajuda para carregar haha
    Pensei que o Poe escrevia só terror e não suspense sabia? Acho que eu me enganei, acho não, tenho certeza rsrs Adoro histórias sobre detetives :)
    Nada mais a dizer, só que quero muito ler. E ah, notei que são só 64 páginas né?

    Bem que poderia ser mais haha
    Beijos,
    http://estantedasfadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu adoro mistérios, e amo o Poe!!!
    É um dos meus autores favoritos!!!

    Mas eu ainda não conhecia esse conto! Parece ser tão bom quanto todos os outros... Vou procurar ler =)

    ResponderExcluir
  19. Oi Anna tudo bem gostei da história desse livro, e comecei a ler esse gênero, e sabe que notei uma coisa bem legal, lendo esses livros a gente presta bem atenção nos detalhes bom pelo menos eu sou assim imaginando tudo que acontece, e depois que comecei a ler comecei a sacar os outros livros com muito mais facilidade!
    ADOREI!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  20. Não me interessei mt por ele não =S não sei se leria..quem sabe um dia né =)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. bom pra krlh mn eu tirei um 10 em literatura

    ResponderExcluir

É muito importante para um blogueiro saber o que as pessoas tem a dizer sobre seus textos, pois sem isso nenhum blog consegue sobreviver por muito tempo! Deixe seu link (se tiver blog) para que eu possa visitá-lo também!!

Seu comentário é a minha maior fonte de respostas!!